Cultura de tecido caseira.
Autor |
Mensagem |
vitor meireles
Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21 Mensagens: 398 Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
|
Nossa!! incrivel ! meus sinceros parabens!!! e eu q jogava as armadilhas soltas fora agora irei fazer tambem rsrs! e agora elas ja deram augum progesso?
_________________ .
|
10.02.2010(Qua)17:14 |
|
 |
Felipe_Chaves
Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37 Mensagens: 128 Localização: Porto Alegre - RS
|
Celso escreveu: eu fiz com a nepenthes vamos ver se da certo xD  Celso, e aí o que aconteceu??? Posta ai pra gente saber... Att
|
24.02.2010(Qua)21:52 |
|
 |
Celso
Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59 Mensagens: 287 Localização: Sorocaba - SP
|
fel09 escreveu: Celso escreveu: eu fiz com a nepenthes vamos ver se da certo xD  Celso, e aí o que aconteceu??? Posta ai pra gente saber... Att as folhas apodreceram, depois eu fui estudar(só fui estudar só dps...aushausha) A folha da nepenthes não tem propriedades o suficiente para gerar uma nova planta de acordo com o que eu estudei. Talvez alguem com mais comnhecimento que eu possa explicar melhor.
|
24.02.2010(Qua)21:55 |
|
 |
Felipe_Chaves
Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37 Mensagens: 128 Localização: Porto Alegre - RS
|
Uhnmmmm, Eu ja lí em alguns lugares que tem como fazer por cultivo de tecido, mas ainda não encontrei como fazer, somente a citação. Vou pesquisar melhor e, se encontrar mais dados, trarei pra cá. "Nepenthes may be propagated by a number of different means, i ncluding modern tissue culture techniques*. However, for most growers the most popular method of propagation simply involves taking cuttings. Cuttings should be taken from healthy plants which have one or more developed shoots in addition to the one to be used for propagation. Listed below is a step-by-step procedure for this method of propagation." *Nepenthes podem ser propagada por diferentes meios, incluindo técnicas modernas de cultura de tecidos Fonte: http://www.cpzine.com/PlantsWithAttitude/overview.html
|
24.02.2010(Qua)22:38 |
|
 |
Celso
Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59 Mensagens: 287 Localização: Sorocaba - SP
|
então, mas é muito mais difícil que a dionaea....eu tentei com 3 folhas e não consegui =/....
existem outras formas sobre propagação por tecidos, obrigado a ajuda, vou testar
|
24.02.2010(Qua)23:49 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Talvez tenhe que usar aquele hormônio enraizador.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
25.02.2010(Qui)14:07 |
|
 |
Marcelo Senna
Registrado em: 01.03.2010(Seg)20:13 Mensagens: 37 Localização: Petrópolis RJ
|
 Cultura de tecidos
Amigos, Trabalhei com cultura de tecidos na universidade nos anos 90, e a técinica é algo complexa. Usa-se em geral um meio nutritivo com diversas substâncias (sais) e agar-agar como espessante. Nesse meio gelatinoso são colocados os fragmentos devidamente esterilizados, tudo isso feito numa câmara asséptica. Usa-se também adicionar ao meio reguladores de crescimento para estimular a brotação de novas gemas no material. Os frascos são tampados e conservados sob iluminação e temperatura controladas. Após algum tempo (dias) surgem as gemas que continuam a se desenvolver nos frascos. Algumas vezes podemos mudá-los para um segundo frasco com outro meio de cultivo ou não. O surgimento de fungos condena o frasco. Por isso é importante a desinfecção de todo o material a ser usado como explante. E a realização de todo o procedimento numa câmara asséptica. Espero ter esclarecido um pouquinho o tema. Ah, só para esclarecer, trabalhei com bromélias e não com insetívoras. Para cada grupo as condições diferem tanto na composição como na temperatura e iluminação. Abraços.
|
06.03.2010(Sáb)2:10 |
|
 |
Bruno Millan
|
Gente, desculpa ressucitar o tópico, mas disseram aqui que com folhas de nepenthes não dava pra fazer isso, mas sera que da com gavinhas??? Um jarro da minha planta secou e eu cortei, daí coloquei a gavinha cortada na água, vamos ver no que é que da, não custa nada tentar!! Com um jarro cortado deve dar, pois eles conseguem se cicatrizar de alguns machucados, mas pra cortar um jarro inteiro é que é difícil, vou esperimentar quando algum outro estiver secando.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
02.05.2010(Dom)10:54 |
|
 |
thiagom
Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15 Mensagens: 154 Localização: Porto Velho - RO
|
 Bruno, vc é o cara.. onde vc conseguiu a carta? hehehe Brincadeira, o tópico é interessante e não houve uma "conclusão".. Iae, afinal de contas as mudinhas pegaram no musgo? Abraços!!
Editado pela última vez por thiagom em 04.05.2010(Ter)2:44, em um total de 1 vez.
|
03.05.2010(Seg)12:29 |
|
 |
Bruno Millan
|
Nem fui eu que descobrí esse método de reprodução, foi o Marcos.alc, dê todos os créditos para ele, que o fez com uma dionaea. Eu ainda não coloquei a planta no musgo, está na água ainda, vou esperar crescer um pouco, espero que vingue.

|
03.05.2010(Seg)13:06 |
|
 |
|