Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2025(Ter)15:30

Responder  [ 119 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 12  Próximo
 Forum de aquários: qual é o melhor? 
Autor Mensagem

Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Fernando Rivadavia escreveu:
... É verdade eu esqueci q haviam arraias de água doce, devem ficar o máximo num aquário! Mas... elas não sao apenas filhotes q depois ficam mto grandes? Qual o nome dessa espécie pequena? não sei se encontro por aqui -- ou de repente é mais barato aqui do que no Brasil, país de origem, como os neons e outros... E se tiver no aquário, tem q tomar mto cuidado toda vez q colocar a mao lá dentro, né? :) ...
Citação:
Oi, Fernando!
É uma espécie pequena mesmo, originária do Rio Araguaia. Infelizmente, não tenho informações precisas sobre ela, pois só a vi em fotos. Não sei se você encontra aí nos EUA...

As Arraias ou Raias de água doce são em cerca de 30 espécies no brasil. As mais encontradas para aquário são a Potamotrygon laticeps, P. motoro, P. humboldtii e P. reticulatus conhecidas como arraia-de-fogo, boró, arraia-maçã e arraia-cocal.
Precisa de áquario de 150 a 250 litros.
Se não me engano além do baiacu, linguado, arraia, também existem esponjas de água doce, bem mais rara que o baiacu ou linguado, não me lembro bem, mas acho que é isso.

Edit: Pesquisei e achei! São 217 espécies de esponjas de água doce, 52 no Brasil. A maioria na Amazônia, claro.
Imagem
spongilla fluvialis

24.05.2010(Seg)14:16
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Valeu pelas dicas todas!!! :)

Sobre os baiacus, eles parecem ser loucos por comida viva, não sei se aguentarao 3 semanas de comida seca. Mas pra ter certeza, estou testando bloodworms secas e acho q eles estao gostando. Hj mesmo comprei um alimentador automatico e já fiz um "mix" com os varios tipos de comida seca q havia comprado, pra colocar dentro do alimentador.

De qq forma, estou pensando q talvez será mais fácil devolver os 4 mini-baiacus pra loja antes de viajar e quando voltar pedí-los de volta (ou comprar, sao baratinhos).

Sobre Aponogeton madagascariensis... Cara eu vi essa planta e fiquei fascinado por ela!!! Mas achei um pouco cara (acho q era uns US$25) e decidi esperar um pouco, pra ver se as outras do meu aquario vao crescer bem, antes de me arriscar com essa daí. E o cara da loja me falou q ela precisa de dormência, é isso mesmo??? E pq não tem no Brasil? É proibido importar por medo q virem pragas?

Sobre raias, tava lendo q elas precisam de aquarios maiores e q não pode ter mtas plantas pois elas ficam cavocando na areia e arrancam todas as plantas.

Alessandro, eu acho q vou pular esta esponja de agua doce feiosa, hahaha!

Anyway, pessoal, eu descobri uma coisa incrivel p/ criar Utrics no aquario em "mini-vasos" suspensos!! Tem uns alimentadores de bloodworms vivas q sao perfeitos: http://images.nitrosell.com/product_ima ... feeder.jpg

Eles sao cheios de furinhos, deixando a agua circular por dentro. Vem com uma ventosa pra vc grudar no vidro. Comprei 4 e coloquei proximo à superficie, cada um com uma Utric diferente (ou duas). Até para as espécies aquaticas como U.gibba deve ser bom, pois assim evita q qq peixe/ caramujo fique comendo. E para as terrestres como U.graminifolia, se elas crescerem bem vai dar certinho pra fazer o tal efeito "cascata" q eu queria, com as folhas penduradas e balançando com a corrente!! :) Mandarei fotos daqui alguns meses...

Alias, estou ate pensando em testar Aldrovanda! Sei q ela gosta de crescer entre folhas de gramineas aquaticas e estou pensando em plantar uma dessas gramineas num desses mini-vasos suspensos e colocar a Aldrovanda entre as folhas, colada na superficie. Mas vou perguntar ao Alex Kawasaki (q é mestre e cultivar Aldrovanda), pois isso pode nem ser necessário...

Abs, Fernando

30.05.2010(Dom)5:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Desculpe aí, mas posso invadir o tópico?

Quais as melhores plantas e peixes para um aquário de água salgada?

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

31.05.2010(Seg)11:25
Moderador

Mensagem 
Se vc estiver perguntando sobre plantas carnívoras a resposta é: NENHUMA! :)

Abs,
Fernando

31.05.2010(Seg)13:34
Moderador

Mensagem 
Mais uma pergunta Alex! :)

Tava lendo no aquahobby sobre dosagem de potássio e ferro pras plantas. Vc adiciona e/ou monitora os niveis desses elementos na água? Acha a é necessário mesmo (em especial p/ Aldrovanda)?

