Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)13:20

Responder  [ 5 mensagens ] 
 Dúvida :S 
Autor Mensagem

Mensagem Dúvida :S
Pessoal, adquiri uma Nepenthes mikei recentemente, e ainda não percebo muito do seu cultivo...

É que ela já deu 2 folhas novas, mas não desenvolvem jarro. Ela está dentro de uma miniestufa, e eu borrifo todos os dias, ficando a estufa toda embaciada, com altos niveis de umidade.

Outra coisa: Ela veio com 3 jarros formados e 1 acabadinho de formar. Os que já estavam crescidos já estavam a secar e agora estão todos castanhos, mas moles e caídos.

Ainda não percebi como se formam os jarros: Primeiro nasce a folha e depois começa a crescer um jarro na ponta, com ela já formada?? Ou quando a folha sai do centro da planta já traz um jarrinho semi-formado, que nem uma sarracenia??

São estas as minhas duvidas, desculpem se forem muito "estupidas", mas sou principiante nas neps.

cumps,

Rafa :wink:

22.03.2009(Dom)8:02
Destaque

Mensagem 
Oi Rafa,
As Nepenthes formam as folhas primeiro e depois nas pontas delas começam a crescer os jarros.
Não sei quais as condições que você cultiva ai mas cuidado para não deixar muito tempo no escuro.
Qual a temperatura e a umidade agora?
Abs,

22.03.2009(Dom)8:12

Mensagem 
Olá Rafa! Aonde você comprou a Nep? Tem chance que a floricultura tenha vacilado (colocado adubo, ou deixado água demais no prato e as raizes apodreceram)?

Não sei se a coisa é geral, mas na Alata que eu tenho, as folhas nascem com uma ponta marrom, e só depois que a folha estiver bem formada é que o jarro começa a se desenvolver a partir daquela ponta escura.

Abraços!

22.03.2009(Dom)8:19

Mensagem RE:
Obrigado pelas respostas. Já estou esclarecido quanto ao desenvolvimento dos jarros, mas no meu caso as pontas são esbranquiçadas.

Aqui a temp está amena (por exemplo, hoje esteve 18º, e dentro da estufa devem fazer uns 22/23º), a umidade é bastante alta, já que borrifo constantesmente, e a nep está num substracto de turfa + perlite, 1:1.

Vou aguardar uns tempos, como ela ainda é jovem (20 cm de diametro no máximo, com 7-8 folhas)

Já agora, a planta foi encomendada do site czplants.com, por isso não sei se os cuidados eram os melhores. Mas adaptou-se bem, já que já abriram 2 folhas novas bastante vigorosas.

cumps,

Rafa :wink:

22.03.2009(Dom)19:05
Destaque

Mensagem 
Olá Rafa ! a temperatura parece estar funcional, mas seria bom se vc conseguisse medir a umidade...

23.03.2009(Seg)19:15
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 5 mensagens ]