Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)8:22

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Ajuda com N. alata 
Autor Mensagem

Mensagem Ajuda com N. alata
É com muito pesar que venho aqui pedir a opinião dos nepenteiros de plantão!! Comprei a N.alata do Fábio a alguns meses ( ele vai me matar se ler esse post :shock: :o :roll: ). No caminho pra casa deixei ela dentro do carro por uns minutos no horário de meio dia, o que fez com que a folha mais jovem desidratasse e a planta mãe estagnasse (desculpa ow da chefia, já postei a respeito, mas não encontrei o post :oops: ). De qualquer modo, como ela tinha um broto, o mesmo se desenvolveu! A planta não deu mais jarros e semana retrasada eu cortei os ultimos sobreviventes :shock: Estou achando que é melhor fazer estacas com o 'galho' que não está desenvolvendo mais e quem sabe assim a planta volte a progredir. É uma planta bem grande e eu não tenho tido tempo pra molhá-la com muita frequência (vestibular acaba com o cultivo)!! Agradeço qualquer opinião!!

ps.: antes de qualquer post do Jonathan, Pedro e Dornelas: Eu NÃO sou assassina de plantas :evil:
ps2.: Desculpa Fábio :oops:

foto:
Imagem

25.09.2009(Sex)18:27

Mensagem 
assassina de plantas, que coisa mais feia, imagina se fosse uma criança :evil:

hehe.. to zoando, esses descuidos acontecem :wink:
Acho que deves ferificar o substrato, ela esta muito grande e o vaso deve no minimo estar comprimindo as raizes, por conta disso seca rapido, troca de vaso, acrescente o dobro de sphagnum e a deixe-a em local com bastante claridade e sem sol direto, de preferencia umido.
Se puder, mantenha ela sempre umidecida com a ajuda de um pulverizador.
corte as pontas dos galhos que estiverem com cor escura fora do normal.
Acredito que ela tem uma boa chance de sobreviver sem problemas!

abraço

Editado pela última vez por Daniel Souza em 25.09.2009(Sex)22:37, em um total de 1 vez.

25.09.2009(Sex)22:31
Perfil YIM
Destaque

Mensagem N. alata
Alice,
Penso que estacas de uma planta debilitada devem ter mais dificuldade para enraizar. A meu ver, você deve cuidar da planta mãe. Com um pouco de umidade e paciência, ela voltará a prduzir jarros.
Como o Daniel falou, está na hora de trocar o vaso.
Abraço,
Pedro Emidio

25.09.2009(Sex)22:37
Site Admin

Mensagem 
Olá pessoal!

Eu penso um pouco diferente...

Vale a pena colocar água nela todos os dias até que as folhas começem a se levantar sozinhas. Esse aspecto de folhas curvas e abaixadas é uma certa desidratação...

Então, acho que vale a pena hidratar a planta primeiro, deixar ela quieta 1 mês ou mais... e só depois mexer no vaso.

Nesse tempo ela vai "jogar fora" algumas folhas para tentar poupar energia. Muitas folhas vão secar e você pode cortar o caule pode escurecer e ficar marrom.

rafiki a planta pega sol direto?

Tenho umas Nepenthes bem altas (mais de 2 metros) e elas estão nos vasos deste mesmo modelo e tamanho até hoje. Talvez até eu tenha que trocar elas de vaso :lol: Mas mesmo assim, na minha opinião o vaso não é algo tão urgente.

26.09.2009(Sáb)0:36

Mensagem 
Oi gente, obrigado pelas respostas!!

Citação:
rafiki a planta pega sol direto?

Eu não sei direito Liza, pra vc ver como eu to cuidando mal das minhas bichinhas!!! Eu to chegando em casa todo dia de noite exausta, e saio seis da manha de casa!! Ela ta numa janela e a depender da época do ano, a incidencia luminosa é diferente. A uns meses tava bem forte, o lugar batia sol a tarde inteira, mas eu n tenho certeza de como está agora. De qualquer forma, acho que este exemplar é bem adaptado ao sol, porque o Fábio deixava ela egar sol tranquilamente, e ela tinha VASOS muito grandes e coloridos. Tem fotos dela aqui no fórum eu acho!! :roll: Pra vc ver como eu destrui a bichinha!!

Tava pensando em colocar um prato com água embaixo dela, temporariamente, pq acho que o substrato n ta segurando muita água!! Acredito que se eu colocar água de manha, de noite ja secou com a evaporação!! Será que seria bom pra ela nesse momento?? O que vcs acham??

26.09.2009(Sáb)8:14
Destaque

Mensagem Re: Ajuda com N. alata
rafiki escreveu:
... Agradeço qualquer opinião!!

ps.: antes de qualquer post do Jonathan, Pedro e Dornelas: Eu NÃO sou assassina de plantas :evil:
...

:what: :sick:

Vc pode deixar ela próxima a uma bacia com água.. principalmente se pegar sol nela, vai ajudar a aumentar a umidade no ambiente! :wink:

26.09.2009(Sáb)10:18

Mensagem 
Tente fazer estacas mas tente coloca-las em agua da chuva,acho que seria melhor já que a planta esta prejudicada,pois se colocar direto no substrato pode sofrer um choque por causa da mudança.

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

26.09.2009(Sáb)11:06

Mensagem 
zemeczak escreveu:
Tente fazer estacas mas tente coloca-las em agua da chuva,acho que seria melhor já que a planta esta prejudicada,pois se colocar direto no substrato pode sofrer um choque por causa da mudança.

Se ela fizer estacas com aplanta debilitada, as estacas dificilmente irão vingar^^
Ja é dificil com a planta saudavel, imagina com ela debilitada?!

26.09.2009(Sáb)11:23
Perfil YIM

Mensagem 
Eu mudei a minha faz 1mês e meio e ela está crescendo muito de vagar para um N. alata até a N. ventricosa ganha dela. :shock: :shock: :shock: .Eu usei turfa pura(PH 5.8) será que é isso mas agora é tarde já se recuperou as briofitas estão se espalhando no subs. E tem sphagnum nascendo.

26.09.2009(Sáb)12:26
Destaque

Mensagem 
Que tipo de turfa usou Adriel? Que eu saiba tem um tipo de turfa que é altamente rica em matéria orgânica podendo ser prejudicial para as PC's.

Abraços

26.09.2009(Sáb)12:40
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo