Autor |
Mensagem |
Soneca
Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38 Mensagens: 26 Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
|
Bruno, a idéia dos baldinhos tirei desse site: http://virtuelle.gefil.de/~chrusty/moor.htmComo não entendo alemão, não sei exatamente a explicação dele, mas como ele não coloca argila, creio que esses baldinhos criem uma espécie de lençol freático, armazenando e espalhando a água por todo substrato, além de ainda fazer com que ele tenha que usar menos substrato. Mas, claro, os baldinhos são algo descartável, pode-se fazer somente com a argila
_________________ ua = um abraço
|
20.04.2010(Ter)13:43 |
|
 |
vitor meireles
Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21 Mensagens: 398 Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
|
Boa ideia!! e ate parecido com aquela da ''sementeira portatil''' '' acho q e do Mauzão'' bom fui acompanhando isso tudo aqui rsrs e resolvi fazer uma mistura de ''sementeira portatil'' e do seu bog para umas futuras plantas, usei p modelo da sementeira porem com dois vasinhos de ponta cabeça , depois ponho fotos,
_________________ .
|
20.04.2010(Ter)14:27 |
|
 |
Soneca
Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38 Mensagens: 26 Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
|
Estou no aguardo das fotos então. Pro pessoal de Curitiba, encontrei umas Dionaeas super bem cuidadas, novinhas, algumas até com aspecto avermelhado já das armadilhas na Floricultura Santa Felicidade. Muito bom, tinha 2 tipos, umas em vasinhos maiores, por R$ 16,00 e outras em menores, por R$ 8,00. A moça da loja me disse que elas chegaram na sexta-feira, acredito mesmo, porque estão muito bem cuidadas em relação às de outras floriculturas que encontrei por aí. Em outra floricultura encontrei uma nepenthes praticamente morta, mas o substrato do vasinho parecia muito bom, musgo sphagnum na superfície verdinho vivo, dei uma negociada e fechei de 15 reais por 5 pila, afinal ninguém ia querer comprar mesmo... Transplantei a Dionaea pro substrato com o musgo e agora vou deixar crescendo e montar o Bog. Tô muito feliz, agora tenho minha primeira carnívora de verdade  A Nepenthes tava tão destruída que nem to tentando recuperar ela, deixa morrer mesmo tadinha.
|
20.04.2010(Ter)15:46 |
|
 |
André Fabri
Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21 Mensagens: 394 Localização: São Paulo, SP
|
OMG soneca, vc comprou a nep só por causa do substrato e vai deixar ela morreR??? faz isso não... o caule dela ta verde?
|
20.04.2010(Ter)19:29 |
|
 |
Soneca
|
Tá sim, as folhas tão meio queimadas. Por enquanto tá no substrato que era da Dionaea.
Algum Curitibano ou alguém que mora aqui perto quer me fazer uma doação? Um vasinho com substrato decente pra ela. Ou, se não, adote ela e cuide você mesmo, porque até eu conseguir encomendar um substrato com o M. Ono (que nunca me responde) vai demorar. Se ela sobreviver nesse substrato já é um grande passo, já se mostra bem forte.
|
21.04.2010(Qua)0:02 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Se achar que é difícil de recuperar você pode fazer uma estaca  . Qual é a espécie dela??

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
21.04.2010(Qua)9:25 |
|
 |
Soneca
|
Bruno, não sei... Ela tá com o caule e umas 3 folhas saindo dele, as folhas ainda estão verde meio queimadas. Difícil achar musgo sphagnum aqui em ctba
|
21.04.2010(Qua)10:19 |
|
 |
André Fabri
Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21 Mensagens: 394 Localização: São Paulo, SP
|
Bruno Millan escreveu: Se achar que é difícil de recuperar você pode fazer uma estaca  . Qual é a espécie dela?? É o que eu ia sugerir. Mas Soneca, não entra nessa neura de q cada planta q vc comprar tem q mudar o substrato dela na hora. Pelo contrario, ainda que a planta esteja judiada quando vc comprou, provavelmente ela esta no substrato correto senao nem viva estaria (acho q li isso em algum FAQ daki mesmo e é verdade kkk). Se esta judiada é por mil outras razoes, e replanta-la agora só vai judiar mais ainda. Segura a onda e deixa as plantas quietas, somente cuide delas o melhor q puder, e replante na primavera se achar necessario. Agora quanto ao Ono não responder ta estranho, ele as vezes demora 2 ou 3 dias mas dificilmente mais do q isso, vc usou o email? marcosmarciaono@yahoo.com.br?
|
21.04.2010(Qua)10:22 |
|
 |
rodgaba
Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22 Mensagens: 260 Localização: Campinas - SP
|
Aí estão as fotos do passo a passo dos bogs que fiz, espero que ajude (e que eu tenha feito corretamente  ) material: jardineira (sem furo) vasinhos (tipo violeta, os pequenos) pedaço de cano com a ponta cortada eviezada, argila expandida e sphagnum, ahhhh e ceveja  corte os vasinhos em cima (faça duas entradas uma de cada lado, tome um gole da cerveja  cuidado com o dedo e tome outro gole da cerveja  uma opção é colocar o cano encaixado no vasinho, evita o entupimento e facilita a distribuição da agua, tome outro gole da cerveja   coloque os vasinhos de cabeça para baixo na jardineira coloque o cano com a parte enviezada virada para a lateral da jardineira ou dentro do vasinho, coloque a argila expandida, tome outro gole da cerveja e verifique se a latinha não está na jardineira (muito importante nessa altura dos acontecimentos  )  coloque o substrato e outro gole de cerveja  plante a latinha, opssss, quer dizer plante as pc´s e jogue fora a latinha que acabou   agora vá buscar outra cerveja e aprecie seu trabalho, em um dos bogs eu coloquei alguns vasos que foram semeados (droseras) e quando nascerem jah estarao na sua casa definitiva e no outro bog coloquei as dionaea
|
21.04.2010(Qua)17:19 |
|
 |
Gabriel Brito
Registrado em: 14.02.2010(Dom)16:42 Mensagens: 126 Localização: Cascavel-Pr
|
gostei do cão preto lá atras na última foto ! 
_________________ (:
Editado pela última vez por Gabriel Brito em 22.04.2010(Qui)19:24, em um total de 1 vez.
|
21.04.2010(Qua)18:20 |
|
 |
|