Nepenthes truncata oq está acontecendo???
Bom dia a todos!!
Bom tenho um nepenthes truncata que veio do Ono! de uns 2 meses pra ca ela começou formar folhas estranhas!
em principio achei que eram acaros. mas ela esta junto com varias outras plantas tudo no mesmo ''terrario'' so ela deu esse tipo de problema! mas não descarto essa possibilidade!
Ela veio do Ono no plantada em sphagnum puro, entao estava enxarcando d++ entao axei que poderia ser agua d+ mudei ela de vaso e fiz uma mistura de substrato diferente na propoçao de 1:1:1 perlita, shagnum, fibra de xaxim, a drenagem ficou muito boa! pouco dpois da mudança ela secou 2 jarros das folhas boas!
agora vamos a foto!! as folhas com os circulos azuis eram quando ela estava formando folhas boas!!
as de vermelho quando começou a ficar estranha (observem o formato, ficou afinalada bem diferente da forma da folha boa)
e a circulada em branco e a folha que formou apos a mudança de substrato parece ter dado uma melhorada mas ainda sim continua estranha! e alguo que não mudou foi a formaçao de jarros mesmo folhas estranhas estao formando jarros normais!

e pra finalizar tenho visto essas folhas estranhas não so na minha planta conheco 2 pessoas que tb tem truncatas e elas tb tem essas folhas estranhas! a pergunta e : oq seria isso? acaros? agua d++? ou nenhum dos 2???
abixo e a foto original sem os criculos para que possam olhar melhor caso tenham duvidas! e isso ae grande abraço!! Luiz Costai!