Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2025(Qui)10:57

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Minhas nepenthes - Adilson (atualizado 02/01/10 pag 3) 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Quando conversei com o Adilson, ele me disse que mantinha algumas plantas na caixa de isopor para elas se desenvolverem melhor, já que dentro da caixa a temperatura é mais amena e a umidade é maior. A coloração da N. x chelsonii talvez possa ser explicada porque ele usa iluminação artificial se não me engano. Você tá mantendo ela com luz artificial Adilson? Suas Nepenthes estão muito bem cuidadas, parabéns. Como está o clima ae de Brasília nessa época do ano? elas sentem o calor excessivo?

Abraços

19.12.2009(Sáb)9:42

Mensagem 
Bom, a do Miguel Pandini é vermelha e veio de outra pessoa, a do ono que comprei também é verde rajada de vermelho, antes tomava bastante sol e queimava as folhas, as folhas ficavam queimadas e rosa no meio e continuavam verdes os jarros, agora diminui um pouco a luz e ja ta normal, os jarros não mudaram em relaçao a coloração
isso foi oque aconteceu comigo

19.12.2009(Sáb)9:45

Mensagem 
Pois é a minha veio do Ono também e ela é bem verde mas não deixo ela pegar sol diretamente porque aqui o sol é brabo e com certeza vai queimar as folhas. E essa época por aqui o clima ta bem seco mas jaja começa umas chuvinhas,tomara!! :roll:

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

19.12.2009(Sáb)9:51
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Povo obrigado pelos comentários, fico feliz que tenham gostado delas. Ainda estão pequenas e produzindo os primeiros jarros, mas se continuarem assim terei não muito distante no tempo, plantonas bonitas.

Confirmando o que o Mauricio disse eu as cultivo a maior parte sim dentro de caixas de isopor preenchidas com areia e sphagnum até a borda do vaso sob luz artificial. Isso ajuda a manter uma boa umidade e isolamento termico para a planta e as raizes. As unicas plantas que crescem fora deste esquema são a N. alata e Khasiana x ventricosa, que cultivo sob sol pleno junto com as sarracenias e droseras.

Esta epoca do ano aqui não é muito quente porque como chove muito, fica o tempo a maior parte nublado então temos poucos dias de sol e calor muito intensos. O problema é outubro - novembro quando a umidade vai a 10% e a temperatura a 35 graus, mas nada que não se resolva borrifando e molhando as plantas e o ambiente (sarracenias, heliamphora e nepenthes resistem, mas as utricularias.....................)

Com relação a x chelsonii eu ja cultivei esta planta sob luz solar intensa, e ela não gostou (tendo ampullaria no meio é normal gostar mais de meia sombra) mesmo assim os ascídeos continuaram verdes manchados de vermelho. Pra sabermos o que acontece, temos que responder as seguintes perguntas:

A) compraram as suas do ono?
B) O ono as produziu via semente ou estacas?

Se vieram de de outra pessoa que não o Ono então esssa variação é normal porque sendo um hibrido, ele vai ser refeito de quando em quando utilizando parentagem diferente, e com isso produzindo variações de cor diferentes.
Se vieram do ono é provavel então que este tenha as produzido a partir de sementes, que é esperado que produzam variação fenotípica bem grande.

19.12.2009(Sáb)9:58

Mensagem 
Bem pensado Adilson, é engraçado que as plantas são bem parecidas ( a verde e a vermelha) mais oque muda é que em uma as manchas são verdes, na outra, vermelhas, como se tivessem invertido as cores

