Re: P. esseriana e P. weser (P. moranensis x P. ehlersiae)
RTGR escreveu:
1) P. esseriana - Ela veio super pequena, mas saudável.... (aprox 1cm raio)... É deste tamanho mesmo ou se eu colocar em um vaso maior ela fica maior?
Acho que ela está num tamanho razoável, especialmente se foi recém-adquirida... Se ela se adaptar bem aí, ela crescerá e ficará bem bonita e poderá, inclusive, te dar várias filhotas. Eu não trocaria de vaso. Ao menos não agora... Acredito que o vaso original dela está de bom tamanho para uma planta. Caso depois outros brotinhos surjam e queira e você queira aumentar a área de cultivo aí, você quem sabe...
Citação:
2) P. weser - Chegou do correio desplantada e com quase todas folhas soltas.... replantei a parte principal da planta (raiz e 3 folhas que estavam juntas no vaso original e as folhas soltas (umas 8) fiz como li aqui no forum e plantei no mesmo vaso..... queria só saber se tá certo....
Nunca tive essa espécie, então não posso opinar baseado em experiência própria, mas se isso acontecesse comigo, faria a mesma coisa... Estou torcendo para que as mudinhas não morram...
Citação:
3) Troco o vaso das 2 e das mudas?
Eu não mudaria... esperaria elas se recuperarem da viagem e se adaptarem ao novo meio antes de pensar em qualquer manipulação que as plantas possam sentir...