N. ampullaria (mas deu N. mirabilis)
Autor |
Mensagem |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 Atualização
Atualizado em 30/09/09
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
30.09.2009(Qua)0:33 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Gilson ! mesmo não sendo ampullaria, qualquer que ela seja, é muito bonita ! Grande abraço ! PS - quanto tempo levou para elas atingirem esse tamanho ?
_________________ Eu acredito em SACI
|
02.10.2009(Sex)7:27 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Parabéns, Pedro Emidio! Acho que você matou a charada! Eu já diria com certeza que é uma N. mirabilis 'Red Lips' (ou 'Hot Lips', como queiram)!!! É uma bela planta, extremamente resistente, que vai se dar muito bem em climas como o nosso aqui mais ao norte! E mais: foi germinada, e pode ser até mesmo uma fêmea! Teremos a chance de formar "casais", já que outros tem exemplares dela também germinados! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
02.10.2009(Sex)9:29 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 N. mirabilis 'Red Lips'
Miguel Pandini escreveu: Parabéns, Pedro Emidio! Acho que você matou a charada! Eu já diria com certeza que é uma N. mirabilis 'Red Lips' (ou 'Hot Lips', como queiram)!!! É uma bela planta, extremamente resistente, que vai se dar muito bem em climas como o nosso aqui mais ao norte! E mais: foi germinada, e pode ser até mesmo uma fêmea! Teremos a chance de formar "casais", já que outros tem exemplares dela também germinados! [ ]'s Miguel, N. mirabilis tem a cara do Brasil. Não vai dar trabalho! Você tem razão sobre os casais. Seria legal formar uma relação de pessoas que cultivam essa espécie. Gostaria de lembrar que, eventualmente, alguma planta pode ser filha de uma espécie paterna. Temos que atentos. Avante Nepentheiros!!!! Abraço. Pedro Emidio
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
02.10.2009(Sex)11:26 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
 Re: N. mirabilis 'red lips'
Pedro Emidio escreveu: ... Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência. Notem as folhas dentadas, características das N. mirabilis e as manchas pretas (glândulas de néctar??) nos ascídios... Eita! Você confirma essa informação??? Então, o que dizer dessa que o Ono vende como N. anamensis, com as folhas dentadas, quase idênticas ao nosso seedling?? Eu encontrei imagens dela na net, com aquele curioso peristômio dobrado para dentro, classificada como N. mirabilis 'Papua'... O que me diz?! [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
23.10.2009(Sex)13:19 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Olá Pessoal, Eu fiquei muito preocupado quando ganhei uma muda de N. mirabilis e ela parecia muito com a minha N. anamensis. Há algumas diferenças mas não muito perceptiveis ( é como gemêos). Fiquei mais tranquilo quando li em algum lugar que elas são muito confundidas por serem parecidas. Estou tentando achar o post mas não encontrei ainda. A minha N. anamensis pode ser uma variação da N. mirabilis, mas ninguém tem certeza ainda. Abraços,
|
23.10.2009(Sex)14:15 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
|
Não fique preocupado demais com isso, amigo Ono! Essas duas neps fazem parte de um grupo complicado, conhecido como "grupo da Indochina" ou "complexo mirabilis", que tem esse nome bem justificado. São plantas muito parecidas, realmente. As espécies desse grupo causam confusão na identificação até por "experts" em taxonomia, quem dirá conosco, vis curiosos! Além de N. mirabilis e N. anamensis, fazem parte desse grupo, dentre outras: N. kampotiana, N. thorelli, N. smilesii, N. globosa, N. gracilis, N. bokorensis, e N. rowanae. Assim, qualquer uma dessas espécies nas mãos de leigos como nós será sempre motivo de dúvida... [ ]'s
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
23.10.2009(Sex)15:07 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
Miguel Pandini escreveu: Não fique preocupado demais com isso, amigo Ono! Essas duas neps fazem parte de um grupo complicado, conhecido como "grupo da Indochina" ou "complexo mirabilis", que tem esse nome bem justificado. São plantas muito parecidas, realmente. As espécies desse grupo causam confusão na identificação até por "experts" em taxonomia, quem dirá conosco, vis curiosos! Além de N. mirabilis e N. anamensis, fazem parte desse grupo, dentre outras: N. kampotiana, N. thorelli, N. smilesii, N. globosa, N. gracilis, N. bokorensis, e N. rowanae. Assim, qualquer uma dessas espécies nas mãos de leigos como nós será sempre motivo de dúvida... [ ]'s Imagine que faz uma compra de uma dessas especies e vem a ser outra.  .
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
23.10.2009(Sex)16:37 |
|
 |
Fábio
Destaque
Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19 Mensagens: 982 Localização: Salvador - BA
|
Miguel Pandini escreveu: .... E mais: foi germinada, e pode ser até mesmo uma fêmea! Teremos a chance de formar "casais", já que outros tem exemplares dela também germinados! [ ]'s  Pô, só serve germinado? 
|
23.10.2009(Sex)18:00 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
 N. mirabilis 'Hot Lips' ou N. ampullaria
|
04.03.2010(Qui)13:50 |
|
 |
|