Drosera adelae e sementes
Caros,
como disse rapidamente em um outro posto, já criei PCs um tempo atrás e parei há uns 13 anos. Morava em Goiânia -GO e tinha algumas droseras, uma nepenthes, sarracenias e uma Dionaea. Apesar de nunca ter nada muito diferente (não existia tanta internet na época), sempre tive uma grande fascinação pelas dita cujas.
Saí de casa para estudar em Campinas e com a vida em república e o inverno mais frio que o de Goiânia, no primeiro inverno perdi todas as minhas plantas. Com estudos, doutorado e principalmente por falta de local adequado, nunca voltei a comprar nenhuma PC, mas sempre tive o objetivo de voltar a cria-las. Tanto que numa compra de impulso, acabei "pegado carona" em uma outra compra e adquiri um livro na Amazon, o Growing Carnivorous Plants, do Barry Rice. Vi revisões muito boas, falando que as fotos são belíssimas. Ainda não chegou mas foi o suficiente par ativar o carnivorólogo que existe em mim. Comecei a olhar foruns, já me associei ao PCRB e continuei olhando. Me prometi que não iria comprar nada agora pois agora moro em São Paulo e está muito frio aqui. Entretanto, passendo por aí, acabei fazendo uma outra compra por impulso, um kit com sementes de drosera mais fáceis de criar (D. capensis alba, D. burmannii, D. intermedia, D. capilaris) e sementes de Dionaea. Como uma boa compra por impulso, acabei comprando para entrega por correio uma D. adelae (antiga vontade minha), mesmo morando a 6km do CEAGESP

. O sedex chegou ontem a noite.
Muito bem, com as sementes farei as coisas a seus tempos: em breve começarei a estratificação da Dionaea e quando estiver um pouco mais quente semearei as droseras. Mas minha principal dúvida é com relação a D. adelae. Tenho a opção de deixa-la em um local um pouco mais quente (aprox. 20oC) mas mais seco e escuro (aprox. 25% - minha cozinha) OU deixa-la na sacada onde a umidade tem sido maior, há mais luminosidade mas a temperatura é bem mais baixa (com sol direto fica até uns vinte e poucos graus, mas a tarde, sem sol, fica 12-15o.fácil). Fico fora de casa o dia todo, então não há a opção de deixa-la pela manhã no sol e a tarde na cozinha. Voces acham que seja viável deixa-la para fora durante o dia e para dentro a noite? Colegas de São Paulo, como vocês fazem para criar suas plantas?
Abraço a todos e espero participar bastante do forum.
Até breve,
Mário
PS.: Moderadores, caso achem melhor que eu coloque tudo isso em um tópico de apresentação por favor avisem.