Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.05.2025(Qua)16:57

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Ajuda com curso sobre plantas carnívoras 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Ajuda com curso sobre plantas carnívoras
Olá pessoal,

Ano passado eu apresentei uma palestra aqui na USP (tem algumas fotos num tópico aqui do forum) na qual eu apresentei os grupos de PCs e um pouco sobre a evolução e ecologia dessas plantas. Dessa vez me convidaram para fazer uma oficina, que seria uma atividade mais voltada para a parte prática e eu estou meio perdido.
Gostaria de ouvir sugestões de vcs, principalmente os que estão começando agora, pra ter uma idéia do que vcs mais tem dúvida quando começam a cultivar PCs (é que pra mim, que já cultivo há algum tempo, parece tudo muito óbvio, mas quando se está começando, parece tudo tão complicado). O que vcs gostariam/esperariam ter num curso sobre PCs para iniciantes?

Abs,

P.S.: O convite oficial para a atividade vem quando estiver tudo definido, mas já adianto para os possíveis interessados que será em setembro. :wink:

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

16.06.2010(Qua)16:19

Mensagem 
Acho que a coisa que mais tive dúvidas foi sobre a dormência das plantas. Bem legal ter um curso sobre as pc's.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

16.06.2010(Qua)16:31
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
O que é o peristoma de nepenthes,
sementes em dormencia, plantas em dormencia. Como quebrar/forçar a dormencia de sementes/plantas.
Como quebrar a dormencia de stylidiums (fumaça? ga3?)

O que atrai os insetos, mecanismo de captura da dionaea (pode apresentar o video do discovery vida)
muscilagem, o que acontece quando vc enche as suas droseras de formigas...

O que acontece se você ficar levando sua dionaea de um lado pro outro dentro de um pote de sorvete,
e se jogar sabão? der baratas e caramujos (de qual tamanho), cigarras e bizoros.

Aranhas que vivem dentro de nepenthes pra roubar as presas,
e se a planta capturar um vertebrado? elas comem gente? e se eu jogar minha sogra?

ehehhe por enquanto é isso...
Espero ter ajudado.

16.06.2010(Qua)16:36
Destaque

Mensagem 
Paulo,

Que tal:

1 - Como e porque a planta se alimenta de insetos (todos no inicio pensam que é vital dar de comer à elas).
2 - Rega (água da chuva, água destilada)
3 - O substrato parece ser terra preta (o porque do uso de sphagnum)
4 - Propagação (alporquia, estaquia, sementes, etc)
5 - Plantas carnivoras brasileiras (dróseras nacionais)
6 - Reciclagem (substratos, pedriscos, vasos, garrafas pet, etc)
7 - Consciência ecológica

Não sei se ajudei ou não. De qualquer modo parabéns!

16.06.2010(Qua)16:42
Destaque

Mensagem 
Concordo com o que o Marciel falou, a algumas coisas dos anteriores... quando eu comecei tinha um monte de dúvidas sobre iluminação (ainda tenho algumas rrsrsr), "qualidade" da água, se precisava ou não dar insetos... cuidados ao trocar de vaso, qual substrato usar e porquê, Dormência... essas coisas. Agora tenho percebido que quanto mais "esquecidas" (dentro de certos limites) eu as deixo, melhores elas ficam.....
Seria bom também falar sobre plantas com sexos separados...
E concordo com a sugestão sobre consciência ambiental e reciclagem de materiais.
E se eu estiver na cidade, provavelmente eu vá tirar umas fotos e tentar conhecer alguns colegas do fórum pessoalmente....
Até mais, e bom trabalho...

16.06.2010(Qua)17:32

Mensagem 
Também gostei das ideias do Marciel. O curso será sobre as plantas na natureza, sobre o cultivo delas ou os dois??
O curso será só para alunos da USP ou para qualquer um? Se for para qualquer um, qual seria a idade mínima para participar?

Seria legal se fosse um curso onde os alunos ganhassem uma muda de alguma espécie que aprenderiam, daí poderia ou o curso ser pago para poderem comprar as plantas ou cada um comprava e leveva, e quando o curso acabasse levassem a panta pra casa, ou deixassem em casa e no final do curso mostrassem o quanto se desenvolveram e que técnicas usaram para isso. Se eu pudesse e tivesse tempo eu acho que participava com prazer :D

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

16.06.2010(Qua)19:17
Destaque

Mensagem 
Acho que o cultivo dela em si,me lembro que quando comecei não sabia nada sobre iluminação,substrato e a umidade que se precisa para eleas ficarem sadias!

16.06.2010(Qua)20:48
Moderador

Mensagem 
Muita gente me pergunta se é necessário alimentar as plantas, creio que isso deve ser bem esclarecido.
Lembre da galera de apartamento, fale da iluminação artificial e talvez da cultura de tenebrios.

16.06.2010(Qua)20:50
Destaque

Mensagem 
você poderia mostrar na prática tambem como se germina sementes de droseras tipow a D. intermedia ou D. burmannii que são mais pragas.
e explicar como se propagam as outras pouco menos complicadas, ai se for ter um modo avançado, explica como se faz com stylidiums, nepenthes e outras mais complicadas.

as duvidas, creio eu que surgiram no decorrer das conversas, tipow você poderia fazer uma aula de explicação, tipow, falando da historia das Pcs por que comen incetos bla bla bla... ai fala do habitat que elas vivem, não sei se irá ter, mas mesmo assim você pode conversar com os alunos para colaborarem ai você imprime algum material legal para eles não se esquecere...

ai vão surgindo as duvidas, e tudo vai se encaixando, creio eu que as duvidas mais comuns todos iram ter, a não ser que ele já participe de algum forum ou já conheça mesmo hehehe. Apostila eu acho que seria a melhor coisa, ou conteudo explicado nas aulas. Por que acho que demora um tempo para levar jeito com as PCs, tenque ter as experiencias próprias para se virar com elas tambem :D

Muito legal essa ideia em... eu gostaria de ver uma escola de plantas com aulas específicas em PCs :lol:

16.06.2010(Qua)20:51

Mensagem 
Comecar falando sobre as armadilhas, mecanismos de captura e coisas relacionadas as presas em geral sempre sao um bom comeco pra prender a atencao da galera =) Depois falar sobre as diferentes plantas e como elas tem diferentes maneiras de capturar insetos. Explicar a origem delas é muito interessante tambem, todos sabem que as plantas carnivoras existem, mas não sabem a evolucao por tras disso. Uma sugestao é tambem falar sobre as suas flores e sementes, aposto que sementes de drosera vao impressionar qualquer um que nunca as tenha visto, é dificil acreditar que aquele grao minusculo possa virar planta =p Depende do publico tambem, se sao pessoas fascinadas pela ideia da planta carnivora mas nunca tiveram muito contato, o basico e dinamico é um bom caminho, se for para viciados como nós aqui do forum, entrar em assuntos mais especificos seria mais interessante =) Entao é isso! Boa sorte Paulo! Um abraco!

16.06.2010(Qua)21:55
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo