|
Portal • Registrar •
FAQ
• Pesquisar • Entrar
|
|
Página 1 de 1
|
[ 3 mensagens ] |
|
Luminosidade X Umidade: lista das espécies
Autor |
Mensagem |
ciro.maccord
Registrado em: 20.01.2010(Qua)13:35 Mensagens: 12 Localização: Curitiba
|
 Luminosidade X Umidade: lista das espécies
Pessoal, pesquisei bastante no fórum sobre a questão de sol direto e luminosidade para as Nepenthes, mas não encontrei nenhum tópico com uma "palavra final" sobre o assunto, até porque, pelo que os cultivadores falaram até agora, isso varia de espécie para espécie. Pensando nisso, sugiro que coloquemos essas informações numa única discussão, assim fica mais fácil cuidar da planta e também recorrer a este tópico assim que adquirir uma nova espécie.
A sugestão é colocar o nome da espécie, dizer se ela prefere mais luz ou mais umidade (claro que sempre tem que ter os dois!), se ela pode ficar sob o sol direto e quanto tempo e em qual horário - manhã / tarde - ela poderia ficar sob esta condiçãp). E contem suas experiências próprias com as nepenthes sobre essa questão.
Bom, acabei de comprar 4 nepenthes (maxima, lady pauline, belli e ventricosa x khasiana) com o Ono, mas ainda não tenho tempo pra tirar conclusões, no entanto faz uns 4 meses que tenho uma N. alata, e ela já se acostumou bem com as condições (moro em apartamento).
N. alata Aqui ela prefere muita umidade, e pega um sol muito muito indireto, e aqui em Curitiba também não faz muito sol, então nem é muita questão de escolha... De 1/2 meses pra cá ela foi se acostumando e comecou a produzir jarros e agora está num bom ritmo, e dando jarros bem grandes! Ontem acabou de abrir um de 15cm e bem vermelhinho.
Contribuam, per favore!
_________________ Ciro MacCord
|
19.03.2010(Sex)11:52 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
Você é de Curitiba também? Aqui você pode deixar todas fora de casa e quando chegar o inverno proteja as Neps dela e o Sol as minhas pegam de manhã até umas 10:00 hs e a partir das 16:00. E molhe as folhas delas durante o período das 10:00 as 16:00 hrs . Pronto as minhas estão crescendo rápido. eu faço isso mas cada faz o seu método de cultivo.
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
19.03.2010(Sex)12:20 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
ciro.maccord, essas informações que quer já existem no fórum, tentou procuar nas fichas de cultivo? ou então no tópico específico de Nepenthes? Fichas de cultivo: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... /f-29.htmlTópico sobre Nepenthes: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... /f-14.htmlE como disse o Adriel, cada um tem seu método, e como sempre digo é tudo uma questão de adaptação, pois existem foristas que conseguem cultivar neps com raiz totalmente submersa, como as minhas N. albomarginata, e existem foristas que conseguem manter as plantas sob sol pleno o dia todo, como minha N. alata, então tudo é uma questão de adaptar a planta à condição. Vou trancar o tópico e caso tenha alguma dúvida entre em contato comigo por MP.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
19.03.2010(Sex)22:20 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 3 mensagens ] |
|