Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)14:51

Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Ciro // Novato de Curitiba 
Autor Mensagem

Mensagem 
Northon Bruno escreveu:
Bem vindo Ciro...

se eu fosse vc não retirava a haste floral da sua Dionaea, pq quando a minha nasceu eu cortei e depois arrependi pq elas são monoicas e com esta haste vc pode tirar sementes e tb pode ver a flor da plantinha que é muito bonitinha... e posteriormente vc pode plantar as sementes... essa e a minha ideia para que vc não se arrependa depois comoi eu :roll:

Que nada a minha que cortei tem mais de 6 pontos de crescimento. Só que estão bem nanicos.

25.01.2010(Seg)10:23

Mensagem 
Obrigado pelas boas vindas a todos! E obrigado também pelas dicas sobre as plantas, estou começando a seguir os conselhos.

Dionaea: então, pelo que percebi não tem sphagnum na Dionaea não... tenho sphagnum vivo no vaso da Nep, vou seguir as orientações de um post aqui sobre o cultivo dele e providenciar já pra coitadinha...

Nepenthes: pelo que percebi está tudo bem com ela, o negócio agora é esperar ela se acostumar mais com o ambiente (pelo que parece os novos jarros estão inclusive menores do que os anteriores, serei paciente com ela! hehehe)

Sarracenia: que tristeza! A coitada está morrendo e, pelo visto, está infectada com ácaros. As novas folhas estão nascenda tortinhas e ontem verifiquei dois brotos apodrecendo e já tortos tb... Como ontem era domingo e eu não achei um lugar sequer aberto na cidade pra comprar um acaricida, coloquei o vaso dela ontem submerso na água e vou tirá-la hoje. Ontem percebi que ela está bem amarelada, com uma cara de doente, mas quero salvar a vida da coitada! Se puderem me dar mais alguma dica, ficarei muito agradecido.

E RobertoR, Adriel e Carlos Rohrbacher, vocês que moram (ou já moraram) em Curitiba, faz tempo que cultivam PCs? E onde acham por aqui? Achei algumas num box na XV, mas todas bem mal cuidadas, uma pena... e pois é, esse tempinho de janeiro tá de matar, não saiu um trisquinho de sol, as plantinhas estão sofrendo...

Abraços!

25.01.2010(Seg)12:01
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Olá Ciro!
Eu comprei minha Dionaea em 2007, numa feirinha. A Nepenthes alata encontrei numa floricultura em 2008, acho. Realmente a maioria das Dionaeas em venda são meio detonadas... As únicas um pouco melhores eu vi por acaso nas bancas de flores da Praça Tiradentes, mas na semana seguinte eles já tinham de volta só as judiadinhas. Aquela banca na rua XV de vez em quando tem umas sarras ou umas Nepenthes... mas não sei com que frequência. Sphagnum, dá para encontrar nas lojas maiores; vermiculita só encontrei no Mercado Municipal, e perlita ainda não encontrei...
Até agora não encontrei uma loja que venda plantas carnívoras com um pouco de experiência no assunto; se eu resolver comprar mais espécies, acho que vou comprar do Marcos Ono mesmo.
Abraços!!!
Roberto

25.01.2010(Seg)20:23

Mensagem 
Como eu moro em Santa cada esquina tem uma floricultura e tem algumas Pcs nível iniciante mas eu achei uma N. ventricosa e comprei. Da para deixar tudo fora de casa no inverno só as Pcs que precisam de dormência com Dionaea, Sarras, etc. Proteja suas Droseras e Nephes.

25.01.2010(Seg)22:02
Site Admin

Mensagem 
Olá guri,

as plantas que chagam nas floricultiuras costumam estar há um bom tempo sem água e sem luz ...
... estão sobrevivendo, e por vezes podem morrer nas tuas mãos.
A minha S x areolata comprei no mercadorama da XV, na banquinha da Praça (esqueci o nome) ...
... quem vai para a UFPR da Praça Osório passa a Boca Maldita e entra à direita, localizou-se?
Alí tem N. alata a 40 reais, não vale!
Cheguei à conclusão que em Curitiba o melhor é montar um grupo de compra e encomendar do
Marcos Ono.

Das sarras, tenho que discordar do Miguel, as purpureas e híbridos de purpureas
crescem muito bem no clima 'acima da serra', podem pegar geada inclusive. Já vi
imagens delas cobertas de neve sem problemas. A purpurea é a planta ideal para
iniciantes por aqui (além dos híbridos, a x areolata é ótima). Passe inseticida dimmy
a 50% do indicado nela (não exponha ao sol, senão ela queima), acaba com pulgões e ácaros.

Das dionaeas, só deixe haste depois da planta estar bem forte, depois de ter entrado em
dormência e 'voltado', enquanto isso faça um leaf-cutting para garantir que não vai perder
a planta. Importante ressaltar que elas levam anos para chegar ao tamanho 'adulto'.

Das nepenthes eu nada entendo, mas proteja no inverno :wink:

Vale lembrar que nos aredores de Curitiba tem muitas PCs belíssimas (droseras, utricularias e genlisea)
a crescer nos morros e charcos. :D

Um abraço e bom cultivo.

26.01.2010(Ter)9:02
Destaque

Mensagem 
Olá Ciro, moro em São José dos Pinhais, pertinho de Curitiba.
Belas plantas você tem como inicio, eu tmb começei com uma Sarracenia Hibrido, dionaea Muscipula e N. alata!
agora dei uma boa almentada nas espécies, faz 1 ano q estou cultivando, e as Nepenthes, tenho um pouco de trabalho, até me ajudou ler aqui que ela não se desenvolve com o frio, as minhas outras nepenthes tambem não se desenvolvem, crescem, mas nada de jarros, se nascem são meio zuados,
Um dia consigo um local perfeito para elas hehehe.
boa sorte com o seu cultivo!

26.01.2010(Ter)12:09

Mensagem 
Valeu pelas dicas, gente!

Agora, é com triste pesar que digo que a minha Sarracenia morreu... =(

Eu não sabia identificar que os brotos tortos eram sinal de ácaros, só vi depois de colocar fotos aqui no fórum, mas já era tarde, tentei achar antes de ontem, ontem e hoje alguma loja de jardinagem pra comprar um acaricida, mas não achei por aqui (no centro é muito ruim de achar, e eu ainda trabalho numa agência de publicidade em horário integral, então, só final de semana...). Todos os tubos dela secaram e caíram, já não tem mais salvação. Mas ainda vou comprar o acaricida pra colocar nas outras, pra não correr o risco de uma infestação generalizada.

Abraços,

27.01.2010(Qua)12:35
Destaque

Mensagem 
Ciro, tenho problemas com ácaros aqui tmb, se você puder, coloque o nome do produto que você comprou e se funcionou bem, e se puder onde você comprou tmb ^^
obrigado des de já!
ate mais

27.01.2010(Qua)13:41
Site Admin

Mensagem 
Que pena,

recomendo o inseticida dimmy, é barato, fácil de achar e vem em pequenas embalagens. Recomendo uso a 50% do indicado para pulgões, cochonilhas e ácaros

Té.

27.01.2010(Qua)14:15
Destaque

Mensagem 
Existe também o Dithane, que é um fungicida/acaricida profissional. Uso ele aqui e é muito eficiente, recomendadíssimo. O problema é que geralmente só é vendido em embalagens de 1Kg, sendo que 50g já seria um exagero, suficientes para mais de 1 ano de cultivo...
Mas ele não mata pulgão e cochonilha.

28.01.2010(Qui)9:12
Responder   [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo