Aê, pessoal! Obrigado pela torcida!!
Pedro Emidio escreveu:
Miguel,
achei sua N ventricosa "mini" mto parecida com N talangensis e a sua N sp parecida com N mirabilis.
vc tem muito mais estrada do que eu.. são só palpites.
Abraço,
Pedro Emidio.
Ôpa! De fato, essa primeira parece mesmo a tal
N. talangensis, mas a minha planta aqui só formou uns poucos jarrinhos "upper" e ainda não dá para a gente afirmar nada por enquanto! Sobre a segunda, se vc se refere à 'Pioneira', eu não descarto qualquer possibilidade. Só acho que ela tem jarros "lower" muito pequenos para uma
N. mirabilis. Mas, nunca se sabe...
Pedro Batalha escreveu:
Uau Miguel!!! Já ia te mandar uma MP, perguntando como estavam indo as estacas!!! Demais!!! Essa planta é muito linda mesmo! E fiquei impressionado pelo fato dela já ter lançado um jarro...!!! Estou muito orgulhoso aqui. Parabéns por tudo!
Ei, Pedro! Esquece essa coisa de "estacas"...

Elas agora já são
plantas, e de fazer inveja! Vc é que está de parabéns por tê-las produzido tão bem!

E o meu clima aqui caiu como uma luva pra ela!!
Alex Moura escreveu:
Caramba! Belos pitchers! Gostei muito da N. khasiana, aqui ela nunca coloca jarros bonitos, são sempre pequenos e feios...
Acho que eu também já tenho um palpite para a N. "Horribilis". Conheço muito bem esta Neps!
Oi, Alex! De fato, parece que a minha
N. khasiana se desenvolve diferente das do pessoal do forum. Ainda estou estudando a fundo o comportamento e o cultivo dessa neps... Sobre a 'Horribilis', já tenho quase certeza...
Carlos Rohrbacher escreveu:
Fala Miguel,
eu te disse que ela precisava de calor, está muito bem aí com o teu excesso de cuidados
Aquela N. alata que você me enviou está cheia de jarros lá em Jaraguá, onde é quente e úmido (estou 'em off', nas PCs de S. Bento, frio e úmido).
Um abraço.
Beleza, Carlos! Ela é de fato um híbrido de duas "lowland" bem radicais... Falta muito pouco para eu ter a confirmação disso... E eu tinha certeza que a
N. alata iria se dar bem aí!
dion escreveu:
Ola
Adorei a foto da aranha, muita bonita.

Eita! Valeu!
Ela estava numa posição excelente para ser fotografada!
Lucas Laroc escreveu:
Miguel, você tem tipo um lago em baixo das neps?? tem uns alfaces d'água (é esse o nome?) em baixo da nep na foto fiquei curioso!
Eita garoto observador!
De fato, faltou eu apresentar para vocês o novo local que preparei para elas... Eu o chamo de "recanto II", e ficou extremamente adequado para as minhas neps "lowland" pouco exigentes.
Fica num local parecido com o do outro recanto, só que aqui pega justamente o sol da manhã, filtrado por sombrite 50%. Coloquei 8 plantas suspensas por cabos, de forma semelhante ao recanto antigo. E as demais ficam sobre dois tabuleiros de madeira, que foram colocados apoiados em cima de duas caixas d'água de 500 litros cada, que eu uso há anos para cultivar algumas plantas aquáticas e palustres a céu aberto. Além das alface-d'água, tenho alguns aguapés e outras flutuantes nesses dois tanques. Vejam imagens do local, com detalhes da montagem (dá para ver parte da minha mini-estufa de neps em adaptação, e o umidificador com o vaso da minha Cephalotus no seu "retiro de verão", na parte inferior, além de algumas sarras):


E aproveitando a oportunidade, mais algumas imagens do meu cultivo:
N. globosa x khasiana (do Fábio Santos):Ainda produzindo jarros bem pequeninos, mas já com algum colorido. Dá para perceber um certo "degradê", com a parte superior quase branca partindo para um vermelho bem vivo na parte de baixo. Essa promete!
N. X mixta:Mais um "lower" bem saudável, apesar de pequeno:
N. 'Yatomi':Mais um jarrinho dos bons, mas ainda com menos de 10 cm:
N. 'Accentual-Koto':Fiquei devendo uma imagem da planta inteira:
N. madagascariensis:Uma foto da planta inteira, ainda sem nenhum jarro. Mas, houve uma modificação radical no método de cultivo dela: agora estou usando um prato sem furos embaixo do vaso, deixando o substrato e todo o conjunto encharcado, como é descrito o habitat dela nas montanhas de Madagascar. Além do musgo superdesenvolvido (compare com os dos outros vasos em volta), as folhas dessa neps dobraram de tamanho depois disso:
N. X chelsonii:Aqui, três (isso mesmo: três) jarros se formando ao mesmo tempo, animados pela alta umidade e calor!
N. albomarginata:O mais novo jarrinho "lower", todo encharcado depois de mais uma chuvarada "torrencial" (reparem na cor alaranjada do colarinho, talvez por causa dos respingos):

E, por fim, no mesmo quadro três vigorosos jarros “upper”, no “recanto I” – da esquerda para a direita,
N. spp. ‘Pioneira’,
N. maxima e
N. khasiana x X
mixta:

Até a próxima!