Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)8:14

Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Cultivo de Nepenthes 'highlanders' no Brasil 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Cultivo de Nepenthes 'highlanders' no Brasil
Olá pessoal,

Abri este tópico no intuito de saber dos amigos foristas se é possível adaptarmos determinadas espécies de Nepenthes 'highlanders' ao nosso clima brasileiro, obviamente sem gastarmos fortunas com estufas ou terrários climatizados para tal.

Creio que exista 'highlanders' menos exigentes quanto a temperatura máxima durante o dia e a famosa queda absurda de temperatura a noite. Um exemplo disso é a N. ventricosa, uma 'intermediate/highlander' que se dá relativamente bem por aqui, vejo algumas pessoas cultivando N. fusca também.

Sei que seria impensável o cultivo de N. rajah ou N. villosa dessa maneira, essas consideradas 'ultra-higlanders', mas e quanto a outras não tão ultra assim... :D quem sabe N. ephippiata, N. eymae, N. lowii, N. ovata?

Algum cultivador mais experiente arriscaria a importação dessas espécies? Ou seria melhor mantermos nosso foco nas 'lowlanders' mesmo?

Abraços,
Alex Moura.

18.08.2008(Seg)19:09
Destaque

Mensagem 
Olha minha modesta opinião :lol:
Acho que seria INCRIVEL termos em nosso cultivo por exemplo uma N. lowii, sem se preocuparmos com as quedas absurdas de noite, tirando a alta umidade do ar(em algumas especies chega a ter 100%).
Pena que nosso clima não disponibiliza isso...mais acho que temos que continuar tentando, e adquirindo esses exeplares, e tentando pelomenos a "ajeita-lo" ao nosso clima.
Pena que cada exemplar desse custa uma fortuna $$$$$$$$$$ :shock:
E no caso de morte da planta é dinheiro jogado fora!
Não sei se falei besteira ou não, mais que ter uma N. lowii ou uma N. rajah em nossa casa, seria incrivel....

Abraços

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

18.08.2008(Seg)19:21
Destaque

Mensagem 
Eu gostaria muito de opnar positivamente, mas nem a N. ventricosa se dar bem por aqui :(

18.08.2008(Seg)20:45
Destaque

Mensagem 
Prefiro não arriscar para não perder dinheiro.

Minha Growlist

18.08.2008(Seg)21:08

Mensagem 
eu compraria mesmo que foce pra perder dinheiro! tudo na tentativa de manter ! não sou nenhum experiente no assunto se alguem for e tem medo de perder dinheiro tentanto e pq e mao fexada ehhehehehe! eu inesperiente eu animaria tentar so não compro pq não axo pra vender se alguem souber algum lugar pode me avisar ! obrigado!

19.08.2008(Ter)12:17

Mensagem Cultivo de nepenthes highlanders no Brasil
Alex,

Eu topo investir na aquisição dessas espécies. Contudo, qual é o caminho para a importação, pois sabemos que a burocracia alfandegaria é um longo e penoso caminho. E, ainda, corremos o risco de perder as plantas por decisão de algum funcionário da Vigilância Sanitária Agropecuária (Ministério da Agricultura).

Talvez, consigamos alguma coisa na Argentina.

19.08.2008(Ter)12:54
Destaque

Mensagem 
Apesar de eu preferir as droseras nativas...
Se eu fosse um nepentheiro nato, e quisese essas plantas.
Eu preferiria investir na criação de um ambiente agadavel a elas (mega estufas, terrarios..) antes de adquirir os especimes. Mas, todavia, porem, contudo, seria de bom grado começar pelas intermediarias, pois requerem um investimento menor, e seriam um bom teste de adaptação local.

Abraços e boa sorte

Minha Grow List

19.08.2008(Ter)13:23
Destaque

Mensagem 
Citação:
Apesar de eu preferir as droseras nativas...
Se eu fosse um nepentheiro nato, e quisese essas plantas.
Eu preferiria investir na criação de um ambiente agadavel a elas (mega estufas, terrarios..) antes de adquirir os especimes. Mas, todavia, porem, contudo, seria de bom grado começar pelas intermediarias, pois requerem um investimento menor, e seriam um bom teste de adaptação local.

concordo com o pereira, para envestir nas neps. 'highlanders' , o melhor seria darmos condições de clima parecido ao natural com estufa climatizada para não haver o riso de perdemos a planta, agora que tiver $ sobrando pode tentar sem estufa, afinal quem não gostari de ter uma rajad em casa!

Editado pela última vez por nivaldo falcao em 19.08.2008(Ter)13:51, em um total de 1 vez.

19.08.2008(Ter)13:49
Destaque

Mensagem 
a questão é o clima do Brasil que varia bastante com a região, pois no sul e nas regiões serranas possivelmente daria para cultivar tais especies :wink:
ah! ja exite em cultivo no brasil N. lowii :wink:

19.08.2008(Ter)13:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
garcia bonsai escreveu:
...mais acho que temos que continuar tentando, e adquirindo esses exeplares, e tentando pelomenos a "ajeita-lo" ao nosso clima...

Discordo.
As neps são plantas adaptadas ao seu habitat há milhões de anos, e jamais alguém conseguirá "ajeitá-las" a condições adversas.
Quem estiver pensando em cultivar neps "higland" pode ir se preparando para investir pesado em estufas climatizadas, ou simplesmente vai amargar prejuízos e desgostos com elas...
Ah... E gostaria de lembrar: está fazendo exatamente um ano que minha N. ventricosa produziu o último jarro...

MIGUEL ANGELO PANDINI

19.08.2008(Ter)14:48
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo