Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 12.05.2025(Seg)10:20

Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dúvida na identificação: Nepenthes 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Dúvida na identificação: Nepenthes
Pessoal, estou abrindo esse tópico em função de uma dúvida que eu eu meu amigo, Léo Leonello, temos. Ele comprou essa Nepenthes no mesmo local em que eu comprei minha Nepenthes sp. "Spotted" e a princípio as plantas eram bem parecidas, por isso a identificamos como Spotted também.

Atualmente a planta dele lançou um broto lateral e os jarros provenientes desse broto são totalmente diferentes dos ascídeos da planta mãe. Os jarros do broto novo são 'lowers' e os jarros da planta mãe são 'uppers', porém, minha Spotted também lançou brotação lateral e aqui apresenta os dois tipos de jarros e a diferença deles não é tão marcante quanto a diferença da planta do meu amigo. Por isso, queremos a opinião de outros usuário para termos certeza da sua identificação, segue algumas fotos da planta.

A planta inteira
Imagem

Outra foto da planta inteira, nessa a planta está sendo segurada pelo Léo.
Imagem

Jarro da brotação lateral. A coloração foi o que mais surpreendeu.
Imagem

Pra finalizar, uma foto que compara os dois jarros.
Imagem

Bom, aguardo a opinião dos amigos foristas pra que tirem essa nossa dúvida.

Abraços

25.01.2010(Seg)9:37

Mensagem 
Fala Maurício!

Não manjo muito de Nepenthes, mas essa aí, pelo menos os jarros vermelhos e as folhas, são igualzinhas a minha
Nepenthes 'Arakawae'. Mas o novo jarro é bem diferente, pelo menos aqui ainda não apareceu nada parecido.
Se quiser posto uma foto.
Agora resta saber se a minha está identificada corretamente também! :roll:

Abraço,

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339

25.01.2010(Seg)10:39
Destaque

Mensagem 
Opa Bruno, eu falei a mesma coisa pro Léo. Essa Nepenthes está igualzinha ao meu jarro da N. arakawae, o que me intriga é essa grande diferença nos jarros. Eu lembro do tópico que você criou sobre a sua planta e aquela é uma arakawae sim, acho que não erraram na identificação não. Vamos ver se alguém afirmar ser N. arakawae também. Valeu pela opinião.

Abraços

25.01.2010(Seg)10:46
Destaque

Mensagem 
Olá,

Eu tenho a mesma opinião do Bruno,

Essa planta me parece muito com a N. x Arakawae. Olhando uns jarros mais atrás da planta, de lado ou pela parte de trás do jarro, tem uma aparência muito similar com alata (principalmente os mais verdes). E ai comecei a dar uma busca aqui por híbridos de alata, e os mais parecidos com a sua planta são a arakawae ( N. alata x N. mixta) na qual n. x mixta é (maxima x nothiana) e a segunda planta é N. alata x N maxima. Porem a mais parecida é a arakawae, e pelo que estava lendo e vendo , tem varias variações, algumas mais esverdeadas e outras mais avermelhadas, e pelo que vi é a mais comum no Brasil, a Maxima x alata, tem semelhanças, mas não são muito comuns e não sei se tem cultivo dela no Brasil.

Minha Grow list!

25.01.2010(Seg)10:49
Destaque

Mensagem 
Fabrício, eu tenho essa mesma opinião. Mas o que me intriga são os ascídeos uppers bem verdes. Eu nunca vi ascídeos uppers de Nepenthes arakawae, a minha só lançou jarros lowers, por isso precisava de uma comparação para ter certeza. Concordo que o ascídeo mais verde tem uma aparência de N. alata mesmo, vamos ver, estou quase me dando por satisfeito em ser N. arakawae. Grato pela ajuda.

Abraços

25.01.2010(Seg)12:52
Destaque

Mensagem 
Só estou achando a peristomeo bem mais avantajedo do que as minhas arakawaes custumam dar por aqui, mas aqui que é o fato das minhas ainda produzirem jarros lowers...