Abs, Fernando

31.05.2010(Seg)13:54
Destaque

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
... Sobre Aponogeton madagascariensis... Cara eu vi essa planta e fiquei fascinado por ela!!! Mas achei um pouco cara (acho q era uns US$25) e decidi esperar um pouco, pra ver se as outras do meu aquario vao crescer bem, antes de me arriscar com essa daí. E o cara da loja me falou q ela precisa de dormência, é isso mesmo??? E pq não tem no Brasil? É proibido importar por medo q virem pragas? ...

Poxa, Fernando... Se eu achasse uma muda dela por esse preço aqui no Brasil, eu faria festa!! :D
Ela precisa de dormência, sim, pois é originária de uma região montanhosa mais ao sul de Madagascar, e que tem inverno rigoroso. Isso, no caso, para a espécie pura. Mas, o que se veicula por aí é que a maioria dos exemplares que se vende nas lojas é um híbrido artificial dela com a Aponogeton undulatum, bem menos exigente nesse quesito.
É difícil achar no Brasil por causa do preço: é sempre a mais cara do ranking!
E é difícil importar de Madasgascar por causa das leis de proteção ambientais: é uma espécie ameaçada de extinção e muito bem protegida pela legislação local.
Mostre imagens atualizadas do aqua de vez em quando! :wink:
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

01.06.2010(Ter)8:07
Destaque

Mensagem 
Ok, Fernando... Entendi... E para água doce?

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

01.06.2010(Ter)11:15
Moderador

Mensagem 
hase170 escreveu:
Ok, Fernando... Entendi... E para água doce?

Qq espécie aquática p/ a qual vc consiga criar o meio ideal. A mais fácil talvez seja U.gibba. Ou se vc quiser, uma espécie anfíbia como U.graminifolia.

Miguel, vc me convenceu! ;) Vou voltar na loja onde vi esta planta e ver se ela ainda está lá. Depois vou ter q pesquisar como se faz a tal dormência, caso seja necessária...

Vou tirar umas fotos do aqua pra postar aqui. Tenho feito mudanças grandes, colocando novas plantas, apetrechos (como uma gambiarra q o Alex me ensinou pra diminuir a correnteza do filtro), bomba caseira de injeção CO2 e monitoração todos os parâmetros de qualidade da água multi-diariamente (só falta medir os isótopos diferentes acho!), devido a alguns problemas de iniciante, hehehe!

Agora estou fazendo TPAs diárias pra ver se elimino excesso de fósforo q se acumulou devido a um tampão regulador de pH q estava usando da Seachem q contem este elemento. Acho q por culpa do fósforo estou tendo um boom de algas e tenho q eliminá-las antes q chegue minhas Aldrovanda!! :)

Abs, Fernando

01.06.2010(Ter)13:55
Moderador

Mensagem 
Bom Miguel, já q vc pediu, aqui vao algumas fotos do aquário! :) Mas antes de mostrar o aquário, quero mostrar o q chegou hj pelo correio, comprado no site da Amazon:

Imagem

É um kit de criação de Triops longicaudatus!!! :) Depois q o Cristiano falou destas criaturas na 2a pagina deste tópico, eu fiquei doido por este bichinhos e saí pesquisando tudo sobre eles na net. Tentei comprar por aqui mas não achei, entao encomendei este kit. Hj a noite vou "semear" os 1os ovinhos. Ah, e já pedi um kit de T.australis q tá vindo lá da Austrália e no e Bay comprei ovos de T.cancriformis tbm!! Vamos ver onde isso vai me levar, hahaha! Ah, quando estiverem grandes, vou tentar botar no aquário pra ver se eles se dao bem com todo mundo.

Bom, vamos ao aquário. Botei plantas novas, os tais vasinhos suspensos de Utrics, ventilador na superfície pra esfriar um pouco, nova tampa toda furada pra ajudar a dissipar calor, bomba CO2 "tabajara", "bloqueador de fluxo do filtro tabajara", entre outras coisas.

Frente:
Imagem

Lado 1:
Imagem

Lado 2 (vejam ventilador no alto e bomba de CO2 caseira à esquerda):
Imagem

Verso (onde se vê à esquerda pHmetro interno e sensor de CO2 interno, além do filtro e de um "vasinho" de planta q botei suspenso pras folhas fiicarem perto da superfície e assim "ancorarem" melhor as Utrics e futuras Aldrovanda) :
Imagem

E por último uma outra foto do verso mostrando meus equipamentos diversos à esquerda e meu pequeno laboratório embaixo do aquário. :)
Imagem

Abs, Fernando

01.06.2010(Ter)20:58

Mensagem 
Show de bola Fernando, mesmo o aquário estando super mega populado! hehehe

Vou tentar achar por aqui uns Beaufortia kweichowensis, mas confesso jamais ter visto em alguma loja. :x

Growlist / Wishlist

01.06.2010(Ter)23:08
Responder   [ 119 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 12  Próximo