Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)19:49

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 bandejas Sujas! 
Autor Mensagem

Mensagem bandejas Sujas!
Cansado de ter que limpar toda hora as bandeijas que vivem sujas de algas/insetos burros que não caíram nas PCs/larvas de mosquitos, queria saber o que vocês aconselham a por dentro das bandeijas para evitar isso.
Sei de algumas idéias de outros mebros do fórum, como:
-Cobrir as bandeijas com isopor e fazer os furos dos vasos.
-Encher com argila expandida.
-Encher com areia.
-Encher com pedrinhas de aquários.

Gostaria de saber se vocês utilizam algumas dessas e os pròs e contras!

17.02.2008(Dom)20:44
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)2:43, em um total de 3 vezes.

17.02.2008(Dom)21:24
Destaque

Mensagem 
Também estou com um problema semelhante... na falta de material uso bolinha de gude, mas queria colocar areia... Só fiquei na dúvida se areia de construção serve (por ser mais barata)... mas ainda não procurei pelo fórum se tem alguma informação sobre isso... vou dar uma olhada...

17.02.2008(Dom)22:13
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Eu troco a água e lavo os pratos e vasos a cada 10 dias (o ciclo dos mosquitos daqui é de 14 dias, já verifiquei).
Pensei em utilizar tela para proteger as plantas, mas o espaço é restrito :shock:

Dúvida:

Ah, nas proteções ds plantas que tem cobertura de plástico não encontrei larvas, será que o mosquitos encontram os locais para desova pelo reflexo da água?

21.02.2008(Qui)23:43
Destaque

Mensagem Ciclo do mosquito
Olá Carlos ! interessante saber que o ciclo é de 14 dias. Vc saberia me dizer de onde vem essa informação ? é que gostaria de ter esses dados para poder mostrar aqui em casa... a histeria por causa da dengue está tomando a vizinhança de uma forma absurda no Rio, e estão agora implicando com bromélias nas casas... de forma que eu preciso estar informado e atualizado para, eventualmente, me defender... rsrsrsrs... li na página da Sociedade Brasileira de Bromélias que um estudo da FIOCRUZ comprovou que as larvas do aedes aegypti não sobrevivem nos tanques dessas plantas, por não conseguirem competir com os demais animais que ali se encontram endemicamente... mas não dizia nada a respeito do ciclo de vida do mosquito...
Um abraço.

22.02.2008(Sex)11:20
Destaque

Mensagem Peixe na bandeja ?????
Olá ! estou escrevendo uma outra mensagem porque acho mais producente que colocar na anterior.
Tenho pensado em uma coisa meio louca, e preciso da ajuda dos mais experientes no forum...
Como a água das PCs não tem cloro, alguém já pensou em criar um peixe na bandeja ? imaginemos um beta, por exemplo, criado em uma bandeja grande, onde ele teria um espaço talvez maior que o de uma beteira daquelas comerciais... ele poderia viver ali e comer as larvas ?
É claro que não colocaria um beta numa bandeja de plástico, mas e se elas forem de vidro ? como as minhas ficam sob sombrite, acho que não teria problemas com o sol, com o calor (na verdade parece que os betas gostam de águas mais quentes) e, supostamente, nem com as larvas...
O que acham disso ? de criar um peixe numa bandeja de vidro com as plantas nela ?
Um abraço e, por favor, me digam se estou ficando louco (aqueles testes me surpreenderam) !
Um abraço a todos.

22.02.2008(Sex)11:24

Mensagem 
E o peixe não iria pular para fora das bandeijas? Meu conhecimento de aquarismo é bem restrito, prefiro não opinar se seria bom ou ruim o beta lá!

Edit: Alguem por favor, edita o meu título, trocando bandejas por bandeijas? Erros acontecem, obrigado :)

22.02.2008(Sex)14:16

Mensagem 
:o Woww!
Idéia interessante a do peixe, eu já havia pensado nisso a algum tempo atraz, dae eu me desestimulei a tentar!

pensei nos contras , no que daria errado e no que talvez fosse dar.
1- aparentemente, a materia organica do substrato dos vasos, iriam se misturar em parte na água da bandeija.

2-Como as plantas ficam no sol, e na água irá ter materia organica(dos vasos), iriam aparecem muitas algas, e isso não seria muito saudável para o peixe.

3- O peixe precisaria de alimento, até porque se tiver inicialmente larvas de mosquitos na bandeja, o peixe vai come-las em 2 dias no maximo, depois disso, ele vai precisar de comida, e não terá mais as larvas, então ele teria que ser alimentado, o alimento seria jogado na agua, e a agua ficaria com mais materia organica ainda, e de certa forma aditivada com um monte de substancias organicas em decomposiçao, inclusive uma grande quantidade de urina e fezes do peixe, isso tudo na agua que hidrataria as plantas :) .

4- Com tanto material orgânico na água, e a mesma exposta a luz solar, as algas iriam "fazer a festa", e proliferar muito rápido, dae a água precisaria ser trocada, e o peixe ficaria meio "mau na fita", por conta do PH, Dos trantornos da troca de água, e você (cultivador), teria o mesmo trabalho de qualquer forma no final das contas, já que de qualquer forma teria que trocar a água e lavar as bandeijas!

Lógico, que fazendo todo um esquema, que envolve sitemas de filtragem, daptações em recipientes, e mais algumas coisas que não me vem a cabeça agora, acho que da sim pra conseguir criar um peixe ou vários nas águas que molham as carnivoras. :)

:D abraços

22.02.2008(Sex)16:19
Perfil YIM

Mensagem 
Acredito q não seja possivel no caso das carnívoras...
Ja fiz um procedimento parecido na casa da minha avó...como eu criava um Apaiari por lá mantinha "Lips" (barigudinhos), p\ sua alimentação...não filtrava e nem trocava a água (so quando havia mts algas +- uma vez por mês)...a água eu usava nas plantas e no pomar da minha vó dava mt certo pq ela ja estava devidamente "fertilizada" com os dejetos dos peixes...eu deixava algumas plantas...era uma bandeja bem grande e funda.

Abraços!

22.02.2008(Sex)17:45
Site Admin

Mensagem 
Olá Francisco e demais "CPers".

O ciclo de 14 dias eu verifiquei com ovos de mosquitos que coletei nas bandejas aqui de casa, não sei qual a espécie. Podem ser ou não os aedes. Qualquer mosquito por aqui não se cria :twisted:

Peixes na bandeja eu não acho uma boa pelas razões já apresentadas, eles fazem seu dejetos na água, embora alguns não precisem ser alimentados se mantidos poucos exemplares, "barrigudinhos" comem algas também. Ah, um problema sério é a variação de temperatura, que pode causar doenças nos peixes.

Eu costumava mergulhar as plantas no lago de casa, repleto de "barrigudinhos", eles devoravam todos os pulgões :lol:

Té.

22.02.2008(Sex)18:54
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo