Rafa, tubérculos são tipo batatas subterrâneas de plantas adultas, que brotam na época adequada. É a forma mais fácil de se obter uma tuberosa, mas dá para se obter por sementes também...
Carlos, a ficha de cultivo não é má idéia. Posso fazê-la sim, mas pode demorar um pouco porque isso exige uma boa consulta. Quanto a D. chrysolepis eu as mantenho sob bastante luminosidade, não mais sob sol direto porque o telhado da minha estufa já está bem velho e amarelado, então ele filtra bastante o sol. Quase não recebe vento direto e recebe pouquíssima água, ela fica numa bandeja onde coloco mais ou menos meio centímetro de água, o suficiente para os vasos que estão lá sugarem até secar em no máximo 1 hora, depois só volto a colocar mais água quando o substrato estiver quase "esturricado" por cima, todas as PCs dessa bandeja são aquelas que precisam de pouca água, como a Drosophylum e a D. schwackei por exemplo, e estão indo muito bem.
Northon, já faz bastante tempo que uso. A D. madagascariensis da foto também está na mesma turfa Dimy. Além de Droseras já testei com Pings e Sarras, e todas foram muito bem. Outros colegas do fórum também já usaram, lembro que o Paulo Minatel também usava bastante. Quanto a matéria orgânica, só posso dizer que o habitat das PCs são sim ricos em matéria orgânica, a diferença se não me engano está em sua decomposição, mas vou deixar para os colegas mais gabaritados discutirem isso.