Ajuda em primeiro plantio de pcs
Autor |
Mensagem |
Northon Bruno
Destaque
Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29 Mensagens: 646 Localização: Belo Horizonte
|
Oi Marcio, as vezes se vc der sorte pode germinar mas assim que germinar deve-se trocar o substrato, pois as carnivoras não precisa de nutrientes no substrato... pois elas buscam ele atravez de insetos, o nitrogênio principalmente que é necessário para o crescimento das plantas em geral... procure um pouco no site o substrato que deve ser usado... tem varios tópicos discutindo isso, que varia um pouco de acordo com a carnivora a ser plantada...
Ah crytech lembre-se que a maioria das carnivoras são de clima frio e de solo com bastante umidade... vc sabe o nome da sua lampada???
|
26.01.2010(Ter)14:43 |
|
 |
marcio vargas
Registrado em: 26.01.2010(Ter)11:35 Mensagens: 13 Localização: Veranopolis - Serra Gaucha
|
Desculpe-me Northon, mas de qual lampada te refere?
Quanto ao clima, não hay problemas, aqui na serra a temperatura media anual é de 18º e no inverno temos negativas por dias seguidos...
Quanto ao solo vou usar o mesmo aspersor que tenho nos bonsais, só vou trocar o chuveirinho por um gotejador, vi aqui em algum lugar que não devemos molhar as folhas, somente o substrato...
Abs
_________________ Marcio Vargas Veranopolis RS "...sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra..."
|
26.01.2010(Ter)15:26 |
|
 |
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
Olá Marcio, só para ressaltar o que o Northon falou, a terra (mesmo a vegetal) geralmente contém muito nitrogénio, que é tóxico para as plantas carnívoras. Se germinarem, vai ter que replantá-las em substrato adequato, pobre de nutrientes, ou irão apodrecer.
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
26.01.2010(Ter)16:08 |
|
 |
marcio vargas
Registrado em: 26.01.2010(Ter)11:35 Mensagens: 13 Localização: Veranopolis - Serra Gaucha
|
Roberto...
Blz... Passei a tarde lendo alguns topicos...
Me diz uma coisa, precisa ser necessariamente musgo ou posso plantar em qualquer substrato inorganico? Tipo areião de rio com cacos de telha bem picadas? Esse substrato que utilizamos em yamadori de bonsai, pq no yamadori tb não pode haver muitos nutrientes... No caso do ponsai nós repomos de forma liquida, para a plantas carnivoras pelo que entendi basta apenas agua, os nutrientes ela retira dos insetos...
abs
_________________ Marcio Vargas Veranopolis RS "...sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra..."
|
26.01.2010(Ter)16:22 |
|
 |
RobertoR
|
Marcio, a sua pergunta é muito interessante. Eu nunca tentei, e com certeza não é uma opção "comum", mas dependendo da espécie, já que você tem experiência com esta técnica, poderia valer a pena tentar! Na internet encontrei relatos de algumas espécies de Nepenthes crescendo em substratos inorgânicos, por ex. veja aqui. Quais espécies você comprou? Considere que o substrato ideal tem as seguintes propriedades: 1) ele retém muita água, por isto usa-se o musgo (nem todos os musgos são adequados, o ideal é o chamado de "musgo branco", ou seja algumas especies de Sphagnum). Isto é importante porque muitas espécies de plantas carnívoras vivem perto de rios, em alagados ou em pântanos e costumam ter muita umidade no solo. Alternativas comentadas pelos usuários são turfa, pó de côco, pó de xaxim (desaconselhado por questões ambientais), ou até casca de pinus. O musgo Sphagnum é o "coringa", enquanto as diferentes espécies de plantas carnívoras podem aceitar ou não os vários substitutos. 2) Para evitar que as raizes fiquem "sufocadas", algum substrato leve e inerte pode ser adicionado ao musgo. Vermiculita, perlita, areia lavada são adequatos - o importante é que não alterem o pH do substrato e que não liberem sais na água (o cálcio é particularmente temido). A vermiculita e a perlita têm a vantagem de absorber água também, assim, são componentes inorgânicos que servem também para o ponto 1). 3) Falando em pH, o musgo tem a capacidade de manter o pH ácido, o que é importante para o bom desenvolvimento de muitas espécies de plantas carnívoras. Outros componentes orgânicos (p.ex. turfa) fazem a mesma coisa, mas decompõem-se mais rapidamente. Os pedaços de pau não darão certo exatamente porque ficarão podres muito rápido, potencialmente gerando demais substância orgânica, o que pode prejudicar as suas plantas carnívoras. Assim, os substratos orgânicos ou parcialmente orgânicos operam como suporte mas também como "tampão" de umidade e pH, sem contribuir substâncias tóxicas (incluindo nos "tóxicos" alguns sais minerais e nutrientes necessários às outras plantas). Se você, pela sua experiência com bonsai, conseguir estas características num substrato inorgânico, perfeito! Estará de muitos parabéns, e poste aqui os resultados que todo mundo estará curioso de experimentar  Edit - mais um site, sobre cultivo de pinguícolas em substrato inorgânico 
|
26.01.2010(Ter)17:20 |
|
 |
marcio vargas
|
Amigo Roberto Obrigado pelas otimas explicações, entendi perfeitamente tuas colocações e podes ter certeza que colocarei em pratica tão logo eu obtenha germinação, o que no momento é minha unica preocupação. Estou achando que elas não irão germinar. Quanto as especies colocarei exatamente como veio no envelope: Aproximadamente 20 " D. capensis" Aproximadamente 20 " D. burmannii" Aproximadamente 20 "Drosera ?" 04 unidades " dionaea muscipula" Havia ainda aproximadamente 20 sementes de outra especie que acabei extraviando o papelzinho com o nome, mas era uma que começava com "D" Assim que elas germinarem irei separar uma parte e conduzir da maneira tradicional, com musgo e muita agua. Uma pequena parte vou fazer um teste com o substrato inorganico. Segue abaixo foto do meu "viveiro" improvisado, o vazinho da esquerda tem sementes de pinheiro negro para Bonsai, já esta germinado, no da direita tem sementes de videira também para Bonsai. Os demais, com os papeizinhos colados são as carnivoras.  Só a titulo de curiosidade segue fotos do meu "berçario" com Tipuanas, uma arvore de grande porte, que germinou super bem, e um utilizando a tecnida da mamadeira com uma Roma que tb germinou bem rapido.   Aqui uma foto do substrato utilizado, espero que elas germinem logo para poder tirar o quanto antes deste substrato e colocar no adequado.   Por hora era isso. abs a todos e mais uma vez obrigado Nomes das plantas editados - Carlos R. - administração do fórum
|
26.01.2010(Ter)18:27 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
minhas pc's ficam em um lugar assim também.
