Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.05.2025(Qui)20:16

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Raízes grandes -> Trocar de vaso? 
Autor Mensagem

Mensagem Raízes grandes -> Trocar de vaso?
Olá gente!! Eu sei que dizem que é bom esperar a primavera para trocar o vaso das plantas, mas minha N. gracillima x rafflesiana tá com mais ou menos 10cm de raízes saindo por baixo do vaso. (parece que sairam da noite pro dia, semana passada era só um pouquinho (menos de 3 cm), mas viajei no fim de semana e hoje, quando fui olhar, tava com a raiz enorme pra fora) Eu queria saber o que devo fazer, pois acho que isso é muita raíz, posso trocar de vaso sem problemas? Ela está no vaso que o Marcos Ono me vendeu, parece um pouco maior do que o de violetas, eu não troquei pois poderia estressar a planta e estamos no inverno, mas posso trocar amanhã mesmo, se vocês aprovarem. Se eu fosse trocar, eu poderia colocá-la em um vaso pouco maior, que acho que nem vale a pena, ou em um vaso com o dobro do tamanho, que acho que pode ser o melhor, assim não precisaria trocar de novo por um boooooom tempo. Se nem um deles servir eu compro um meio termo entre os dois. Eu não trocaria o substrato ao realizar a troca de vaso, apenas colocaria num vaso maior e completaria com musgo puro.
Obrigado.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

24.05.2010(Seg)20:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Bruno eu não sei te dizer se é certo ou errado por que não sou tão experiente. mas se a planta está se desenvolvendo bem mesmo no inverno e se você não mecher muito a planta, apenas coloca-la em outro local e completar com musgo, eu acho que não terá problema.
Mas ao mesmo tempo, se não me engano teve gente que já perdeu a planta por causa disso, mas se não me engano foi por excesso de calor!
aqui no meu clima eu até arriscaria hehehe.
mas espere outros te responderem.

24.05.2010(Seg)20:30

Mensagem 
Bruno lembre-se sempre de que nada em botanica (ou em biologia em geral) é absoluto... não existe umarelação direta SE VC MEXER NA PLANTA ELA MORRE e pronto.... não... se vc mexer, depende de como mexer, se vai causar stress nas raizes ou não, se vai causar muito ou pouco.... digamos que o inverno não é a melhor época pra fazer isso pq as condições sao menos favoraveis pra re-adaptação da planta, mas ainda assim dependendo do cuidado q vc tiver, da sorte, das condições das raizes, das particularidades da planta (etc etc), talvez ela nem sofra nada..... depende mto ;/

25.05.2010(Ter)0:41
Perfil ICQ
Destaque

Mensagem 
Olá, Bruno!
Como os colegas disseram, é tudo muito relativo.
Mas. por via das dúvidas, se sua planta não está tendo nenhum prejuízo no desenvolvimento por enquanto, eu aguardaria o final de setembro para fazer um transplante definitivo. Na ocasião, escolha um vaso que tenha pelo menos três vezes o volume desse que o Ono usa para mandar as neps. :wink:
Abraço!

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.05.2010(Ter)7:56
Site Admin

Mensagem 
Olá Bruno, qual é a cor das raízes que saem embaixo do vaso?

Miguel, vc não acha estranho que a raiz cresça tanto de uma semana para outra ainda mais em Maio? Eu estou achando que é raíz de grama ou outra invasora.

25.05.2010(Ter)9:58

Mensagem 
eu nem tinha me atentado a esse detalhe tb Liza. Me ative à duvida primordial de mudar ou não a planta de vaso, mas o que vc diz faz todo sentido. Nem minhas neps adultas, enormes nunca sairam com raizes pelo fundo do vaso, muito menos tao rapido.

Se forem raizes branquinhas com certeza é uma invasora kkkkkkkkkkkkkk... trevos e matos adoram ter raizes gigantes

25.05.2010(Ter)12:36
Perfil ICQ
Destaque

Mensagem 
Alem de que as Neps não tem fama de ter as raizes grandes.

25.05.2010(Ter)13:22
Destaque

Mensagem 
Liza escreveu:
Olá Bruno, qual é a cor das raízes que saem embaixo do vaso? ...
Ótima pergunta, Liza!

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.05.2010(Ter)13:27

Mensagem 
São brancas mesmo... Acho que deve ser de alguma invasora, também achei muito estranho isso da raíz crescer do nada, isso nunca tinha acontecido aquí, mas rezolví perguntar para não tomar decisões precipitadas. Me desculpem o engano, vou arrancar qualquer mato que estiver lá, mas por via das dúvidas, na primavera eu troco o vaso, assim já está garantido que ela não terá problemas :D
Obrigado.
Podem deletar esse tópico.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

25.05.2010(Ter)13:53
Destaque

Mensagem 
Não há porque deletar... É um tópico, no mímino, didático! Servirá de referência para outras situações parecidas!
Abraço!

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.05.2010(Ter)14:06
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo