Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2025(Qui)11:28

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Acidente com Nepenthes: galho principal danificado 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem 
Olá Jonathan!

Não sei se valer a pena jogar água no corte... ainda não entendi o motivo. Será que a água ia ajudar? :roll:

Se a planta começar a secar para cima quer dizer que os canais de seiva estão bloqueados/danificados. Aí infelizmente perdem-se as possíveis sementes. Neste caso valeria a pena fazer estacas pra não perder tudo.

Uma possível solução:

Não sei se funciona com Nepenthes (funciona com Bonsai), mas você pode isolar a parte quebrada, tentando fechar o corte com um pouquinho de sphagnum úmido e fita de alta fusão (um tipo de fita isolante). Coloque o sphagnum em torno do galho e enrole a fita apertando. Depois deixe o lugar escorado e não deixe a planta ficar balançando.

Mesmo assim, antes de fazer isso eu conversaria com o Marcos Ono e com o Miguel Pandini.

Um abraço,

14.01.2010(Qui)10:58
Destaque

Mensagem 
Opa! Isso dá certo sim. Já fiz e resolveu.
Quando fui transplantar minha N. gracillima x raflesiana aconteceu isso. O galho principal era grande demais e a parte inferior já estava com esse aspecto amadeirado. Partiu meu coração quando ouvi o "crac" enquanto tentava colocá-la no novo vaso. :(

Depois de colocá-la no novo vaso e fixá-la na tela vertical, eu coloquei um pouco de sphagnum úmido envolta do ferimento e enrolei com plástico e fita crepe. Mantive sempre o sphagnum úmido. Depois de vários meses eu retirei o "curativo" e o galho estava novinho em folha! E não produziu raízes, acho que só produz se deixarmos o ferimento aberto, daquela forma que fazemos "air-layering".

A propósito, belas flores da sua N. x accentual koto fêmea :wink:

14.01.2010(Qui)11:21

Mensagem 
Na minha Nepenthes onde tentei fazer alporque está cicatrizando igual nas árvores podas onde o ferimento seca e cresce uma casca por cima de onde o galho foi retirado rente ao tronco e cicatriza rápido mesmo.

07.03.2010(Dom)23:42
Destaque

Mensagem 
Que bom que vc conseguiu :D :D :D :D

Fotos das minhas plantas

08.03.2010(Seg)9:24
Perfil ICQ YIM
Destaque

Mensagem 
Olá, Jonathan!
Eu aconselho você apenas amparar o galho e deixar quieto, que a planta reage sozinha.
E você ainda poderá ter uma surpresa das boas em algumas semanas... :?
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

08.03.2010(Seg)21:16
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Enrolei o galho com sphagnum úmido, bem apertado. Retirei hoje a "bandagem", o galho ainda não está totalmente cicatrizado, mas já estábem melhor, o reenrolei e o deixei escorado. A haste floral não vingou, mas a planta já está lançando folhas novas e com o tamanho normal. O outro broto já deu outra haste, a polinizei, mas acho que não deu certo...

Obrigado a todos pelas dicas.

Att Jonathan

21.04.2010(Qua)16:47
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2