Autor |
Mensagem |
rodgaba
Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22 Mensagens: 260 Localização: Campinas - SP
|
 primeiras dionaea
bom pessoal, como mais novo e feliz (futuro) cultivador de Pc´s, não aguentei e fui no sabado na leroy merlin, achei algumas dionaeas e não me contive, comprei 2 vasinhos, mas dois vasos quadrados mais fibra de coco (pena que não tinha o musgo) mas esse eu compro essa semana no Ceasa em Campinas mesmo. A pergunta é a seguinte: Posso muda-las para o novo vaso (seguindo o tutorial aqui), visto que o vaso que vieram o substrato me parece ser formado de terra vegetal ou algo similar. Estou perguntando por que estamos no outono entao fiquei na dúvida se mudo ou não, e elas estao bem pequenininhas e verdinhas (dá até dó delas na Leroy  ), mas agora terão nova casa e grandes cuidados  e quem sabe novos brotos / novas plantas e algumas sementes (claro que algum dia vou querer ver sua flor, esperando que não mate a planta em função do esforço, mas isto é outra historia.....)
|
22.03.2010(Seg)12:46 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
O melhor momento pra mudar de vaso seria no inverno, quando as folhas estão pequenas e grossas (período de hibernação)..
O lance que como ela ficou em local fechado com pouca luz, provavelmente ela está em período de hibernação...
Então acho que essa deve ser a melhor hora pra mudar de vaso, pelo menos quando comprei uma dionaea no super-mercado foi assim...
Espero ter conseguido ajudar!
Abrx.
|
22.03.2010(Seg)13:36 |
|
 |
rodgaba
|
obrigado Crytec, vou muda-las o mais rápido possível
|
22.03.2010(Seg)13:40 |
|
 |
rafaeko
Registrado em: 24.01.2010(Dom)18:45 Mensagens: 64 Localização: (RS) PORTO ALEGRE
|
cara as minhas tanbem sao da leroy merln, e se tu for la e perguntar pros vendedor , se tem musgo branco eles achao pra ti, ou entao musgo de decoraçao! eu comprei lá, só não compra o musgo verde fino, pois demora muito pra ficar vivo e ele fede muito! ^^ esperiencia propia! ps: tenho uma coisa muito chata parafalar sobre a leroy! acredita q fui lá hj para ver as nefens o vaso grande ta 45 reais! chequei lá ela tava atirada num canto com as cunhas todas mortas! chamei o vendedor e perguntei se noa vasi um desconto, pois ela iria morrer ali, ele simplesmente falo q só poderia faezr 40 reais,  ai eu perguntei e ela fica qunato tempo ai, ele respndeu 20 dias deposi colocamos fora  cara não acredirtei no q ele falo! "fora" fui obrigado a pedir q ele me liga-se quando for colocar ela fora q eu ficava no lixao esperando  ele riu da minha cara!  , achei muito injusto , po r aaa " por q não dao entao neh? mas era isso gurizada precisava desabafar e achei q aqui poderia ser o lugar! desculpa qualquer coisa abraço!
|
22.03.2010(Seg)19:39 |
|
 |
crytech
Registrado em: 05.10.2009(Seg)22:39 Mensagens: 248 Localização: Brasília, Asa Norte - Distrito Federal / DF
|
%$@&, tristeza heim!?
A primeira vez que achei sphagnum em brasília foi na leroy nem fazia noção pq eles chamam de musgo branco e eu só conhecia como sphagnum... A sorte q uma vendedora lá conhecia!!
Consegui comprar 1 pacotinho de 100g só.. depois tentei durante mais de 1 mes e nunca mais tinha disponivel daí liguei em todas as floriculturas de brasília até achar numa cidadezinha a 30km daqui.. Daí agora só compro lá..
Mas é @#$% viu esses lugares que vendem plantas assim, da raiva...
|
22.03.2010(Seg)20:24 |
|
 |
rodgaba
|
Tristeza mesmo se não for sacagem pura, mas é o tal de consumismo / capitalismo, o sujeito prefere jogar fora ou deixar morrer a doar ou fazer um baita descontão  tive uma agradavél surpresa em um dos vaso da dioneae ela veio com um brotinho de drosera, mas tao tao tao pequenininho que não sei qual é ainda (ainda sou nenem no cultivo de PC´s), vou tirar fotos e postar. Amanha vou ao Ceasa em Campinas e já descobri que lá tem o musgo e derrepente volto com mais alguma PC  Se tudo correr bem replanto as duas dioneae amanha mesmo e coloco a drosera em outro vasinho sozinha, vamos torcer...
|
22.03.2010(Seg)20:32 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Oi. Achei isso de jogarem fora a planta muito ridículo! Por que não fazem um desconto? É melhor que jogar fora. Nefens = Nepenthes?

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
22.03.2010(Seg)21:07 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
rodgaba, as Dionaea que comprou não estão em terra vegetal, provavelmente estão em pó de xaxim ou algo do tipo, então não precisa replantar elas agora, mesmo porque estão estressadas pelas condições que eram mantidas e se fizer isso pode ser que elas morram, então tente deixá-las no vaso onde vieram e apenas aumente a quantidade de água e de sol que elas recebem, conforme explicado em outros tópicos aqui do fórum (use a ferramenta de busca para achar os referidos tópicos).
crytech, as Dionaea não entram em dormência pela diminuição de luz e sim pela diminuição de temperatura, em temperaturas baixas (abaixo de 10ºC) elas desenvolvem folhas menores e aí sim estão em dormência, e não é nessa hora que se deve mudar as plantas de vasos, nessa hora você deve deixar ela quieta para que faça a dormência, a hora de mudar de vaso é quando ela sai da dormência, aí sim deve-se fazer a muda de vaso.
rafaeko e crytech, não usem palavrões no fórum, são contra as regras.
rafaeko, nefens se refere a que?
Vamos todos procurar seguir as regras do fórum para que não vire bagunça.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
23.03.2010(Ter)13:25 |
|
 |
rodgaba
|
Bode obrigado pela ajuda e jah aproveitando... hoje comprei o musgo e mais duas dioneaes e uma Nep aqui no Ceasa em Campinas (to vendo que vai virar vicio)  , se entendi bem deixo elas ficarem mais fortes e depois faço o replantio já que teoricamente o substrato não eh terra e sim pó de xaxim ou algo parecido..., bom... posso colocar um pouco de musgo no vaso para aumentar a retenção de umidade??? pelo que vi, não tem musgo nos vasos, ou não mexo em nada e apenas coloco agua embaixo dos vasos (quanto a agua acho que sera colocada dentro de uma garrafa pet e o vaso dentro para evitar dengue (que jah estah virando epidemia)) e coloco as "meninas" no sol. Obrigado
|
23.03.2010(Ter)14:34 |
|
 |
crytech
|
Ah que isso... Nem falei palavrão! só falei !@#$% Então eu viajei na história, pq sempre que eu vejo dionaeas em super-mercados elas tão com as folhas grossas e aparentemente em dormencia... Talvez por conta de ar-condicionado... Pensei que era por falta de luz... Mas bom saber disso! 
|
23.03.2010(Ter)15:04 |
|
 |
|