Autor |
Mensagem |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Samoied (Adilson Peres) escreveu: ... Agora qual a diluição e concentração que é recomendada?
qual o ph final que voces ja conseguiram? Eu pedi a um amigo que trabalha com farmácia de manipulação. Ele preparou acido clorídrico a 10%. Acrescento as gotas necessárias para deixar a água com pH em torno de 7.0, ou seja, neutro.
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
01.08.2007(Qua)19:02 |
|
 |
ismael
Destaque
Registrado em: 09.09.2006(Sáb)22:16 Mensagens: 595 Localização: mato grosso do sul
|
Miguel Pandini escreveu: Samoied (Adilson Peres) escreveu: ... Agora qual a diluição e concentração que é recomendada?
qual o ph final que voces ja conseguiram? Eu pedi a um amigo que trabalha com farmácia de manipulação. Ele preparou acido clorídrico a 10%. Acrescento as gotas necessárias para deixar a água com pH em torno de 7.0, ou seja, neutro. qual seria a quantidade de gotas deste produto para um litro de água Miguel?
_________________ Abraços, ISMAEL MARINHO BENITES Colecionador de Plantas Carnívoras
|
01.08.2007(Qua)21:27 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
ismael escreveu: ... qual seria a quantidade de gotas deste produto para um litro de água Miguel? Bem, ainda estou usando o produto "Alcon Acid", que está bem no fim. Este, aplico 20 gotas num reservatório de 40 litros d'água para ficar neutro. Com o produto manipulado, terei que rever a quantidade, testando pH final. Farei isso em breve, ainda nesta semana. Abraço!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
01.08.2007(Qua)22:30 |
|
 |
curuja_Biotec
Registrado em: 16.07.2007(Seg)22:38 Mensagens: 41 Localização: Muzambinho MG
|
 àgua
Amigos, a água com certeza é um fator muito importante para o cultivo das nossas PC, como prometi fui a procura de resposta para as seguintes duvidas de todos aqui no forum:
O pH ideal para o cultivo??? O pH ideal para plantas comuns fica em torno de 6,5 e segundo uma pessoa que trabalha em uma empresa q faz o cultivo comercial de flores, o pH ideal para as PC é 5,5 à 6,0.
Se deixar a agua em descanso o Cloro e o Fluor volatiliza??? Sim, segundo um quimico a agua em descanso é uma ótima alternativa para retirar o Cloro e o fluor, pois estes dois elementos estão entre os mais volateis dentre os elementos quimicos!!
Se não for possivel utilizar agua destilada é só deixar um balde descansar por 7 dias ao ar livre q está resolvido o problema. Seria ideal tbm regular o pH desta água com HCl (1 molar) em 5,5 para favorecer o desenvolvimento das plantas.
Mais alguns problemas de cultivo resolvido!!
abs a todos amigo do forum...
_________________ Paulo Vinícius - CURUJA curujamuz@gmail.com MUZAMBINHO - MG RIBEIRÃO PRETO - SP
Docente Biologia Dicente Mestrado em Biotecnologia
|
02.08.2007(Qui)22:54 |
|
 |
Liza
Site Admin
Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00 Mensagens: 1076 Localização: Belo Horizonte, MG
|
Miguel Pandini escreveu: ismael escreveu: ... qual seria a quantidade de gotas deste produto para um litro de água Miguel? Bem, ainda estou usando o produto "Alcon Acid", que está bem no fim. Este, aplico 20 gotas num reservatório de 40 litros d'água para ficar neutro. Com o produto manipulado, terei que rever a quantidade, testando pH final. Farei isso em breve, ainda nesta semana. Abraço! Amigos, antes de fazer a correção do pH, é necessário usar um teste de pH, pois cada cidade tem um pH diferente ;) Então em algumas cidades a pessoa vai usar o Acid (da marca alcon), mas em outras cidades ela pode ter que usar o basic (para fazer o pH subir ao invés de descer) Mesmo que 2 cidades tenham pH alcalino, é necessário fazer o teste de pH (pois a água de uma região pode ser mais alcalina que outra) ;) O teste de pH é encontrado em qualquer loja de aquarismo. Existem muitas, acho que o mais barato é em torno de R$ 5,00.
_________________ Liza Kamei
|
02.08.2007(Qui)23:22 |
|
 |
curuja_Biotec
|
Citação: Amigos, antes de fazer a correção do pH, é necessário usar um teste de pH, pois cada cidade tem um pH diferente ;)
Então em algumas cidades a pessoa vai usar o Acid (da marca alcon), mas em outras cidades ela pode ter que usar o basic (para fazer o pH subir ao invés de descer)
Mesmo que 2 cidades tenham pH alcalino, é necessário fazer o teste de pH (pois a água de uma região pode ser mais alcalina que outra) ;)
O teste de pH é encontrado em qualquer loja de aquarismo. Existem muitas, acho que o mais barato é em torno de R$ 5,00. Isso ai Lisa, muito boa!!! Só acho meio dificil ter q regular o pH da água para cima pois o pH ideal é de 5,5 e esse pH é bem baixo!!! Lembrando q a escala de pH é logaritimica ou seja 5,9 é 10 x mais acido q 6,9, 4,9 100 x mais ácido q 6,9, 3,9 1000 x mais ácido q 6,9........... o ideal é mandar manipular o ácido cloridrico (HCl) á 1 molar em farmácia de manipulação para ajuste do pH... (mais barato e eficaz!!!!) abss...
_________________ Paulo Vinícius - CURUJA curujamuz@gmail.com MUZAMBINHO - MG RIBEIRÃO PRETO - SP
|
02.08.2007(Qui)23:44 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Coruja, Liza e outros
Testei o acido cloridrico da marca Alcon Acid ( $$$ 3 pilas). Consegui baixar o ph dos 6 litros do reservatório da minha calha de inundação (so minha maquina fotografica voltar do conserto e terão uma reportagem dela!!!) pra aproximadamente 5,0. Também adicionei um pedaço de xaxim curtido (envelhecido, ma non troppo) ao tanque pra ajudar nisso. Acho que agora tenho o ambiente ideal para a maioria das carnivoras que eu conheço.
Gostaria de agradecer a todos pelas dicas ^^
Um abraço
Adilson
|
08.08.2007(Qua)18:33 |
|
 |
curuja_Biotec
|
 Resposta
Adilson, fico feliz q estão tendo utilidades discuções que estão sendo proposta aqui no forum.
Acredito q o pH 5,0 é baixo para as PC o ideal estaria entre 5,5 a 6,0!!!
abss...
|
08.08.2007(Qua)21:36 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
 Sobre a água da torneira...
Olá a todos! Gostaria de sugerir a leitura de um artigo meu, que foi publicado num site de aquarismo doce nos anos 90, e que hoje está disponível no meu site pessoal em construção ( http://www.intercol.com.br/mpandini). Tem alguma coisa sobre o cloro e o pH, que talvez possa esclarecer as dúvidas de alguns. A água de torneiraBoa leitura!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
09.08.2007(Qui)9:48 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Paulo (Curuja), conversei hoje com um lojista que entende muito de aquariofilista e ele me confirmou um ponto grave em utilizar cano de cobre para a destilação... o Cobre!!! Uma solução para o problema que ele sugeriu foi utilizar uma serpentina de vidro. A propósito a água deionizada em Curitiba (Aquabetta) está custando R$ 0,40. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
15.08.2007(Qua)0:43 |
|
 |
|