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

25.01.2010(Seg)14:19
Destaque

Mensagem 
Maurício,

Foi uma grande coincidência colocar este tópico sobre essa planta, muito similar a N. x Arakawae. Algumas semanas atrás adquiri uma Arakawae Green do Ono. Um amigo meu aqui tem a Arakawae comum, não é muito vermelha como a red, mas é um pouco mais avermelhada. Mas a diferença não para ai, as folhas são muito diferentes e os ascídios pelo que vi por foto das Green adulta e das red tem uma diferença entre elas, porém ambas tem muita similaridade entre a Alata. Eu fiquei bastante incucado com isso. Pode ser que a arakawae Green não seja realmente uma arakawae ( Alata x mixta), ou pode ser que seja um hibrido de um outro hibrido (mixta é máxima x nothiana), primeiro que dependendo da variante/população das plantas envolvidas pode dar diferentes resultados, segundo que sendo hibrido de hibrido podem surgir inúmeras surpresas, pois uma característica de umas das plantas avós ( no caso a maxima ou a northiana) que não apareceu na planta mãe/pai (eu não sei agora o sexo da mixta no cruzamento), pode aparecer neste cruzamento da arakawae. .

Eu crio killifishes, que são peixes de aquário . Tenho algumas espécies próximas e já fiz alguns híbridos , como curiosidades, já misturei Fundulopanchax gardneri clauseni “Akure Albino” com Fundulopanchax gardneri gardneri (Nssuka” que são o mesmo gênero a mesma espécie só muda o sub espécie e as populações, porém os resultados foram de inúmeros padrões, tinha peixe de uns 4 padrões diferentes, sendo um mais próximo aos nssukas, outro mais próximos a forma não albina dos akures e duas totalmente fora de qualquer padrão destas subespécies. Se acontece isso com subespécies, imagina com espécies totalmente distintas entre si, que no nosso caso aqui se tratam de três espécies diferentes (alata, máxima e northiana).

Abração

Minha Grow list!

25.01.2010(Seg)14:57
Destaque

Mensagem 
Olá, pessoal!
Também aposto no híbrido N. 'Arakawae'.

Maurício Ervilha escreveu:
... Mas o que me intriga são os ascídeos uppers bem verdes ... Concordo que o ascídeo mais verde tem uma aparência de N. alata mesmo ...

Maurício, tem neps onde a diferença entre "lower" e "upper" é simplesmente assombrosa! Algumas que, se você não olhar direito e perceber que brotaram do mesmo pé, vai dizer que são espécies diferentes. É o caso das diversas formas da N. rafflesiana. Em outras, ao contrário, são quase identicos, como na N. alata.
Foi bom ter visto esse tópico, pois a minha N. 'Arakawae' ainda está na fase de roseta, e eu ainda não conhecia a forma "upper" dela.
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.01.2010(Seg)15:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Bom, bati o martelo então, Nepenthes 'Arakawae'.

Realmente Fabrício, esses cruzamentos podem gerar plantas que a longo prazo são muito diferentes. Confesso que essa N. 'Arakawae' green eu não conheço e não posso opinar. Mas essas características como disse, podem aparecer em uma planta e em outra não, o que complica nossa vida sobre a sua verdadeira identificação. No caso dessa Nepenthes 'Arakawae', o problema estava no jarro 'upper' que ninguém conhecia. A maioria das pessoas conhecem o ascídeo vermelho bem característico, mas esse verde poucos viram. Agradeço pela ajuda amigo.

Miguel, eu até sabia dessa grande diferença dos jarros 'uppers' e 'lowers', mas o que me intrigava é que nós tinhamos a planta como N. sp. "Spotted" e os jarros 'uppers' da minha são completamente diferente da planta do Léo. Bom, ainda bem que agora ela foi identificada corretamente e o mistério solucionado.

Obrigado a todos que me ajudaram!

Abraços

25.01.2010(Seg)15:31
Destaque

Mensagem 
Maurício Ervilha escreveu:
...
Miguel, eu até sabia dessa grande diferença dos jarros 'uppers' e 'lowers', mas o que me intrigava é que nós tinhamos a planta como N. sp. "Spotted" e os jarros 'uppers' da minha são completamente diferente da planta do Léo...
Não espere muita coisa em termos de identificação de neps em floriculturas e assemelhados... Não sei se foi esse o caso... Se não, desconsidere minha colocação...
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.01.2010(Seg)15:36
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo