Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)14:20

Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Minhas Nepenthes florindo... foi polinizada? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Minhas Nepenthes florindo... foi polinizada?
Como dizem os comerciais de verão da Skol: "Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh o verão!" Bom, é assim que começo a relatar a floração das minhas Nepenthes por aqui. Das 5 plantas adultas que tenho, 3 estão florindo. As únicas que não floresceram ainda são os quatro brotos de N. alata, que acho difícil de florir e meu segundo exemplar de N. khasiana x X mixta, que apesar de ser uma planta adulta está a menos tempo que as outras em minha casa e ainda não se adaptou completamente. Deixando o papo de lado, vamos lá.

Começou quando vi a primeira flor em formação. Nepenthes sp. "Spotted", possívelmente um híbrido que muitos apostam ser de N. gracilis se não estou enganado. Adquiri a planta a cerca de 8 meses e é a primeira floração.
Imagem

Estava torcendo para que a planta fosse do sexo feminino, já que há um ano atrás minha Nepenthes maxima estava florindo e descobri se tratar de um macho. Por isso, quem sabe não acontece a tentativa de fazer um híbrido.
Imagem

Ao tirar as fotos pude confirmar, é uma fêmea!
Imagem

As fotos eu tirei hoje, porém descobri a floração a uma semana +\-. Quando vi o início da floração da Spotted, logo imaginei: "N. maxima podia florir também pra tentar fazer um cruzamento". E não é que logo após esse meu pensamento, fui conferir a ponta do galho da N. maxima e lá estava, florindo novamente.
Imagem

Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 22.02.2010(Seg)23:33, em um total de 2 vezes.

18.01.2010(Seg)1:19
Destaque

Mensagem 
Daqui a alguns dias as primeiras flores se abrirão.
Imagem

Já estava feliz com essas duas florações e não esperava por mais nenhuma, mas ontem, ao colocar o sombrite sobre as plantas, percebi que meu primeiro exemplar de Nepenthes khasiana x X mixta também estava florindo. Essa planta eu adquiri no mesmo dia da N. "Spotted" e é um híbrido que está entre os de mais fácil cultivo.
Imagem

Nepenthes khasiana x X mixta do lado esquerdo e Nepenthes maxima do lado direito
Imagem

Eis que surgiu um contratempo. Quando transferi as Nepenthes para a sacada de casa, elas ainda não estavam tão grandes e cada uma ocupava seu espaço tranquilamente, porém, hoje a situação tá completamente diferente. O emaranhado de ascídeos é grande, uma se enrolou na outra e assim foi.
Imagem

O problema dessa situação, é que a N. "Spotted" cresceu muito e foi para um lado que não consigo alcançar sua flor principalmente por um motivo, o emaranhado que as plantas fizeram. Vou tentar adaptar uma escada quando for fazer a polinização e ver no que dá, vai ser a única opção.
Imagem

É isso, assim que der eu atualizo as fotos. Peço desculpas pela má qualidade de algumas, o tempo estava nublado hoje e a luminosidade não era das melhores. Dicas sobre a polinização serão muuuuuuuuuuuuuuito bem vindas já que sou marinheiro de primeira viagem. Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Abraços

ps: Se eu deixar de perturbar os amigos foristas com algumas mensagens, saibam que as Nepenthes estão quase invadindo a janela do meu quarto, assim corro risco de virar uma presa enquanto durmo, então já sabem. :lol:

18.01.2010(Seg)1:19
Site Admin

Mensagem 
Rapaz,

muitas flores nesse teu 'emaranhado', espero que consigas polinizar as plantas.

Um abraço.

18.01.2010(Seg)12:25
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Fala Maurício!!

Muito legal as fotos!!

Você vai precisar controlar essa neps ein!! :shock: Coloca elas para crescerem nessa grade aí da sacada.... :D

Sorte aí com a polinização!!

