Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.05.2025(Sáb)14:52

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Drosera adelae e sementes 
Autor Mensagem

Mensagem Drosera adelae e sementes
Caros,
como disse rapidamente em um outro posto, já criei PCs um tempo atrás e parei há uns 13 anos. Morava em Goiânia -GO e tinha algumas droseras, uma nepenthes, sarracenias e uma Dionaea. Apesar de nunca ter nada muito diferente (não existia tanta internet na época), sempre tive uma grande fascinação pelas dita cujas.
Saí de casa para estudar em Campinas e com a vida em república e o inverno mais frio que o de Goiânia, no primeiro inverno perdi todas as minhas plantas. Com estudos, doutorado e principalmente por falta de local adequado, nunca voltei a comprar nenhuma PC, mas sempre tive o objetivo de voltar a cria-las. Tanto que numa compra de impulso, acabei "pegado carona" em uma outra compra e adquiri um livro na Amazon, o Growing Carnivorous Plants, do Barry Rice. Vi revisões muito boas, falando que as fotos são belíssimas. Ainda não chegou mas foi o suficiente par ativar o carnivorólogo que existe em mim. Comecei a olhar foruns, já me associei ao PCRB e continuei olhando. Me prometi que não iria comprar nada agora pois agora moro em São Paulo e está muito frio aqui. Entretanto, passendo por aí, acabei fazendo uma outra compra por impulso, um kit com sementes de drosera mais fáceis de criar (D. capensis alba, D. burmannii, D. intermedia, D. capilaris) e sementes de Dionaea. Como uma boa compra por impulso, acabei comprando para entrega por correio uma D. adelae (antiga vontade minha), mesmo morando a 6km do CEAGESP :roll:. O sedex chegou ontem a noite.
Muito bem, com as sementes farei as coisas a seus tempos: em breve começarei a estratificação da Dionaea e quando estiver um pouco mais quente semearei as droseras. Mas minha principal dúvida é com relação a D. adelae. Tenho a opção de deixa-la em um local um pouco mais quente (aprox. 20oC) mas mais seco e escuro (aprox. 25% - minha cozinha) OU deixa-la na sacada onde a umidade tem sido maior, há mais luminosidade mas a temperatura é bem mais baixa (com sol direto fica até uns vinte e poucos graus, mas a tarde, sem sol, fica 12-15o.fácil). Fico fora de casa o dia todo, então não há a opção de deixa-la pela manhã no sol e a tarde na cozinha. Voces acham que seja viável deixa-la para fora durante o dia e para dentro a noite? Colegas de São Paulo, como vocês fazem para criar suas plantas?
Abraço a todos e espero participar bastante do forum.

Até breve,

Mário

PS.: Moderadores, caso achem melhor que eu coloque tudo isso em um tópico de apresentação por favor avisem.

30.06.2011(Qui)8:11

Mensagem Re: Drosera adelae e sementes
Não sou de São Paulo, mas eu deixo quando acordo 7 horas e 30 minha Dionaea na varanda pegando sol até 11 horas depois deixo ela na sombra em um lugar onde não tenha muito sol nem muito escuro :wink: .

30.06.2011(Qui)10:05
Site Admin

Olá Mário,

temos uns poucos que como você são da era 'pré-internética' no cultivo de PCs,
a grande maioria não tem idéia da dificuldade de obter informações de qualidade
sobre o cultivo.
Cultivo D. adelae há cerca de seis anos e já utilizei diferentes intensidades de iluminação.
A grosso modo 'direta' e 'indireta'.
A iluminação direta (10 a 12 horas diárias) produziu exemplares bem interessantes,
pequenos e em cor vinho.
A iluminação indireta (4 horas diárias ou sombrite 70%) produziu exemplares
algo como 50% maiores, com folhas largas.
A conclusão principal é que provavelmente em ambos os ambientes você teria
condições satisfatórias, mas você teria que escolher o que quer para a planta.
Eu sugeriria a sacada desde que não houvesse vento para desidratar a planta
pois me parece uma condição mais saudável para ela.
Ah, cuidado com os afídios, eles adoram as D. adelae.

Um abraço e bom cultivo. :wink:

30.06.2011(Qui)10:30
Perfil Visitar website do usuário

Olá caros, obrigado pelas respostas.
realmente a era pré-internetica era impressionante. Vocês acreditam que cheguei a escrever para a Enciclopédia Barsa para eles me mandarem um artigo sobre PCs. Agora imaginem: eu era uma criança de uns 11 anos, mandei uma carta e fiquei ansioso por N meses até receber a resposta: uma (única!!!) folha mal e porcamente "xerocada". Decepção. Ainda bem que inventaram a internet.
Um adendo: nesta sexta fui ao CEAGESP e conheci pessoalmente o Marcos Ono. Quanta simpatia! Marcos, fui um prazer conhece-lo pessoalmente. Espero poder comprar alguns vasos com você logo logo.
Bem, quanto a D. adelae, o espécime que tenho aqui é bem bonito. Tem mais de um palmo de diametro. Está sofrida do envio, mas tem muito potencial. Neste dias fui fazendo uns experimentos e percebi que ela tem sofrido mais com baixa umidade que com o frio. Fiz uma estufa acochambrada com Sphagnum molhado embaixo para manter a umidade alta. Já que aparentemente ela não sofre com frio, aos poucos irei adaptando-a ao clima mais seco daqui de SP (ela veio originalmente do RJ).
E realmente ela veio com vários afídeos. Como é a única que tenho, estou tirando com pinça mesmo, aos poucos...

Agora vou partir para sementes de Dionaea. Vou abrir um novo tópico para pegar umas opiniões.

Abraços e obrigado a todos!

03.07.2011(Dom)0:34

Não mude-as de lugar, essas plantas não gostam disso, tem casos que até ficaram fracas por causa de mudanças :wink: tente deixar ela em um lugar equilibrando o sol.

03.07.2011(Dom)11:08
Site Admin

Olá guri,

pelo visto estás indo bem com a tua D. adelae, quanto aos afídios
há dois modos interessantes de eliminá-los:

1) Dimy pronto a 50%, aplicado no final da tarde por dois dias.
2) Mergulhar totalmente em água por dois dias

Um abraço e bom cultivo.

04.07.2011(Seg)9:28
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 6 mensagens ]