Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)11:16

Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Seria um problema N. x wrigleyana? 
Autor Mensagem

Mensagem Seria um problema N. x wrigleyana?
Parece que tem essas manchas nas folhas desde que chegaram
E também a tampa dos jarros.

Quando chegou (18-12-2008)
Imagem

Primeiro recem aberto (15-01-2009) e segundo jarro (sem data)
Imagem
Imagem

Terceiro e quarto
Imagem
Imagem

Atualmente
Imagem
Imagem
Imagem

Também, da pra ver, que ela agora está dando jarros com tampas muito pequenas, ela deu os dois primeiros jarros normalmente ( os 3 primeiros bem mais lentos que o quarto) e 2 defeituosos.
Como resolvo isso?

30.05.2009(Sáb)2:00

Mensagem 
:? Nossa, esse ta feio, as vezes algumas plantas vem até com um "veludo" preto, que é fungo (se não me engano), pior que segundo oque percebi, isso vai passando pra outras folhas (as vezes).

Não sei exatamente como resolver, aqui, eu troco logo substrato antigo por substrato higienizado, lavo as raizes, e podo todas as folhas que estão em estado grave! Ja ouvi falar que essas manchas são decorrentes de seivas que as Nepenthes liberam.... Mas não é certeza tambem. Uso dimy liquido, pra terminar de matar qualquer coisa que de repente esteja nas raizes... (sou meio paranoico com certas coisas :roll: )

:lol: Boa Sorte amigo!

30.05.2009(Sáb)8:46
Perfil YIM
Destaque

Mensagem 
Algumas das minhas plantas tbm têm esas manchas, inclusive a minha N X wrigleyana. Essas plantas ainda não apresentaram problema algum. Também quero saber do que se trata... :?

30.05.2009(Sáb)15:12
Destaque

Mensagem 
Como disse o Jonathan, a maioria das neps que temos em cultivo apresenta essas manchas. E essa N. X wrigleyana é uma das mais manchadas que tenho aqui, sem nunca ter apresentado qualquer problema...
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

30.05.2009(Sáb)17:25
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Gente, concentraram-se tanto nas manchas que acabaram por esquecer das tampas minusculas

Aqui a única que apersenta as manchas é a N.x wrigleyana

Acho que pode ser a genética da Nepenthes x wrigleyana as manchas, oque acham?

30.05.2009(Sáb)20:53
Destaque

Mensagem 
Aqui minhas neps tb tem essas manchas, começaram a ter quando eu coloquei elas em sol direto mesmo(a unica que num tem é a N. alata sempre com folhas verdes!), porém eu nunca tive problemas com isso, e esse negocio de tampas pequenas,não pode ser acáros, pulgões ou até mesmo baixa umidade? Não estou falando que é Matheus, mas de uma olhada em torno da planta, no caule, folhas(parte superior e inferiror), vc deve saber oque são pulgões e acáros(apesar que acáros acredito que se tiver vão estar nas raizes, mais num tira a planta do vaso ainda até alguém mais conhecido de doenças aparecer!!!)...
Lembrando isso foi só um palpite :wink:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

30.05.2009(Sáb)21:01

Mensagem 
Corta todos os ascidios velhos dela. E cuidado com o material cortande depois disso (esterilize ele antes e depois para não passar nada a ela e as outras plantas). O fungo pode estar se proliferando dentro do ascidio e passando a toda a planta. Já vi nos ascidios da minha planta varios fungos diferentes depois que ficam velhos dai eu corto eles secos ou verdes os com fungos ou muitos insetos.

30.05.2009(Sáb)21:13
Destaque

Mensagem 
Também tem fungos em alguns jarros aqui, me aconselha a corta-los Adriel?

Growlist Bruno Garcia:

30.05.2009(Sáb)21:19

Mensagem 
Bruno Garcia escreveu:
Aqui minhas neps tb tem essas manchas, começaram a ter quando eu coloquei elas em sol direto mesmo(a unica que num tem é a N. alata sempre com folhas verdes!), porém eu nunca tive problemas com isso, e esse negocio de tampas pequenas,não pode ser acáros, pulgões ou até mesmo baixa umidade? Não estou falando que é Matheus, mas de uma olhada em torno da planta, no caule, folhas(parte superior e inferiror), vc deve saber oque são pulgões e acáros(apesar que acáros acredito que se tiver vão estar nas raizes, mais num tira a planta do vaso ainda até alguém mais conhecido de doenças aparecer!!!)...
Lembrando isso foi só um palpite :wink:

Achoq ue falta de umidade não é, esta junto com as outras que estao bem, podem ser até ácaros , vou esperar, mas vou colocar os fungos na frente, como o adriel disse

Adriel Faust Martins escreveu:
Corta todos os ascidios velhos dela. E cuidado com o material cortande depois disso (esterilize ele antes e depois para não passar nada a ela e as outras plantas). O fungo pode estar se proliferando dentro do ascidio e passando a toda a planta. Já vi nos ascidios da minha planta varios fungos diferentes depois que ficam velhos dai eu corto eles secos ou verdes os com fungos ou muitos insetos.

Ok, farei isso amanhã mesmo !
Para esterilizar, concelha oque? mergulhar no alcool e depois passar no fogo, ferver, ou oque? ?

Editado pela última vez por Matheus em 30.05.2009(Sáb)21:34, em um total de 1 vez.

30.05.2009(Sáb)21:31
Destaque

Mensagem 
Olha para as orquideas, depois que uso a tisoura eu passo ela no fogo

Growlist Bruno Garcia:

30.05.2009(Sáb)21:33
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo