Re: N. gracillima fotos de Daniel Souza
Daniel Souza escreveu:
Olá Pessoal
A Nepenthes gracillima é uma highlander mesmo?
Segue fotos de um exemplar que cultivo, o qual aparentemente esta se desenvolvendo bem com sol direto por cerca de 4 horas e umidade de 70%. (Sempre ouvi falar nas dificuldades das highlanders em soltar anforas, pelo vista esta especie em particular não tem problemas, estou correto em afirmar isso?) ...
Bem, se for mesmo uma "highlander", deve ser das mais tolerantes, pois aqui eu a cultivo em condições praticamente idênticas às demais "lowland"... Acredito que poderíamos classificá-la de "intermediária", tal qual
N. ventricosa e
N. khasiana. Com a aproximação do meu "inverno" (

), farei minhas observações acerca do comportamento dela aqui no incrível "frio" noturno de 18°C ~ 19°C (

)!
Carlos E. Teixeira escreveu:
... Eu procuro hoje comprar sementes ou mudas nepenthes avermelhadas que são as que eu mais gosto ou raras como a: N. X WRIGLEYANA, N. X ALBORMAGINATA CV."RED", N SPP. "SPOTTED", N. KAMPOTIANA X MAXIMA, e outras nesse estilo, eu dei um olhada no ebay e tem algumas semetes dessas plantas, mas fico na duvida se é facil plantar? ...
Se vc conseguir mais alguns dias de paciência, eu terei
mudas de algumas dessas que vc citou, que eu fiz por alporquia ("air-layering")... Sementes são sempre complicadas...
Fernando Rivadavia escreveu:
... Mas algumas espécies são realmente menos chatas do que outras, independente de serem highlanders, lowlanders,
midlanders, ou whatever!
Abs, Fernando
Realmente elas tem essa particularidade... E eu gostei desse nome novo!
[ ]'s