Autor |
Mensagem |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Interessante a posição das Heliamphoras no grafico...
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
11.11.2009(Qua)13:49 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Realmente Fernando, depois desse gráfico que você apresentou, várias pessoas devem ter parado pra pensar no significado carnivoria, inclusive eu. Nunca li nada sobre diferentes graus de carnivoria nas PC's. É simplismente fantástico, quando você pensa que sabe alguma coisa sobre elas, vê que ainda há muuuuuuuito o que aprender, por isso que gosto tanto dessas plantas. Poderia ser criado um tópico fixo abordando só esse assunto e esclarecendo as principais dúvidas, ou até mesmo esse tópico poderia se tornar fixo.
Abraços
11.11.2009(Qua)13:50 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
Eu acho que essa planta ainda está à fazer a transição para ser uma carnívora como as plantas do gênero Ibicella que apenas capturam por acidente, mas quando ela ver que pode aproveitar esse sistema e nasce diferente na próxima geração quem sabe quem a cultiva pode ter uma surpresa nas sementes que virão com um DNA e RNA(não sei se se encaixa mas é melhor colocar) modificado para digerir e absorver e muito tempo depois tenham métodos mais complexos a cada geração.
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
11.11.2009(Qua)13:54 |
|
 |
RTGR
Destaque
|
Fernando: O gráfico é muito interessante mesmo... Mas a questão que eu levanto é: A expressão "carnívora" significa que ela caça e come carne (insetos no caso)... isto é, presa, mecanismos e absorção.... é o que me vem na cabeça em primeiro momento.... Existe realmente alguma definição? Fico pensando sobre isto.... acho que a absorção é o principal ingrediente para definir pois pensa assim.... se vc tem uma PLANTA X com uma folha que coleta orvalho e alguns insetos morrem nesta água, e, isto é comum neste tipo de planta, não quer dizer que a planta é carnívora, assim como as bromélias, pois as mesmas não absorvem realmente nutrientes destes insetos.... acredito que para isto existe a definição de "protocarnívora" Ao mesmo tempo, fico pensando se o fato do mecanismo de caça + atração realmente define a PC. Sinceramente? PC para mim é aquela que absorve os nutrientes dos insetos para a sobrevivência, simples e direto. abs RTGR
_________________ GrowList/WishList
|
11.11.2009(Qua)13:59 |
|
 |
Adriel Faust Martins
Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32 Mensagens: 792 Localização: Curitiba-PR
|
RTGR escreveu: Fernando: O gráfico é muito interessante mesmo... Mas a questão que eu levanto é: A expressão "carnívora" significa que ela caça e come carne (insetos no caso)... isto é, presa, mecanismos e absorção.... é o que me vem na cabeça em primeiro momento.... Existe realmente alguma definição? Fico pensando sobre isto.... acho que a absorção é o principal ingrediente para definir pois pensa assim.... se vc tem uma PLANTA X com uma folha que coleta orvalho e alguns insetos morrem nesta água, e, isto é comum neste tipo de planta, não quer dizer que a planta é carnívora, assim como as bromélias, pois as mesmas não absorvem realmente nutrientes destes insetos.... acredito que para isto existe a definição de "protocarnívora" Ao mesmo tempo, fico pensando se o fato do mecanismo de caça + atração realmente define a PC. Sinceramente? PC para mim é aquela que absorve os nutrientes dos insetos para a sobrevivência, simples e direto. abs RTGR Se for assim todas as espécies de plantas do mundo são carnívoras já que os nutrientes chegaram as raízes, quando o animal estiver decomposto mas, acho que você quis dizer que as plantas que absorvem nutrientes por folhas com sistemas próprios serão carnívoras.
_________________ __________________________________________________________________________________ Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.
|
11.11.2009(Qua)16:18 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olá pessoal, Mauricio, fico realmente mto feliz de saber q este tópico te fez pensar e rever teus conceitos!  Espero q faça o mesmo p/ muitos aqui no forum. Lembro tbm o qto eu fiquei maravilhado quando eu vi este gráfico pela 1a vez (nossa, incrível pensar q já faz 20 anos q foi publicado!). RTGR, o q eu mais gosto deste gráfico é q ele nos mostra o quão difícil é ter uma definição única p/ carnivoria. Se vc quer ser chato e considerar todas as características listadas no anel exterior como pré-requisitos, vc terá poucas espécies/ gêneros se encaixando na definição de PC. Mas a medida q vc vai afrouxando a definição, mais e mais plantas vão entrar pra tua lista como uma PC. Adoro pensar em escalas de cinza, e não em preto e branco!  Abs, Fernando
|
11.11.2009(Qua)17:10 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Talvez seria legal criar uma unidade de medida para o quanto a planta é carnívora e usarmos o gráfico do Fernando para classificalas.
|
12.11.2009(Qui)21:00 |
|
 |
Dennis Saridakis
|
 Retomando o debate....!
Olá pessoal!
Além de sair do meu período de hibernação do Fórum, ainda vou retomar esse tópico antigo...
Concordo com a definição de Juniper et al (1989), que listam os três pré-requisitos para a carnivoria, ou seja: 1) atrair as presas, 2) capturá-las e 3) digeri-las (aproveitando seus nutrientes).
Em relação ao pré-requisito 1), quase todas as angiospermas possuem cores e formas para atraírem animais polinizadores (plantas zoófilas), excluindo-se as anemófilas (polinização pelo vento) e as higrófilas (polinização pela água).
Dentre as plantas zoófilas, existem as quiropterófilas (morcegos), as ornitófilas (aves) e as entomófilas (insetos), esta última a categoria mais numerosa. Exemplos comuns de plantas que o fazem são as da Família Asclepiadacea Gênero Stapelia, que atraem varejeiras devido ao seu odor de carne podre, cor (carne crua) e textura (fibras musculares e pêlos) de suas flores, mimetizando um mamífero morto em decomposição.
Quanto ao pré-requisito 2), várias plantas podem aprisionar insetos acidentalmente, como é o caso do gênero Aristolochia, que normalmente retêm moscas no interior de suas flores até que sejam polinizadas, e depois "desobstruem a passagem" para as mesmas escaparem. Em alguns casos, ocorre a morte da mosca no interior da flor, o que não significa que a planta irá utilizar os nutrientes do inseto.
O pré-requisito 3) é específico das plantas carnívoras, termo este bastante genérico mas adequado, já que muitas delas capturas outros organismos que não insetos, como moluscos, protozoários, microcrustáceos, alevinos de peixes, aranhas e até pequenas aves, répteis e mamíferos que acidentalmente (?) caiam em suas armadilhas (gênero Nepenthes).
Acho bastante discutível o termo "proto-carnívora", pois temos o caso de algumas bromélias não consideradas carnívoras, que atraem insetos, seja pela camada cerosa de suas folhas, seja pelas cores de suas inflorescências e que os capturam acidentalmente e morrem afogados nos copos de suas folhas coletoras. Depois de decompostos por bactérias, seus nutrientes são absorvidos pelas bromélias. Por outro lado, temos o caso da Sarracenia purpurea, que "funciona" da mesma forma. A diferença está na microbiota específica que habita suas armadilhas. Será que esta diferença é tão significativa assim? No caso de Brocchinia e Catopsis existem glândulas digestivas, o que as configura como "carnívoras verdadeiras".
Pronto, tá ai mais lenha prá fogueira! E viva o debate!!!
|
22.06.2010(Ter)10:57 |
|
 |
|