Abraço,

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339

18.01.2010(Seg)14:45
Destaque

Mensagem 
É Carlos, eu também espero viu. Tomará que dê tudo certo, e se der te envio algumas sementes, até quando você vai resistir ao mundo das Nepenthes? huahuauh :lol:

Realmente Bruno, mas e a dó de cortar elas :/ complica um pouco. O problema delas crescerem na grade são dois: a grade é muito grossa e elas não conseguem se enrolar e o sol na grade é direto, algumas até estão indo pra esse lado, se elas se adaptarem vai ser bom, ai sobra mais espaço. Mudando de assunto, amanhã vou com o Léo em um Habitat de Utricularia subulata? que ele encontrou, é um local totalmente diferente daquele que fomos pela primeira vez, infelizmente é um terreno particular também. Se encontrar algumas outras PC's aviso você, quem sabe você venha ver o segundo habitat aqui! uhahuaa

Abraços e obrigado pelos comentários

18.01.2010(Seg)22:37
Site Admin

Mensagem 
Maurício Ervilha escreveu:
...vai resistir ao mundo das Nepenthes? huahuauh :lol:

Vou me dedicar às neps quando completar a minha coleção de D. ascendens, D. graomogolensis,
D. villosa, D. camporupestris, D. tomentosa, D. montana, D. schwackei, D. sp 'Shibata', D. sp. 'Bahia',
D. grantsaui, D. viridis, D. communis, D. amazonica e D. chrysolepis de todos os estados onde elas crescerem,
e sobrar espaço ... ... feito? :lol:

Brincadeiras à parte, há muitos aficcionados em nepenthes que farão ótimo uso das sementes, sugiro o envio de
algumas ao Marcos Ono para que ele comercialize uma N. sp. 'Ervilha' :wink:

Maurício Ervilha escreveu:
Realmente Bruno, mas e a dó de cortar elas :/ complica um pouco. O problema delas crescerem na grade são dois: a grade é muito grossa e elas não conseguem se enrolar e o sol na grade é direto, algumas até estão indo pra esse lado, se elas se adaptarem vai ser bom, ai sobra mais espaço. Mudando de assunto, amanhã vou com o Léo em um Habitat de Utricularia subulata? que ele encontrou, é um local totalmente diferente daquele que fomos pela primeira vez, infelizmente é um terreno particular também. Se encontrar algumas outras PC's aviso você, quem sabe você venha ver o segundo habitat aqui! uhahuaa

Sugestões: a) caramanchão em tea ou madeira e b) uso de cabos para sustentá-las (eu fiz isso, senão já teria 'estaqueado' sem dó a minha nep).

Té.

19.01.2010(Ter)7:09

Mensagem 
Maurício,

Que legal!! Tomara que encontrem outras PCs. Vou querer ir nesse segundo local sim!! heheh
Depois poste as fotos!!!

Vocês retornaram ao primeiro habitat???

Abraço,

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339

19.01.2010(Ter)11:56
Destaque

Mensagem 
Atualizando as fotos das florações.

nepenthes sp. "Spotted", flor completamente aberta e formada.
Imagem

Close
Imagem

Alguém saberia me dizer como eu posso confirmar se a flor foi polinizada ou não?
Imagem

Flor da Nepenthes khasiana x X mixta, um macho.
Imagem

Bom, por enquanto é isso. Fico devendo flores da Nepenthes maxima, pois não consegui boas fotos. Adianto que a planta está com duas hastes florais.

Abraços

22.02.2010(Seg)23:27
Moderador

Mensagem 
Não saco muito de neps, mas me parece que você conseguiu.

23.02.2010(Ter)12:31
Destaque

Mensagem 
RAPAZZZZZ!!!!!
A chuvarada aí no seu Estado rendeu!!!
Que maravilha!! Eu tive a grata satizfação de ver duas florações da minha "Pioneira" há uns 10 anos atrás, e só...
Que híbrido você tentou produzir? De N. maxima ou de N. khasiana x X mixta?
Atualize as imagens sempre que puder!!
E sou candidado a algumas das sementes do novo híbrido! :D
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

23.02.2010(Ter)14:30
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo