Autor |
Mensagem |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Marcelucena escreveu: MarcielS POis é as estacas foram sim compradas do Ivaldo! e se você perceber ele não cortou toda não, só cortou 2/3 das folhas.Com relação acho que ta tudo Ok! Acho que nem sempre se consegue o brotamento da mesma forma que você não consegue sempre 100% de germinação.  Pelo menos minha anamensis brotou hehehe \0/ Pelas fotos, eu diria que ele cortou a folha toda mesmo. Mas repito que ele tem sucesso dessa forma, como ele mesmo já relatou aqui no fórum. Nem sempre podemos garantir que uma estaca vá brotar, apesar do melhor que façamos... acontece mesmo... Felizmente no seu caso, a perda foi de uma espécie fácil de encontrar... ao menos a anamensis parece que vai bem...
27.10.2009(Ter)23:01 |
|
 |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
Com certeza Pedro! isso acontece mesmo! to feliz de pelo menos a anamensis estar brotando  . Claro que eu queria as 2 hehe mas 1 já ta de bom tamanho, nada melhor que ver uma planta crescendo com você por isso que optei pela estaca e não a planta já formada. Agora vamos ver essa danadinha crescendo aqui e vou deixar ainda a estaca de alata vai que acontece alguma coisa não é? hehehe sou bem esperançoso né? hehehe  e pelo menos já que a alata não vingou a anamensis compensou nascendo 2 brotos na mesma estaca  . Aproveito e faço uma pergunta posso continuar sempre borrifando água umas 3 a 4 vezes por dia?? até quando ela for adulta posso manter isso?
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
27.10.2009(Ter)23:53 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Marcelucena escreveu: Com certeza Pedro! isso acontece mesmo! to feliz de pelo menos a anamensis estar brotando  . Claro que eu queria as 2 hehe mas 1 já ta de bom tamanho, nada melhor que ver uma planta crescendo com você por isso que optei pela estaca e não a planta já formada. Agora vamos ver essa danadinha crescendo aqui e vou deixar ainda a estaca de alata vai que acontece alguma coisa não é? hehehe sou bem esperançoso né? hehehe  e pelo menos já que a alata não vingou a anamensis compensou nascendo 2 brotos na mesma estaca  . Aproveito e faço uma pergunta posso continuar sempre borrifando água umas 3 a 4 vezes por dia?? até quando ela for adulta posso manter isso? Sim! Apesar de me parecer ser uma espécie de fácil cultivo, sempre quanto mais borrifadas melhor! Isso você pode tomar como regra geral para as nepenthes... Algumas vão te exigir isso, e outras se contentam com uma rega por dia...
28.10.2009(Qua)0:43 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Marcelucena escreveu: Rafael o substrato ta umido, como sugerido pelo Ivaldo coloquei um prato com água em baixo com o nivel baixo so mesmo pra deixar o substrato umido e o vaso é bem alto. Borrifo água umas 3 vezes por dia ,pois aqui é bem quente. Ok, é que eu não tive muito sucesso com estacas aqui em casa.. pensava que tinha algo relacionado a alta umidade do substrato. Mas pelo visto, eu errava na questão do sol mesmo! rsrrsrs Uma foto da estaca de N. anamensis perdi por pegar sol direto: 
_________________ Rafael D. Moraes
|
28.10.2009(Qua)8:24 |
|
 |
Marcelucena
|
Belissima Rafael! e ta saindo um broto da minha exatamente igual onde saio o da sua  . Pois é pra evitar algum problema elas não estão pegando sol diretamente. Estão em um local bem iluminado mas sem sol diretamente e to borrifando de 3 a 4 vezes por dia. 
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
28.10.2009(Qua)9:04 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Pessoal, vou fazer uma síntese para que todos possam visualizar o problema. Na maioria das vezes, as estacas brotam e até já tive muito sucesso com isso; o fato de fornecer Estacas visa baratear os custos, visto que, enviar a planta já pronta vai ficar muito caro devido ao peso e valor do frete. O que acontece é que tudo vai influenciar, desde o acondicionamento e o transporte até o destino final, e também a taxa de germinação da planta. Muitas vezes a planta mãe até encontra-se em um excelente estado, mas as suas estacas não vingam. Outros colegas porém, no ano passado adquiriram minhas estacas e pecaram quanto à incidência de sol que elas devem tomar e muitas não vingaram. A N. anamensis, só precisa de cuidados e não pode levar sol direto para não ressecar e morrer, o resto é só o tempo mesmo. Acho que em menos de 1 mês estarão com a 1º ascídeo. Como muitos falaram, nada é garantia que vai germinar, assim como as sementes que adquirimos que muitas vezes que não germinam nada. Bom, é mais ou menos isso que eu queria dizer à vcs.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
28.10.2009(Qua)10:38 |
|
 |
Marcelucena
|
Com toda certeza grande Ivaldo!! como eu falei nunca se tem 100% de germinação!! Então é totalmente normal uma estaca não vingar, acho eu que não pequei em nada. Mas estou feliz de a anamensis estar brotando! e realmente pode-se comparar com as sementes nunca se tem 100% de germinação,mesmo que seja daquelas bem resistentes, então é normal uma estaca não vingar. Em 1 mês elas já esta com 1 ascidio Ivaldo??  nossa, to ansioso pra isso hehehe! Abraço!
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
28.10.2009(Qua)11:38 |
|
 |
Rafael Dornelas
Destaque
Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07 Mensagens: 385 Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
|
Ivaldo Cavalcante Junior escreveu: Outros colegas porém, no ano passado adquiriram minhas estacas e pecaram quanto à incidência de sol que elas devem tomar e muitas não vingaram. A N. anamensis, só precisa de cuidados e não pode levar sol direto... Este foi o meu caso! Por isso já deixei um alerta..
_________________ Rafael D. Moraes
|
28.10.2009(Qua)12:24 |
|
 |
Marcelucena
|
POis é! nenhuma das 2 estacas estavam pegando sol diretamente apenas indiretamente.
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
28.10.2009(Qua)12:25 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
que bom que esta dando certo as estacas da galera! eu fiz algumas estacas aqui em casa de N maxima e N alat, e coloquei sacos em cima para segurar a umidade, é muito complicado de ficar molhado pelos buraquinhos dos sacos, voces usa essa tecnica apenas com a estaca no vaso e borrifam váreas vezes ao dia com agua e da certo é isso? acho que vou arrancar os sacos delas deve estar sufocando isso sim já deu quase 2 meses e de 8 so tem 2 que os brotos estão vindo mas muiiitoo lento. 
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
02.02.2010(Ter)17:51 |
|
 |
|