|
28.01.2010(Qui)12:42 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
Bom galera, vou contar o que aconteceu na minha primeira tentativa de plantar carnivoras... Não sei o que deu de errado, mas eu fiz um substrato com pó de pínus e sphagnum, coloquei uma camada de sphagnum puro embaixo do substrato e também em cima... E joguei as sementes diretamente no musgo para germinarem, só que apenas duas (capensis típica) germinaram... Porém pouco tempo depois as 2 mudinhas morreram... Uma semente de dionaea ficou mais de 2 meses e apenas criou uma espécie de mofo em volta, outro vaso que tinham sementes de burmanii ficou cheio de umas bolinhas pretas (aparentemente ovos) e haviam umas larvas transparentes em 2 dos vasos... Todos os vasos ficaram por mais de 2 meses sendo regados frequentemente e nunca deu nenhum sinal de vida (exceto pelas larvas e algumas ervas daninhas) e as 2 mudinhas de capensis que morreram pouco tempo depois de nascerem... Dessa vez eu fiquei um pouco entusiasmado com o xaxim que minha tia me deu e apenas fiz o substrato com sphagnum e joguei as sementes por cima. O que será que aconteceu com as ultimas sementes? Eu tive todo o cuidado de ferver o pó de pinus (assim como o xaxim), ficava no sol sempre de manhã e às vezes de tarde... E quando não pegava sol eu deixava uma luz fria em cima... Agora... O que será que aconteceu?? To empolgado com as novas sementes e ao mesmo tempo com medo de não dar certo denovo... Pode ter tido algum excesso de calor (sol da tarde), excesso de luz (artificial), ou às vezes falta de ambos????? Inicialmente quando as capensis morreram, pensei que erro foi ter jogado as sementes no musgo puro... Abraxx
_________________ Novo fórum brasileiro sobre plantas carnívoras:
 www.carnivoras.com.br
|
28.01.2010(Qui)22:11 |
|
 |
RobertoR
|
Olá crytech! Sobre as sementes que não germinaram, eu também plantei sementes de Drosera e na verdade, as D. capensis são que nem praga e nascem muito rápido (inclusive a 'alba', os seedlings foram visíveis em 15-20 dias). As outras estão demorando muito mais tempo, assim, vale a pena esperar... Sobre a morte das plantinhas... olhando com uma lupa, eu me toquei que as minhas plantinhas de D. capensis não estavam produzindo mucilagem nenhuma enquanto não estivessem quase embaixo da água. Minha sementeira é um isopor com água, com copinhos de plástico para café cheios de musgo. A água estava 1 cm abaixo do musgo, e nada de mucilágem.. Enfim, eu tive que aumentar o nível de água até quase afogar as verdinhas, e aí surgiram as famosas gotículas. Até agora, tudo bem...
|
28.01.2010(Qui)22:54 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
RobertoR escreveu: Olá crytech! Sobre as sementes que não germinaram, eu também plantei sementes de Drosera e na verdade, as D. capensis são que nem praga e nascem muito rápido (inclusive a 'alba', os seedlings foram visíveis em 15-20 dias). As outras estão demorando muito mais tempo, assim, vale a pena esperar... Sobre a morte das plantinhas... olhando com uma lupa, eu me toquei que as minhas plantinhas de D. capensis não estavam produzindo mucilagem nenhuma enquanto não estivessem quase embaixo da água. Minha sementeira é um isopor com água, com copinhos de plástico para café cheios de musgo. A água estava 1 cm abaixo do musgo, e nada de mucilágem.. Enfim, eu tive que aumentar o nível de água até quase afogar as verdinhas, e aí surgiram as famosas gotículas. Até agora, tudo bem... Mas o pior é que uma das mudas (que tava maiorzinha) dava pra ver a muscilagem e nem precisava de lupa... Não sei porque morreu... Tipo dessa vez eu plantei numa jardineira, no prato eu to mantendo uma quantidade razoavel de agua e areia de aquario... Da pra ver pelo aspecto brilhante do substrato que ta bem umido.. Vou ter que torcer para que seja o suficiente!!! Qual seria o tempo máximo que uma semente levaria para germinar? mais de 3 meses? Abrx.
_________________ Novo fórum brasileiro sobre plantas carnívoras:
 www.carnivoras.com.br
|
28.01.2010(Qui)23:18 |
|
 |
|