Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2025(Ter)9:51

Responder  [ 3 mensagens ] 
 Semeando N. sanguinea 
Autor Mensagem

Mensagem Semeando N. sanguinea
Olá.

Depois de muito ler e de entupir a Dionaea de bichos, resolvi começar uma cultura a partir de sementes. Para piorar a situação, minha primeira semeadura escolhida foi uma Nepenthes. Pois bem, encomendei com o senhor Marcos Ono algumas sementes de N. sanguinea, as quais chegaram hoje, e já fui plantando em seguida, obedecendo, claro, as dicas que consegui assimilar dos tópicos deste fórum.
Pois bem. Comprei um recipiente daquelas peças de 1,99 que parecem uma bacia pequena, e utilizei algumas coisas que seriam lixo pra qualquer um, mas que para mim significavam economia, como por exemplo, um expositor se kinder ovo, que virou sementeira.
A maior dificuldade nas semanas que antecederam o dia de hoje foi achar o bendito musgo sphagnum, que parece ser coisa de outro mundo por aqui.
Enfim... No final das contas consegui reunir recipiente, substrato e semente. Daí surge minha dúvida: N. sanguinea.
Pesquisei em vários lugares, inclusive aqui, e não consegui obter uma resposta definitiva quanto a esta espécie de Nepenthes. A grande maioria a categoriza como "highlander" e dá dicas de cultivo completamente fora da minha realidade. Outras fontes já me deixam mais tranquilo em relação a ela, categorizando como "intermediária". Bom, eu moro em Campo Largo, no Paraná, e pra quem não conhece é uma região plana conhecida como "Campos Gerais" de clima subtropical úmido, sem estação seca e de altitude média de 950m acima do nível do mar. Ultimamente tem dado uma média de 24° de dia e 14° de noite. Depois de toda essa enrolação, minhas perguntas são:
1. Consigo germinar essas sementes normalmente ou tenho que ter algum cuidado especial? (atualmente recolho a sementeira para dentro de casa a noite)
2. É uma época boa para plantar essa espécie ou eu deveria esperar a proxima primavera?
3. Ela é realmente intermediária ou terei que ter algum cuidado especial futuramente?

De momento seria isto, se lembrar de mais alguma duvida edito a mensagem, hehe 8-)

Um grande abraço.

18.11.2010(Qui)22:43
Destaque

Mensagem 
Pendragon escreveu:

1. Consigo germinar essas sementes normalmente ou tenho que ter algum cuidado especial? (atualmente recolho a sementeira para dentro de casa a noite) Deixe o recipiente com as sementes somente em local bem iluminado.
2. É uma época boa para plantar essa espécie ou eu deveria esperar a proxima primavera? As suas sementes não aguentam até a proxima primavera.
3. Ela é realmente intermediária ou terei que ter algum cuidado especial futuramente? Se foi o Ono que te vendeu pode sossegar que as sementes são boas e 'se' germinarem aí os cuidados especiais serão os mesmos de outras nepenthes (alta umidade e local bem iluminado).
....

Abç. 8-)

20.11.2010(Sáb)9:46

Mensagem 
Citação:
Deixe o recipiente com as sementes somente em local bem iluminado.

Minha dúvida é na verdade em relação ao frio da noite, se não pode acarretar em algum obstáculo à germinação das sementes.

Aproveitando, vou postar algumas fotos da dita semeadura:

Estou testando alguns modos diferentes pra ver qual dá o melhor resultado.

Imagem 1: Preparando
Os materiais utilizados foram:
Bacia plastica de 30 cm de diametro
Expositor de Kinder ovo
Argila expandida
Sphagnum "cozido"
Imagem

Imagem 2: A "sementeira"
Imagem

Imagem 3: Cozinhando o substrato
Imagem

Imagem 4: A mini-estufa montada.
Essa bacia foi depois coberta com filme PVC, com alguns furos para ventilação.
Imagem

Imagem 5: Outros ninhos
Esses não receberam cobertura nenhuma.
Imagem

Imagem 6: Potinho de sorvete, fica completamente fechado, sem ventilação.
Imagem

Todos os três métodos adotados utilizam sphagnum esterilizado puro como substrato, água descansada e recebem iluminação solar indireta por pelo menos 10 horas. A mini estufa passa a noite dentro de casa, enquanto a que não usei nenhum tipo de cobertura fica sempre fora. Cada "ninho" recebeu 2 sementes de N. sanguinea, colhidas no dia 30/10 e semeadas dia 18/11.

Pŕoximas sementes serão plantadas ainda hoje. Algumas direto já no que serão os vasos definitivos, e algumas poucos "in aqua".

PS: A excelente qualidade das fotos deve-se ao fato que não tenho câmera, então utilizo a do celular.

20.11.2010(Sáb)12:11
Responder   [ 3 mensagens ]