Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 09.06.2025(Seg)12:07

Responder  [ 79 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo
 Aquário Plantado Léo. 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Re: Aquário Plantado Léo.
Olá Rodrigo ! Me diga uma coisa: como vc conseguiu identificar a presença especificamente das cianobactérias ? Mas acho que a solução deve ser uma filtragem com UV... Mesmo sem saber indentificar quais bactérias ocorrem aqui nos meus aquários, faço essa filtragem regularmente, principalmente no aquário do Apaiari, depois das TPAs...

07.06.2012(Qui)8:53
Perfil Visitar website do usuário

A ID foi visual mesmo, comparando com várias imagens pela internet. O mais recomendado pra acabar com elas é aplicar eritromicina no aquário, é um antibiótico que atinge as bactérias maléficas ao sistema. O porém é que pode haver um desequilíbrio, como aumento da concentração de amônia ou nitrito, e isso afetaria diretamente os peixes.

As minhas são idênticas a essas, sem tirar nem por rs:
http://i137.photobucket.com/albums/q222 ... 0_0411.jpg
http://foro.acuarios.es/attachments/pro ... to-015.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_SW7FEBhudqM/S ... 600/16.JPG
http://naturezaecologica.com/wp-content ... teria1.jpg

As ocorrências nos aquários são principalmente de algas, não de bactérias, fora as cianos.
Achei um artigo aqui que explica bem sobre as principais: http://www.aquahobby.com/articles/e_fre ... _algae.php

07.06.2012(Qui)12:20
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque

Ok ! De fato ! Impressionante ! Essas fotos são de algum microscópio eventualmente digital ou as colônias de bactérias podem ser vistas a olho nu mesmo ? A identificação visual foi a olho nu ou vc usou algum equipamento ?

07.06.2012(Qui)13:03

Não não, essas imagens são a olho nu mesmo!

Olha como elas estão no meu aquário:
Imagem
By rodrigoborcato at 2012-06-07

Imagem

Só que estou parando de me preocupar, porque elas só representam perigo pro sistema se estiverem em grande quantidade, pois o nível de toxicidade aumenta muito. O motivo de não me preocupar é que aparentemente elas não estão avançando no crescimento... Semana passada estavam em maior quantidade! Creio ser um indicador de que o aquário está entrando em equilíbrio, pronto pra receber os peixes.

Aqui uma foto geral dele... Reparem nos pontinhos, são caramujos no vidro! Muitos! Sem predadores, fazem a festa :P
Imagem

Fofo! rs
Imagem

07.06.2012(Qui)18:25
Destaque

Olá Rodrigo ! Vc já pensou em usar um filtro UV ? No Mercado Livre comprei um por R$ 65,00 e ainda parcelado... Talvez seja mais seguro que colocar antibiótico (e dependendo do antibiótico e do parcelamento pode até ser mais barato - se bem que comprei esse filtro por causa das algas que infestam o meu chafariz do quintal).
Sobre os caramujos... Dê uma olhada no aquahobby porque li em algum lugar que há uma espécie (cujo nome não me lembro) semelhante ao Physa mas que, ao contrário dele, é vetor de um parasita...
E as conchas desses seus lembram as dos Physa - só que os meus Physa tem as "antenas" diferentes...
É porque não mantive nos meus favoritos essas páginas que falam sobre esses dois caramujos muito semelhantes, mas com certeza vc encontrará com uma busca rápida.
Grande abraço.

07.06.2012(Qui)18:37
Moderador

Cara, eu não me preocuparia não com essas cianobacterias e algas, é normal de ciclagem de aquario (como a explosao de caramujos tbm). quando terminar de ciclar, bota os peixes q estes comerão tudo pela frente (dependendo das espécies de peixe q vc colocar, é claro).

abs,
Fernando

07.06.2012(Qui)19:57

ouvi dizer que ramirezis adoram comer caramujinhos :roll: e um peixe chamado labeo bicolor ele suga o fundo como um motor e talvez ele desprenda essas algas filamentosas do cascalho entao elas irao para o filtro /psica

07.06.2012(Qui)20:31
Destaque

Ainda acho que uma filtragem UV resolveria o problema sem a necessidade de antibióticos ou de inserir habitantes eventualmente não desejáveis no aquário... Mas se a questão for limpar o fundo, com certeza um cascudo ou um dojô limpariam...

07.06.2012(Qui)21:03

peixe dojo não recomendo para plantados pois ele derruba as plantas /confused

07.06.2012(Qui)21:05

Fernando, você disse o que eu havia pensado. Essas coisas que ocorrem são fases do processo de maturação do aquário. O problema vai ser uma explosão de algas mais pra frente, aí sim vai indicar que algo está errado.

Francisco, a recomendação de se colocar antibiótico não é à toa... Ela é uma bactéria, tendo um sistema um pouco diferente das algas... Olha o que achei:
Citação:
O material genético das cianobactérias fica no interior de nucleotídeos serpentados, que são pouco sensíveis à radiação UV e, além disto, possuem um sistema de reparo do material genético. Elas não se reproduzem apenas por esporos, por isto um filtro UV pode eliminar os esporos, mas ainda restarão as cianobactérias que se reproduzem através de divisão celular ou fragmentação.

Mas gostei da dica sobre o UV, devo comprar um pro meu laguinho, sempre ocorrem umas algas verdes chatas hehehe

É, sobre o caramujo, realmente, ele é um pouco diferente das Physas, podem ser do mesmo gênero. De qualquer modo, vou evitar o contato... Obrigado por avisar!
Postei um vídeo ontem dos ditos, aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=LaFuCIBGqUc

Sobre a fauna, pros caramujos quero colocar Characidium sp., a mocinha. É um peixe muito simpático e compatível com meu aquário.
Também pretendo colocar um casal de Kribensis, algumas Melanotaenia praecox e mais algum aí rs

Eu tenho um dojô no lago, ele fica completamente enterrado... Fico imaginando ele fazer isso no meu aquário, e liberar a camada fértil pra coluna d'água... Vai ser lindo! hahahaha
Imagem
By rodrigoborcato at 2011-07-29

08.06.2012(Sex)11:42
Responder   [ 79 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo