Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)7:24

Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Serra do Cipó (Abril2010) - Parte 1 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Adilson, estou surpreso! Vc ja foi a tantos lugares, mas nunca esteve no Cipó???

Abs, Fernando

P.S. G.violacea e G.sp."Cipó" sao duas espécies distintas. Aliás, a última é mto mais parecida c/ G.uncinata.

17.06.2010(Qui)19:51
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Olá pessaol,

Obrigado pelos comentários! :wink:

Vamos às perguntas:
Carlos
Citação:
1) Pretendo manter Utricularia amethystina em cultivo, posso apresentar o mesmo
substrato da Utricularia tricolor, apenas com menor nível de água na bandeja?

Acho que é possível manter U. amethystina nessas condições, sim. Em casa eu mantenho duas formas, uma branca, que se comporta como perene e até gosta de um pouco mais de água e cresce até bem no meio do sphagnum; e uma forma lilás pequena, que prefere vasos mais altos e se comporta como anual...
Ah, lembrei, tem uma terceira, amarelinha, que também é anual e prefere solos mais secos...

Citação:
2) As folhas da Genlisea violacea e G. sp. 'Cipó' que você mostrou são iguais às
da G. violacea que você me enviou sementes (Couto de Magalhães de Minas)?

Não, é um pouco diferente. As plantas de Couto de MAgalhaes formam rosetas com várias folhinhas mais estreitas, enquanto tanto a violacea do Cipó quanto a sp. Cipó tem poucas folhas e essas são mais largas. Além disso, a violacea do Cipó se reproduz vegetativamente, se espalhando pelo vaso como uma Utric.

Citação:
3) Essas G. aurea do Cipó diferem muito das 'daqui do sul'?

Em termos de morfologia, acredito que não. Eu nunca vi uma planta do Sul ao vivo, mas acho que, no máximo, elas são mais baixas e robustas...
A única forma diferente de aurea que consigo diferenciar bem é a forma de Goiás, que tem as flores maiores, de cor um pouco diferente e em menor número... mas quem entende bem de Genliseas é o Fernando, que acabou de publicar a filogenia (olha a propaganda... rsrsrs)

Citação:
4) fiquei curioso quanto às plaquetas na última imagem das belíssimas
Sophronitis brevipedunculata, a que serviam?
O ponto onde essas plantas crecem (que é segredo :roll: ) é bastante estudado, e essas placas provavelmente são de algum estudo que estava sendo desenvolvido com essas plantas, talvez relacionado à frequencia de polinização...

Felipe, na verdade, a espécie utilizada nos híbridos para dar a cor vermelha é Sophronitis coccinea, que tem as flores com melhor forma e tamanho.

Adilson, tenho algumas fotos de O. spilopterum de uma viagem anterior, inclusive acho que elsas estão até melhores, pq a câmera não estava com a lente suja daquela vez... :oops:
MAs sobre a câmera, uso um modelo beeeeem antigo, uma Sony W7. MAs tenho planos de trocá-la em breve pela HX1...

Também achei que fosse Cipocereus, mas são tantos (...)cereus no Espinhaço que fica difícil chutar... :lol:

Citação:
Aliás, a última é mto mais parecida c/ G.uncinata.

A qual virá muito em breve... ou não! :twisted:

Pão de queijo rulez!!!! :lol: :lol:

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

17.06.2010(Qui)22:59
Destaque

Mensagem 
Fernando, pois é né, mas a gente costuma andar e conhecer mais onde esta acostumado a ir. Mas tenho planos de ir ao cipó em breve.

Aliás queria pedir um tópico com relação ao artigo do Fleischmann sobre as genlisea, tipo para explicar os resultados em linguagem mais de gente nao-geneticista como eu :lol: :lol: :lol:

Paulo. lente suja ou não as fotos estão ótimas. Tb quero ir no cipó para ver esse oncidium que dentre os terrestres brasileiros é um dos mais bonitos.

Com relaçao as cameras, a pouco menos de um mês atrás eu comprei para mim uma HX1, que é a que eu usei para tirar as fotos dos meus ultimos posts. Ela é uma camera muito boa, tem a facilidade de configuração tipica das sony e tem uma plasticidade melhor pra combinar iso - abertura - velocidade com zoom ou macro. MAS ela tem um porém com relação as sony antigas como a sua. O sensor CCD das antigas é BEM melhor. A HX1 granula MUITO mais do que as antigas, especialmente nas resoluções e configurações de iso altas. você vai estranhar isso nos primeiros dias que estiver com ela e vai apanhar um tanto fuçando configuração para minimizar esse problema. Mas é uma ótima camera apesar desse detalhe.

Um abraço

Adilson

18.06.2010(Sex)0:08
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
... Além dessas, também vimos as amarelas G. aurea ... Com suas folhas numerosas envoltas por uma mucilagem transparente ... A qual, suspeita-se, sirva como proteção contra o ressecamento, além de proteger contra predadores ...
Rapazzzz!!! Que planta maravilhosa!!!
Fernando, será que ela viveria bem submersa em aquário???
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

18.06.2010(Sex)8:22
Site Admin

Mensagem 
Citação:
Acho que é possível manter U. amethystina nessas condições, sim. Em casa eu mantenho duas formas, uma branca, que se comporta como perene e até gosta de um pouco mais de água e cresce até bem no meio do sphagnum; e uma forma lilás pequena, que prefere vasos mais altos e se comporta como anual...
Ah, lembrei, tem uma terceira, amarelinha, que também é anual e prefere solos mais secos...

