Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2025(Qui)10:47

Responder  [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Duvida em Técnica por Estacas 
Autor Mensagem
EM OBSERVAÇÃO

Mensagem solo
oal pessoal,bom eu vou comprar uma nep q eu acho q é alata x ? , e eu queria saber se eu poderia usar um vaso com furos em baixo com 3 cm de argila e marca no vaso para a agua não passar da argia e emcima usar sfagnum em 55%,fibra de coco 20% e o resto dos 25 % de pó de coco ou 15% de pó de coco e 10 de pó de pinuse mais 3 a 5 cm de sfagnum puro,seco e não fervido(para que talves brote,hehe),e sobre as estacas,alguem poderia esclareçer os fatores alem do sol e sorte que ajudão na "vinga" das estacas,sem ser dentro de uma estufa mas o saco de lixo cobrindo-as até q eu posso,e quando adultas até quanto sol elas aquentão?

e a N alata e a D. campensis precisam de dormencia?

e mais,esses botos laterais q a nep produs é como se fose a multiplicação por rizoma da Dionaea não é?e como eu os separo da planta mãe?

Editado pela última vez por tfat98 em 04.06.2010(Sex)18:38, em um total de 1 vez.

04.06.2010(Sex)15:31
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Bruno Millan escreveu:
Ué, pra fazer estacas não tem que cortar as folhas? Não sabia que podia deixar assim.

Vamos ver?! :wink:

04.06.2010(Sex)16:52
Destaque

Mensagem Re: solo
tfat98 escreveu:
oal pessoal,bom eu vou comprar uma nep q eu acho q é alata x ? , e eu queria saber se eu poderia usar um vaso com furos em baixo com 3 cm de argila e marca no vaso para a agua não passar da argia e emcima usar sfagnum em 55%,fibra de coco 20% e o resto dos 25 % de pó de coco ou 15% de pó de coco e 10 de pó de pinuse mais 3 a 5 cm de sfagnum puro,seco e não fervido(para que talves brote,hehe),e sobre as estacas,alguem poderia esclareçer os fatores alem do sol e sorte que ajudão na "vinga" das estacas,sem ser dentro de uma estufa mas o saco de lixo cobrindo-as até q eu posso,e quando adultas até quanto sol elas aquentão?

e a N alata e a D. campensis precisam de dormencia?

e mais,esses botos laterais q a nep produs é como se fose a multiplicação por rizoma da Dionaea não é?e como eu os separo da planta mãe?

Cara tenta não complicar as coisas, e ver que você não tem muita experiencia com as plantas, não que você não possa ter estudado 15 livros de PC e lido o forum inteiro 5 vezes, mas você só irá aprender mesmo é com as PCs, com a própria convivencia, ai a minha dica vai, você pode plantar as suas nepenthes direto no sphagnum puro, fica mais fácil não complica tanto. em quanto as estacas, é so seguir adica, volte algumas páginas e leia. Em fim, você não precisa nem se preocupar em aprender tão cedo sobre estacas, sua planta ainda terá de crescer e se desenvolver muito... as Nepenthes bem cuidadas dão brotos, e deles nascem mais galhos e a planta vai se desenvolvendo mais e mais.....

as duas plantas não precisam de dormencia!, ai onde você mora ainda não iram nem entrrar hehehe :D

BRUNO - tem gente que corta inteira, tem gente que corta metade, e tem gente que corta 2 terços... vai dos resultados da pessoa. o Ivaldo tem bons resultados cortando completamente as folhas das estacas de N. anamensis dele, não que todos tenquem cortar e fazer como ele. Existem várias espécies e podem se dar melhor, cortando ou não :D

04.06.2010(Sex)23:46

Mensagem 
Obrigado Felipe!! Como nunca tentei fazer(e nem poderia por causa do tamanho das plantas) uma estaca e não conhecia direito o método, só tinha visto no forum mesmo as estacas do Ivaldo, numa foto, daí achei que tinha que cortar. Você disse que as plantas saudáveis dão brotos laterais, então, tenho uma N. alata com um broto crescendo bem, mas desde que ela chegou aquí em casa(ainda estava sem o broto) não produziu NEM UM jarro novo!! O que será? Umidade?

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

05.06.2010(Sáb)10:06
Destaque

Mensagem 
Bruno, é muito difício definir o motivo pelo qual elas param de produzir jarros
são muitos os possíveis motivos ( iluminação, umidade, substrato desgastado, ... )

quanto tempo ela tem na sua casa?

ela pode ter parado apenas pela mudança de ambiente e voltar a produzir novamente em breve :wink:

05.06.2010(Sáb)10:32
Destaque

Mensagem 05/06/2010
Até aqui foi fácil...

Imagem

__
começa agora o segundo estágio, onde a estaca começa a secar...

.

05.06.2010(Sáb)11:41
Destaque

Mensagem 
Orra Fábio, e eu que não chego nem nesse estágio, aqui é um frio da por** e as estacas apodrescem.
Vou tentar mais com calor, tenho o precentimento que este ano uma estaca pelo menos vou conseguir hehehehe.
boa sorte.

05.06.2010(Sáb)12:48

Mensagem 
Fábio escreveu:
Bruno, é muito difício definir o motivo pelo qual elas param de produzir jarros
são muitos os possíveis motivos ( iluminação, umidade, substrato desgastado, ... )

quanto tempo ela tem na sua casa?

ela pode ter parado apenas pela mudança de ambiente e voltar a produzir novamente em breve :wink:

Minha planta tá aquí em casa dezde fevereiro, se não me engano. O que é estranho é que ela é a única que não produz jarros... Posso tentar trocar ela de lugar, pois ela também é a única que tá em lugar diferente. Ouví dizer que a N. alata preciza enrrolar as gavinhas pra produzir o jarro. Na minha varanda tem um lugar em que as primaveras e lágrimas de cristo(não sei nome científico) estão como trepadeiras, posso tentar colocar o vaso perto delas pra ela se enrrolar no caule dessas plantas, deve ter um cm e pouco de diâmetro.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

06.06.2010(Dom)11:15
Destaque

Mensagem 
Não sei se tem muito a ver não.
aqui elas não se enrrolaram em nada, e se desenvolveram.
Apesar de ser 3 pobre ascidios kkk

06.06.2010(Dom)17:59
Destaque

Mensagem 
Felipe_Pinho escreveu:
Quer mesmo que eu responda /bad /bad /bad nada de sucesso :?
Pôxa... Mas, nem mesmo aquela ponteira que você mostrou na abertura do tópico?
Abraço!

MIGUEL ANGELO PANDINI

07.06.2010(Seg)8:19
Responder   [ 52 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo