Autor |
Mensagem |
mauzao
Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41 Mensagens: 140 Localização: Campinas-SP
|
 Sementes: fecundadas ou não?
E aí, pessoal, beleza? Venho aqui com uma dúvida que juro que procurei e não encontrei no fórum. Caso já tenha algum tópico, fiquem à vontade para apagar. Bem, eu colhi umas sementes das minhas Dionaea muscipula em dezembro, pouco antes do natal. Do jeito que eu as ganhei, eu deixei; está -ainda- plantada em terra; são 2 vasinhos. Quando surgiram as hastes eu deixei crescer e por fim colhi as sementes MAS não houve polinização manual, disso eu tenho certeza. Moro no 6° andar de um prédio e aqui em minha varanda vivem abelhas, mosquitos, moscas, beija-flores etc., pois aqui tem vasos de violeta, hibiscos e vários tipos de flores e plantas. Sei que não dá pra descartar a hipótese de uma polinização natural, mas minha dúvida é: quando há sementes nesta planta, necessariamente houve polinização? ou existe a possibilidade de sementes não-fecundadas? estou com uma porção delas aqui. Desde já obrigado e me ajudem Abraços!!
_________________ bom cultivo!
Growlist / Wishlist
|
02.02.2010(Ter)19:33 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
Deixa de uma noite pra outra num compo com água da chuva ou destilada, as que boiarem não tao boas, as que afundarem tão boas
|
02.02.2010(Ter)19:42 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Citação: Deixa de uma noite pra outra num compo com água da chuva ou destilada, as que boiarem não tao boas, as que afundarem tão boas  Matheus, isso é sério?! Mauzao, pelo que eu entendo, se não houve polinização, nesse caso não há sementes.. 
_________________ Rafael D. Moraes
|
02.02.2010(Ter)23:58 |
|
 |
mauzao
|
Ah, não vou meter minhas sementes na água por 1 dia inteiro, vão morrer afogadas hehehe.
Rafael, isso é regra? sem polinização não há possibilidade de sementes? pq eu quero trocá-las com o pessoal daqui do fórum.
Valeu e abraços.
Growlist / Wishlist
|
03.02.2010(Qua)1:55 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Se as sementes produzidas estiverem com formato e cor adequados foram produto de autofecundação da tua dionaea. Essas sementes são viáveis, pode comparar:  Um abraço e boas trocas.
_________________ Droseraholic!!!
|
03.02.2010(Qua)7:19 |
|
 |
Matheus
Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20 Mensagens: 723 Localização: Tietê-SP
|
Rafael Dornelas escreveu: Citação: Deixa de uma noite pra outra num compo com água da chuva ou destilada, as que boiarem não tao boas, as que afundarem tão boas  Matheus, isso é sério?! sim, é serio, serve pra qualquer semente eu acho, se tiver embriao ela não vai boiar, eu coloquei ali agua da chuva ou destilada por se tratar de uma semente de carnivora ^^ só que se for pra enviar não é mt bom molhar antes eu acho edit, é de uma noite pro dia rs
|
03.02.2010(Qua)11:51 |
|
 |
mauzao
|
As minhas sementes estavam/estão brilhantes do mesmo jeito da foto. Talvez sejam férteis então De qualquer forma não vou propor nenhuma troca pois não tenho 100% certeza da fertilidade. Mas se alguem quiser arriscar, por mim tudo bem A propósito, existe autofecundação em Dionaeas??? 
Growlist / Wishlist
|
03.02.2010(Qua)13:18 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
mauzao escreveu: ... A propósito, existe autofecundação em Dionaeas?  Sim.
_________________ Droseraholic!!!
|
03.02.2010(Qua)13:24 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
mauzao, as Dionaea só produzem sementes se tiver polinização, qualquer inseto, ou mesmo o vento pode ter causado a polinização das suas plantas, então se há semente, houve polinização.
São poucas as plantas que produzem, naturalmente, frutos sem sementes, mais a dionaea produz o fruto (que é a cápsula que seca) com as sementes (pretinhas e brilhantes), então pode ter certeza que se há semente, nesse caso há embrião, agora a viabilidade do embrião já é outra estória.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
04.02.2010(Qui)13:09 |
|
 |
mauzao
|
Ah entendi...maravilha Bodão! valeu! Abraços
Growlist / Wishlist
|
04.02.2010(Qui)13:35 |