Vou tentar dessa 'mais perene' então, é o que posso fazer no momento, nada de cuidados diferenciados.

Citação:
Não, é um pouco diferente. As plantas de Couto de MAgalhaes formam rosetas com várias folhinhas mais estreitas, enquanto tanto a violacea do Cipó quanto a sp. Cipó tem poucas folhas e essas são mais largas. Além disso, a violacea do Cipó se reproduz vegetativamente, se espalhando pelo vaso como uma Utric.

Lembro da G. sp. 'Cipó' que fez intercâmbio com as pings, heliamphora e D. graomogolensis aqui em casa, lembra? Achei muito parecida com as
G. violacea que tenho aqui (estão com flores, as danadas), interessante essa história de outra G. violacea ser menos parecida com a minha que a
tal sp. 'Cipó', nunca vou entender esses taxonomistas :lol:

Citação:
Em termos de morfologia, acredito que não. Eu nunca vi uma planta do Sul ao vivo, mas acho que, no máximo, elas são mais baixas e robustas...
A única forma diferente de aurea que consigo diferenciar bem é a forma de Goiás, que tem as flores maiores, de cor um pouco diferente e em menor número... mas quem entende bem de Genliseas é o Fernando, que acabou de publicar a filogenia (olha a propaganda... rsrsrs)

Quando eu voltar a uma vida relativamente normal te envio uma, não consegui sementes, mas elas têm muitiplicado as rosetas.

Novamente obrigado por divulgar as imagens e pelas respostas, aguardo mais imagens, das droseras claro. :D

18.06.2010(Sex)11:53
Moderador

Mensagem 
Tô sem tempo de uma resposta maior neste momento, mas só queria corrigir algo antes q aumentasse:

Citação:
Lembro da G. sp. 'Cipó' que fez intercâmbio com as pings, heliamphora e D. graomogolensis aqui em casa, lembra? Achei muito parecida com as G. violacea que tenho aqui (estão com flores, as danadas), interessante essa história de outra G. violacea ser menos parecida com a minha que a tal sp. 'Cipó', nunca vou entender esses taxonomistas

Carlos, vc tá confundindo tudo!! A coisa é bem simples: G.violacea é G.violacea e G.sp.Cipó é G.sp.Cipó, OK????

G.sp.Cipó é mais aparentada e parecida com G.uncinata. PONTO.

G.violacea é bem variável de um local pro outro e possivelmente inclui várias espécies ou subespécies. PONTO.

G.violacea, G.uncinata, G.lobata, G.sp.Cipó, G.sp.Itacambira, G.sp."giant", todas pertencem a uma subdivisao de Genlisea chamada seção Tayloria (isto é, sao mais aparentadas entre si do q com outras Genliseas).

Acho q acima o Paulo estava apenas dizendo q as FOLHAS de uma eram mais parecidas com a de outra, ele não tava falando de parentesco, OK???

Tá claro agora?

Abs, Fernando

18.06.2010(Sex)12:27
Site Admin

Mensagem 
Carlos, tudo OK???? escreveu:
... Achei muito parecida com as G. violacea que tenho aqui (estão com flores, as danadas), interessante essa história de outra G. violacea ser menos parecida com a minha que a tal sp. 'Cipó', nunca vou entender esses taxonomistas

Fernando escreveu:
Carlos, vc tá confundindo tudo!! A coisa é bem simples: G.violacea é G.violacea e G.sp.Cipó é G.sp.Cipó, OK???? :)

Siiiiiiiiiiiimmmmmm, eu entendi Fernando, sério, ví o artigo. :wink:
O que mencionei é que as plantas apresentam algumas caracteristicas distintas que as aproximam (flores)
e outras que as afastam (rosetas e 'runners' como as utricularias em geral) e isso me confunde (sempre :D ),
adicionada uma piada com os taxonomistas ...
... talvez a piada não ficou clara

Um abraço e bom final de semana!

18.06.2010(Sex)14:15
Moderador

Mensagem 
Citação:
O que mencionei é que as plantas apresentam algumas caracteristicas distintas que as aproximam (flores)
e outras que as afastam (rosetas e 'runners' como as utricularias em geral) e isso me confunde (sempre)

Nada diferente do q ocorre com animais -- ou até mesmo entre pessoas diferentes. ;)

Abs, Fernando

19.06.2010(Sáb)3:17

Mensagem 
Parabéns pelas fotos Paulo.
A serra do cipó é um paraíso, aliás, mais um em MG.
Impressionante as Sophronitis crescendo nas Vellozias. Muito lindas!
abraço
Léo

19.06.2010(Sáb)18:59
Moderador

Mensagem 
Fala Paulo!
Fotos sensacionais! Quando pretende voltar lá?
[ ]

www.biophotos.com.br

10.07.2010(Sáb)21:27
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo