Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2025(Qui)10:49

Responder  [ 5 mensagens ] 
 Como adiquirir mudas?? 
Autor Mensagem

Mensagem Como adiquirir mudas??
Boa Tarde a todos do forum..

Eu tenho uma Nepenthes a 1 ano e gostaria de criar outras mudas, ela está bem grande.

Depois eu posto fotos é que não to achando o cabo da maquina.

Como eu faço mudas de Nepenthes n quero corta as pontas delas. pq quando eu corto a cumbuca a folha n cresce mais e n quero que ela pare de crescer.. Alguem pode explicar como faço mudas e o substrato ideal pra ela?? Tenho o Sphagnun seco e pó de xaxin..

31.03.2010(Qua)18:44

Mensagem 
Ola, seja bem vindo! acresente em seu perfil sua localização , fica ate melhor de ajudar as veses :wink: quanto a fazer mudas eu deixo para os mais esperientes em Nepenthes pois tenho a mesma duvida! ate +

31.03.2010(Qua)20:08
Perfil YIM Visitar website do usuário

Mensagem 
kkkkkkkkkkkkkk. To gostando de ver. Estamos criando cultura aqui, todos usuarios do forum fazem campanha pra que os novatos completem o perfil =P

Seja bem vindo, colega, em primeiro lugar.

Bom vamos lá. Não sei se você ja deu uma olhada nos tópicos sobre Nepenthes e na area de tecnicas de cultivo, mas tem bastante coisas sobre o assunto.

Mas tudo bem, fazendo um resuminho. Propagar a Nepenthes a partir de uma que você ja tem, sem ter que corta-la é impossivel. Se você tiver uma planta macho e uma femea, ou tiver uma fêmea e receber pólem de alguem, sei la, você até pode obter sementes, plantar as sementes e obter novas plantas, mas mesmo assim é um processo demorado, delicado e que exige muita dedicação.

Do contrário, você pode fazer uma alporquia (tem artigos sobre isso no forum, busque por ALPORQUIA) ou estaquia, que se trata de cortar um segmento do caule e plantar pra que ele crie novas raizes. Tambem tem muito sobre isso no forum.

Além disso você pode separar um broto lateral que nasce na base de plantas mais adultas as vezes, ou mesmo em outros nós (onde a folha se une ao caule) ao longo do caule da planta. Mas mesmo separar esses brotos acaba envolvendo a estaquia também e por consequencia, cortes na planta.

Espero ter dado uma luz inicial :P

31.03.2010(Qua)20:41
Perfil ICQ

Mensagem 
Sim eu pesquisei sobre Nepenthes aqui no forum.
Obrigado pela ajuda.. Mas acho que não vo mexer na planta pq gosto muito dela..

Mas quem sabe mais pra frente. Obrigado por me ensinar a tecnica.

31.03.2010(Qua)22:17
Destaque

Mensagem 
poste fotos de sua nepenthes para identificarmos, e se ela tiver muitas galvinhas, váreos cachos, dá para você usar apenas 1 para fazer mudas dela, e mesmo você cortando o talo principal dela, ela irá brotar nas laterais logo em cima da folha (Igual brota as estacas) e você não irá perder a planta com isso.
Só espero que onde você mora, tenha uma clima que ela goste, e você tenha todos os cuidados necessarios para as estacas brotarem (se você for tentar).
eu da primeira vez que tentei aqui, fiz 12 estacas, hoje so estou com uma de N. maxima ainda verde, que se desenvolve lentamente :/ ainda sem brotos, mas ja parti para outra ideia e fiz mais 4 estacas de N. alata, faz quase 2 semanas e as danadas estão Verdinhas, com algumas partes meio amareladas, e da para ver que seu broto está saindo lentamente. Ou é impressão minha, tomara que não hehehe
Boa sorte se você for tentar ( de uma boa pesquisada nas formas de deixar umida a estaca, para que ela não seque antes de se desenvolver e de muita luz para ela (sem que seja o sol direto))

31.03.2010(Qua)23:03
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 5 mensagens ]