Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.05.2025(Sáb)19:02

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 mistura de substrato ? 
Autor Mensagem

Mensagem mistura de substrato ?
sou novo aqui e tenho uma duvida , posso mistura o musgo com o pó xaxim ou fibra de coco para preparar o substrato na maioria das vezes eu misturavana proporçao 1/1 e plantava depois em cima eu colocava um pouco de musgo ? EU posso usar somente o musgo como substrato ?

15.07.2009(Qua)23:56
Destaque

Mensagem 
Vini, todas as respostas para essas perguntas estão no forúm. Utilize a ferramente 'busca' para procurar os tópicos que já falam desses assuntos. Antes de criar algum tópico novo faça uma busca antes e veja se consegue esclarecer sua dúvida, caso não consiga, ai sim crie um tópico.

Abraços

16.07.2009(Qui)0:04
Destaque

Mensagem 
Olá Vini ! realmente, essa matéria já foi exaustivamente debatida aqui no forum; nem dá para tentar sintetizar as opiniões de todos os membros num tópico... faça uma busca que vc encontrará muita coisa interessante.
Mas, desde já, eu acho que a fibra de coco não é muito adequada. Dizem que não mantém a umidade. Tente encontrar pó de xaxim de alguma empresa que tenha autorização do IBAMA para sua extração e venda... tem um tópico onde eu encontrei uma empresa que fornece xaxim lícito, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Outro conselho: inicie uma "plantação" de sphagnum, porque ele também é objeto de extração ilegal e predatória, de sorte que o melhor a fazermos será tornar nossas culturas sustentáveis... e, como ele cresce meio que devagar, é melhor começar logo...
Grande abraço.

16.07.2009(Qui)8:11
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
A vibra de coco manté as umidade mas impearmibiliza o vaso. Use o musgo, mas se não achar, faça 1/2 de fibra de coco e 1/2 de areia grossa com pedras.

16.07.2009(Qui)8:36

Mensagem 
Exaustivamente é eufemismo. É mais do que isso, é "mortiferamente" debatido. :lol:
Esta é uma das primeiras e mais importantes dúvidas dos iniciantes.
Mas, como disseram, existem vários tópicos no fórum esclarecendo.
Aliás, existem tópicos somente para iniciantes.
Procure-os e você encontrará muita informação valiosa.

E o Francisco está correto, extração e comércio de xaxim é CRIME. Procure empresas sob a lei ou substratos alternativos. O fórum apresenta uma série de materiais que podem ser usados nas plantas.

Abraço

16.07.2009(Qui)11:38
Destaque

Mensagem 
valmer6, discordo de você, não acho que fibra de coco impermeabiliza o solo. Ela não retém muito a umidade mas também não o compacta.

16.07.2009(Qui)12:15

Mensagem 
Você está falando da fibra de coco seca ou daquela pretinha??? Eu uso a pretinha e ela impermeabilizou o solo...

16.07.2009(Qui)13:11
Destaque

Mensagem 
Nunca vi fibra de coco preta Valmer6, eu já usei aquela de chip que é muito utilizada para vasos de orquídeas e a em pó. Ambas são marrons e sempre foram bem no cultivo aqui.

Abraços

16.07.2009(Qui)13:29

Mensagem 
Que estranho... Mas a daqui de casa é preta pretinha!
Eu já ví marrom e seca, mas essa em chip não...

16.07.2009(Qui)15:24

Mensagem 
Pessoal eu estava lendo sobre argila expandida e notei que vários autores recomendam lavar a argila em água destilada (ou da chuva) para que desde o inicio os minerais ou mesmo cloro não contaminem á argila, está deve ser colocada no fundo para manter a umidade uma vez que ela absorve grande quantidade de água.

Editado pela última vez por vini_pc em 16.07.2009(Qui)21:47, em um total de 1 vez.

16.07.2009(Qui)20:02
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo