Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14.05.2025(Qua)16:21

Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Germinação das sementes 
Autor Mensagem

Mensagem 
Boa sorte!!Eu tenho fé que pelo menos 1% das minhas germinem! Plantei as minhas dia 22/02/2010, fora o que plantei antes e até agora NADA!!! Mais de 100 sementes em musgo inteiro, em musgo picado, com e sem areia, no vaso das outras carnivoras etc...e nada!!!

03.05.2010(Seg)15:47
Destaque

Mensagem 
Calma gente... o que eu aprendi é que com plantas tem que se ter paciência... não fiquem esperando assim desesperados, quando vocês pararem de olhar elas vão germinar...pois cada planta tem um tempo de germinação, preferencia de solo, temperatura, umidade, época do ano, e isso varia de lugar para lugar... por isso tenham calma que no final vai dar tudo certo... :D :D :D :D

Fotos das minhas plantas

03.05.2010(Seg)20:05
Perfil ICQ YIM

Mensagem 
Esse negócio de taxa de germinação é meio complicado.

Existem muitas técnicas para aumentá-las.
Eu mesmo colhi algumas sementes de Dionaea e plantei diretamente no musgo. A germinação não foi o que eu esperava. E olha que as sementes foram direto da planta ao solo!

Pela busca aqui do fórum você encontra umas técnicas - vitro, água, ácido etc.

A propósito, o melhor meio que aprendi a diminuir e/ou matar as algas foi diminuir a água e aumentar o tempo de exposição ao sol. O musgo vai continuar verde, isso não tem jeito, mas as algas morrerão.

Abraços.

Growlist / Wishlist

04.05.2010(Ter)1:25

Mensagem 
Se as algas morrerem não vão virar adubo para as plantas?

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

04.05.2010(Ter)13:51
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
É, e se diminuir a água e aumentar a exposição ao sol, não vai prejudicar a germinação?

04.05.2010(Ter)13:55
Destaque

Mensagem 
Northon Bruno escreveu:
Calma gente... o que eu aprendi é que com plantas tem que se ter paciência...

Muita paciência.

Bruno Millan escreveu:
Se as algas morrerem não vão virar adubo para as plantas?

Não o suficiente para alterar o substrato.

Alessandro escreveu:
É, e se diminuir a água e aumentar a exposição ao sol, não vai prejudicar a germinação?

Provavelmente sim.

Para germinação de sementes em geral é necessário que o substrato esteja úmido e não encharcado.
Não deixe a sementeira no sol direto, somente o sol da manhã e com uma proteção sobre ela para manter a úmidade.

04.05.2010(Ter)14:46

Mensagem 
Hj notei uma minuscula plantinha nascendo na primeira remessa de sementes que plantei, espero que seja realmente uma PC pq ser for apenas mato vou ficar muito bravo.

04.05.2010(Ter)15:27

Mensagem 
Eu disse para combater as algas apenas. Para germinação estou usando menos de 1 hora do sol da manhã, e o restante sol indireto. A germinação ocorreu de forma rápida e a taxa está sendo muito alta. As sementes são de dezembro e desde lá estavam na geladeira. Ainda estão ótimas!

Aconselho fazer uma mini-estufa, com buracos na parte superior da cobertura, vasinho nº1 furado embaixo. A estufa, como se fosse um banho maria, deixando o vasinho dentro de um pote e, neste pote, trocando e deixando a água sempre um pouco abaixo da metade do vaso. Simples e eficaz.

Growlist / Wishlist

04.05.2010(Ter)23:32

Mensagem 
essa questao de sol nas sementes eu não sei, apenas uma coisa q aconteceu cmg:
esqueci de tirar as sementes de 2 burmannii aqui, elas cairam em cima do proprio vaso da planta.
como eu estou mantendo algumas plantas com nivel de agua alto para evitar uma praguinha de formiga q vem fazendo ninho dentro dos vasos, a burmannii esta com agua quase q encostando nas folhas Oo, axo q a agua fica 1cm abaixo da planta, fica tudo muito encharcado e elas estao nascendo normalmente (uns 20 dias e ja vejo muitas germinações).
fico pensando tbm pq digamos na natureza, ngn fica tampando o sol pra não torrar as sementes.. sei la. soh um pensamento :P

04.05.2010(Ter)23:57

Mensagem 
É que na natureza ha outros fatores envolvendo... as vezes pode ter vegetação envolta fazendo com que só parte do sol bata direto ans sementes ou controlando de certa forma os horarios variadamente. Enfim na natureza é tudo muito complexo, varia de espécie pra espécie e até mesmo na mesma espécie em lugares diferentes.

05.05.2010(Qua)0:27
Perfil ICQ
Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.   [ 67 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo