Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)8:09

Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Flor e Identificação: Nepenthes. 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Flor e Identificação: Nepenthes.
Olá pessoal, minha primeira Nepenthes, uma maxima, que adquiri mês passando está com flor, abaixo algumas fotos dela:

Imagem

Imagem

Imagem

E agora, quero que ajudem na identificação dessas duas. Comprei elas hoje, ao meu ver estão bem saudáveis e bonitas.

Neps. 1

Imagem

Ascídeo

Imagem

Peristômio

Imagem

Neps. 2

Imagem

Ascídeo

Imagem

Ascídeo de outro ângulo

Imagem

Uma foto das três juntas.

Imagem

Agora uma dúvida. Não sei a Nepenthes maxima é difícil de produzir ascídeos, faz um mês que tenho ela e nada de sair um novo jarro. De todos que vieram com ela apenas um estava em bom estado, os outros estavam todos secos. Hoje, seu jarro que estava em condições boas também está seco e alguns estão começando a ficar preto, acho que é apodrecimento mesmo. Toda vez que jogo água em seu substrato sai uma água suja embaixo, de coloração amarela bem forte. Assim que coloquei minhas novas Neps. no varal hoje, joguei água em seu substrato porque ambos estavam secos. Percebi que a água que estava saindo embaixo do vaso estava limpida e depois joguei água no subs. da maxima e saiu aquele caldo amarelo. Provavelmente o problema dos jarros secarem deve ser o solo né? Se concordarem com o que disse vou esperar ela terminar a floração e trocar seu substrato. E a última dúvida, os jarros da N. maxima são grandes? O maior jarro da Neps. nova tem cerca de 20cm, enquanto os vasos secos da maxima devem ter 1/3 desse tamanho.

Bom, é só. Espero que gostem das fotos.

Abraços a todos.

28.02.2009(Sáb)16:19
Destaque

Mensagem 
A segunda nep, lembra uma N. mixta...

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

28.02.2009(Sáb)16:31
Moderador

Mensagem Maurício Ervilha
Sobre a identificação vou passar a bola.

Agora a água amarela do seu substrato aí, é tanino, isso provavelmente é o que está impedindo o desenvolvimento da sua planta, talvez se tentar jogar água por muito tempo no substrato, lavando ele, a planta dê uma melhorada, mais o ideal mesmo é trocar o mais rápido possível esse substrato.

Veja também se essa água amarela que está saindo não tem cheiro de podre, pois pode ser um substrato sem nenhum tratamento para eliminar o tanino, o que pode matar rapidamente sua planta, pois o substrato fermenta, aquece e queima as raizes dela.

Boa sorte.

Abraço.

28.02.2009(Sáb)16:50
Destaque

Mensagem Floração
Maurício,
Sua N. maxima é masculina.
Vc deve acrescentar esse dado na sua growlist para facilitar uma possível troca de polen.
Uma das suas plantas parece com N anamensis.
As 03 estão muito belas.
Abraço,
Pedro.

28.02.2009(Sáb)19:13
Destaque

Mensagem 
Belas plantas!
A maioria das N. maxima que encontramos no Brasil é macho. Ainda não sei de nenhuma planta femea desta especie no Brasil.
A segunda planta é uma N. anamensis com jarros uppers
A terceira é um hibrido de N. mista x N. khasiana.
abs.

28.02.2009(Sáb)19:56
Destaque

Mensagem 
Bode: A rega comum que faço é 700ml de água +/- mas uma vez por semana eu jogo 2L e continua saindo amarela. Assim que acabar a floração troco o substrato. Aliás, qual melhor composto indicado para Neps? Ah, e o substrato dela é composto por xaxim aparentemente e não tem nenhum sphagnum em cima do vaso.

Pedro: É Macho mesmo, o difícil é encontra uma fêmea né. O Fernando Rivadavia comentou comigo que a maioria das Neps. maxima vindas para o Brasil são machos. Quem sabe ainda não acho o par para ela um dia :lol: Obrigado pelo elogio e pela identificação.

Marcos: Será que a do Miguel Pandini é macho também? Obrigado pela identificação. Ambas são de fácil cultivo pelo jeito né? E sobre a minha maxima, não sei se você leu, mas se puder ler fico agradecido. É o que o Bode disse mesmo né?

Obrigados a todos.

Abraços

Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 02.04.2009(Qui)17:42, em um total de 1 vez.

28.02.2009(Sáb)20:26
Moderador

As pc's em geral gostam de susbtrato composto por sphagnum puro, agora se o substrato dela é composto por xaxim, então ele vai continuar soltando essa cor amarelada por um longo tempo, o ideal é você retirar ele e deixar de molho em água pura por um longo tempo, trocando a água pelo menos uma vez por semana, pra depois desse longo tratamento de retirada do tanino, poder usar ele em algum outro substrato.

Tenho mudas de N. alata e N. albomarginata em 70% sphagnum e 30% areia.

Boa sorte.

28.02.2009(Sáb)20:43
Destaque

Mensagem 
Maurício Ervilha escreveu:
Aliás, qual melhor composto indicado para Neps? Ah, e o substrato dela é composto por xaxim aparentemente e não tem nenhum sphagnhum em cima do vaso.

Maurício;

Tenho feito vários testes e aqui na minha região o substrato que tem melhor desempenho no crescimento das Nep`s é o pó da fibra de côco, pura ou misturada com areia. Tenho notado que o crescimento tem sido muito maior que com o sphagnum.

Minha Growlist

28.02.2009(Sáb)22:01
Destaque

Mensagem Re: Maurício Ervilha
Bode escreveu:
As pc's em geral gostam de susbtrato composto por sphagnum puro, agora se o substrato dela é composto por xaxim, então ele vai continuar soltando essa cor amarelada por um longo tempo, o ideal é você retirar ele e deixar de molho em água pura por um longo tempo, trocando a água pelo menos uma vez por semana, pra depois desse longo tratamento de retirada do tanino, poder usar ele em algum outro substrato.

Tenho mudas de N. alata e N. albomarginata em 70% sphagnum e 30% areia.

Boa sorte.

Bode, se eu ferver esse xaxim ele poderia ser reutilizado? Minha mãe tem uns xaxins antigos aqui, eu poderia ferver eles e usar nas Neps. sem correr risco com esse tanino?

Citação:
Maurício;

Tenho feito vários testes e aqui na minha região o substrato que tem melhor desempenho no crescimento das Nep`s é o pó da fibra de côco, pura ou misturada com areia. Tenho notado que o crescimento tem sido muito maior que com o sphagnum.

Ivaldo, aqui eu plantei algumas Droseras e Dionaeas com Fibra de coco + Sphagnum e elas se desenvolveram muito bem, ultimamente tenho plantado algumas em pó de xaxim + areia + sphagnum o que também resultou em bons resultados. Usar pó de xaxim + areia + sphagnum para a Neps. daria certo?

Abraços e obrigado.

Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 02.04.2009(Qui)17:44, em um total de 2 vezes.

01.03.2009(Dom)0:59
Moderador

Se ferver o xaxim você vai acelerar o processo de eliminação do tanino, mais não sei se conseguirá eliminar por completo, quem sabe fervendo ele por um longo tempo e trocando a água de fervura várias vezes você consegue.

Quanto aos vasos da sua mãe, você pode utilizar sim, sem problema, só dê uma boa fervida no xaxim, pois ele sendo velho pode não ter tanino, no entanto pode ter fungo, bactérias e até algas que prejudiquem o desenvolvimento das suas plantas.

Abraço.

01.03.2009(Dom)10:02
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo