Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)12:22

Responder  [ 10 mensagens ] 
 Ajuda com galho principal de N. gracilis sem ascídeos! 
Autor Mensagem

Mensagem Ajuda com galho principal de N. gracilis sem ascídeos!
Galera, a minha N. gracillis sofreu um pequeno acidente em dezembro (ela caiu da janela do segundo andar...), ela tava enorme e produzindo jarros bem grandes (de uns 10 cm de comprimento) e com um pequeno broto lateral. Com a queda ela perdeu todos os jarros q tinha formado e os q estava formando.
Bom, por isso ela mudou de janela, q pega bem menos sol, o broto lateral se desenvolveu e começou a produzir ascídeos menores, logicamente, e saudáveis. Porém o ramo principal não produziu mais ascídeos, apesar de continuar crescendo e parecendo estar saudável (a diferença é q as folhas estão verdinhas, ao contrário do vermelho vivo q era antes, mas isso pela diferença de tempo exposta ao sol).
O q posso fazer pra fazê-la voltar a produzir jarros?

18.03.2010(Qui)21:03

Mensagem 
Deixa na outra janela, mas tenta por alguma tela, pra não cair, assim ela fica onde ela gostava :) . Talvez ela esteja ainda se recuperando do machucado e gastando energia nisso, por isso está com jarros menores.(só acho isso, nem sei se é possível)

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

18.03.2010(Qui)21:09
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Não dá mais pra colocar na janela antiga... A janela não tem para-peito, ela ficava em cima do ar-condicionado. Mas o meu pai trocou o ar por akeles tipo sprit, e a caixa externa dele e muito estreita e fica mt longe da janela (aliás, foi por isso q ela caiu...)

18.03.2010(Qui)21:31
Moderador

Mensagem 
Provavelmente ela parou de produzir jarros pela mudança de ambiente e consequente alteração na quantidade de sol que ela toma, então até ela se acostumar ao novo ambiente ela não produzirá jarros.

O que pode fazer para acelerar essa adaptação é borrifar água várias vezes ao dia nela e manter o substrato sempre molhado, mas não ensopado/com água parada.

O tempo de sol que ela está tomando é quanto menor em relação ao anterior?

18.03.2010(Qui)21:35

Mensagem 
po Bode, antes ela tomava sol direto desde o nascer até 12h ou 13h. Agora ela não toma mais sol direto hora nenhuma, só claridade mesmo... o broto lateral começou a dar jarros só depois q foi pra esse novo lugar, mas ele era muito pequeno qnd estava na outra janela com sol

19.03.2010(Sex)0:04

Mensagem 
Assim, não sei o lugar que você mora...

Mas talvez vc mesmo possa fazer um para-peito facilmente...

Sei lá, só uma idéia... Se for prédio com fachada, melhor nem pensar!

:roll:

19.03.2010(Sex)0:35
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Não posso modificar a fachada do prédio... até pq hj ela tá muito comprida e na janela onde ela estava venta bastante...

19.03.2010(Sex)0:39

Mensagem 
Quão grande els esta? Digo, quão alta? Pq na verdade pelo q eu sei (alguem me corrija se eu estiver equivocado), Nepenthes com o caule comprido demais, necessitam de condições cada vez mais favoraveis pra que os jarros sejam produzidos. Em outras palavras, quando mais longe a folha está do substrato, mais exigente será a produção dos jarros, lá no topo da planta, e as vezes ela simplesmente para de produzir jarros la em cima por estar muito grande. Foi mais ou menos isso que o Ono me explicou uma vez.

Mas ainda é cedo pra concluir isso. Acho que o que vc deve fazer é:

Primeiro, exatamente como o bodão falou. Borrifar tantas vezes quantas for possivel a você, a planta durante o dia todo. deixe ela quietinha ali na nova janela desse jeito durante um mes pelo menos. Se depois disso ela continuar se recusando a soltar jarros, daí pode-se pensar no caso dela realmente não ter gostado do local e por isso não conseguir soltar os jarros no topo da planta. Daí lhe restam duas (ou tres) opções:

1) Poda-la fazendo estacas do caule principal da planta e deixar o broto se desenvolver ali sozinho.
2) Tentar criar um outro parapeito pra ela na janela anterior. Mas não por fora, e sim por dentro. Usando a criatividade talvez você consiga um suporte seguro pra ela na parte de dentro da janela, com ar condicionado estreito e tudo =P kkkk
3) Procurar OUTRO lugar na casa onde ela possa se adaptar, quem sabe um lugar que não bata tanto sol quanto o primeiro mas que ainda bata algum. (valido somente se você TIVER outra janela é claro kkkkk)

19.03.2010(Sex)1:04
Perfil ICQ

Mensagem 
André, ela hj tem uns 50 cm de altura, mas o último jarro q ela produziu estava numa folha a uns 35 a 40 cm de altura. Desde o começo dessa semana tenho borrifado ela umas 3 ou 4 vezes por dia além dela ter pego um pouco de chuva essa semana. Além disso eu moro na Tijuca, no Rio, bem no sopé da Floresta da tijuca, um lugar úmido naturalmente. Infelizmente não tenho como colocá-la na janela anterior, pq, bem, é a janela do quarto dos meus pais e minha mãe naum vai gostar mt da idéia de um parapeito pra dentro da janela... A partir do outono pega sol na parte de dentro da sala, talvez ela se mude para lá... mas naum sei se é bom ficar trocando ela de lugar...

19.03.2010(Sex)1:21
Moderador

Mensagem 
Antonio Carlos, se ela pegava sol até meio dia e agora não tem sol nenhum, ela está estranhando muito e provavelmente levará mais que 2 ou 3 meses pra ela se adaptar. Se está mantendo a umidade alta borrifando a planta várias vezes, ela se adaptará mais facilmente.

Quanto a ficar mudando ela de lugar várias vezes, não é legal, as plantas em geral quando muito estressadas e mudadas constantemente de lugar acabam morrendo, então melhor evitar as mudanças.

Se existir outro lugar que consiga colocar a planta para que tome algumas horas de sol por dia, e que seja o lugar fixo dela, seria ótimo.

André Fabri, nunca ouvi falar disso, mais acredito que 50 cm não é o tamanho em que a planta para de produzir jarros por estar muito grande, tenho uma alata com mais de 4 metros no ramo principal, com ramos laterais de 2 m e que está com mais de 1 m do ramo principal no sol direto e está produzindo jarros de tamanho médio, pois mudei de cidade tem 3 meses e ela ainda não se adaptou totalmente à nova cidade.

As Nepenthes são, na maioria das vezes, mais resistentes do que pensamos, e se adaptam a vários ambientes, por exemplo, tenho N. albomarginata que está com o substrato totalmente alagado, assim como N. mirabili (ou ampullaria, ainda não sei qual é) e estão crescendo muito bem, tenho plantas que estão a 100% de sombra e estão crescendo, então acredito que tudo seja adaptação. :wink:

19.03.2010(Sex)7:30
Responder   [ 10 mensagens ]