19.12.2009(Sáb)10:24
Destaque

Mensagem 
Olá, pessoal!
Sobre a N. X chelsonii, eu tenho as duas: a que veio do Dennis e uma muda que comprei do Ono, ambas plantadas exatamente no mesmo vaso de xaxim.
A mais antiga continua produzindo armadilhas vermelho-sangue intenso, ao passo que a do Ono coloca armadilhas idênticas a essa do Adilson, mas com um detalhe: ainda é uma planta muito jovem em relação à outra. Assim, eu ainda estou aguardando o amadurecimento dessa que comprei do Ono para uma comparação definitiva. E se forem realmente diferentes (o que não é impossível, haja vista a variedade de cores das espécies participantes do cruzamento), informo que breve terei mudas dessa "vermelhona"!
Sobre a "Belli" do Ono, eu penso ser outro híbrido: N. bellii x ventricosa. Acho que se fosse hibrido da N. sibuyanensis os jarros seriam mais achatados (mais gordinhos).
E vendo as fotos da N. khasiana x ventricosa do Adilson, aumenta minha dúvida em relação à identicação da neps que tenho aqui como N. khasiana pura... Estou vendo que são parecidas demais para o meu gosto...
Alguém aí tem N. khasiana pura e poderia mostrar imagens?
Adilson, parabéns pelas suas plantas!
Mas, a Nepenthes 'Accentual-Koto' não seria N. thorelli x (ampullaria x rafflesiana), e a N. 'Yatomi' a N. thorelli x veitchii ??? Ou eu estou enganado ???
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

21.12.2009(Seg)8:08

Mensagem 
Tenho a khasiana do Ono, mas ela é toda verde e tá pequena ainda, e cheia de jarros

21.12.2009(Seg)11:01
Destaque

Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Alguém aí tem N. khasiana pura e poderia mostrar imagens?

Fotos http://cpphotofinder.com/nepenthes-khasiana-588.html

N. 'Yatomi' a N. thorelli x veitchii ??? Ou eu estou enganado ???

Olhando mais atentamente os jarros novos da minha... tem algo de N.albormaginata nelas... Depois posto fotos.

Abraços

Minha Grow List

21.12.2009(Seg)11:30
Destaque

Mensagem 
Miguel

As chelsonii podem ser variações esperadas de sementeiras diferentes ou simplesmente hibridos diferentes, afinal geralmente o que sempre costumou chegar pro Brasil eram as "rapas" de hibridos de produtores lá de fora, que nunca vieram bem identificadas. Como o hobby anda melhorando por aqui, em breve teremos acesso a melhores e mais bem identificados hibridos, bem como não tarda em começarmos a produzir os nossos próprios. (anyway se tiver eu quero muda da vermelhona sim heheh)

o cruzamento da "belli" do ono é estranho porque ele não se parece 100% com nepenthes x medusa (sibuyanensis x belli) nem com ventricosa X bellii. Neste ultimo os jarros tendem a ser mais alongados e a terem mais cintura e forma de funil como é esperado em ventricosa. Ja em N. x medusa a unica diferença é basicamente o tamanho das plantas. Ja que a forma mais globular da sibuyanensis continua, bem como a tendencia a ter gavinhas muito compridas e avermelhadas, se enterrar no substratro e crescimento compacto e folhas mais arredondadas do que em N. ventricosa. Uma vez você disse que estas plantas chegam a ter o tamanho de um ovo de galinha (a minha e o que eu vejo nas fotos esta longe disso ainda) se tiver fotos desses individuos maiores eu gostaria de ver, pois eles geralmente apresentam mais semelhança com uma das partes envolvidas.

A planta de ascideos rosa-avermelhados me parece se encaixar na descriçao de thorelli (pela cor) X veitchii (pela forma do ascídeo da planta) não sei se possui ampullaria no meio mas é possivel sim é claro. A yatomi não é nada que dizem que é, e é dificil saber o que tem ali no meio. Eu vejo alguma coisa de máxima, talvez com miranda ou coisa do genero ou ainda algo muito mais complexo mas nada que tenha veitchii.

21.12.2009(Seg)12:05
Destaque

Mensagem 
PHD, As imagens do Photofinder eu já conheço... Aliás, tem muita foto aí que é de híbrido, principalmente de N. khasiana x mirabilis...
Eu gostaria mesmo de ver imagens das N. khasiana dos amigos do forum!

Adilson, esse negócio de híbridos por aqui está virando um "balaio de gatos"... Eu já não tenho certeza de mais nada... Vou ver as imagens e posto em breve!

[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

21.12.2009(Seg)13:21
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo