Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.05.2025(Dom)17:25

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Da chegada da semente à planta 
Autor Mensagem

Mensagem Da chegada da semente à planta
Oi pessoal!

Eu estou fazendo este tópico para contar a minha experiência de plantar a primeira PC.
Uma Drosera Burmanii.

Eu comprei do site Carnivoras shopping. Sphagnum, substrato pronto (que é xaxim misturado com sphagnum) e alguma sementes. Pedindo por sedex chegou em dois dias!

Veio tudo embalado num pacotão e eu tomei um susto! As sementes eram muito diferentes do que eu imaginava. Elas vieram em envelopes, com nomes, e quando abria, mais envelopes, e mais e mais até eu descobrir que na verdade era um pozinho :shock:
Na verdade nunca tinha visto nada daquilo, nem o sphagnum né.

Eu já tinha um vazinho pequeno. Então eu botei a mão na massa: Uma camada de sphagnum, outra de substrato, e outra de sphagnum. Eu ia plantar nessa última, mas fiquei com medo das sementes caírem pelos espaços do sphagnum e resolvi por outra de substrato pra elas ficarem mais firmezinhas.

Aí eu peguei água e molhei. Com pratinho e por cima. O substrato encolheu e eu botei mais camadas. Mas fiquei com medo de as sementes não terem contato com a água; então molhei mais um pouquinho, encolheu mais um pouquinho. É assim mesmo?

As sementes: vieram umas 20. Mas elas eram MINÚSCULAS! Eu plantei todas no mesmo vaso. Despejei elas igual se faz com o sal. Sem tocar nelas, com o envelope, salpiquei todas em círculo.

Daí eu cortei a garrafa pet, peguei o fundo, fiz um buraco e coloquei em cima, como havia lido aqui no fórum. Pra não voarem as sementes.
Bom foi isso. só sei que todo dia eu checo elas. E meu pai disse que troca de nome se alguma coisa germinar dali. De fato, elas parecem muito frágeis...

Ps- me inspirei no método da ficha da drosera intermedia daqui do fórum.

:?: Houve falha em meu procedimento?
:?: Era para por todas as sementes ou era para separar uma só? Vão nascer várias plantinhas?
:?: Na hora de molhar é só aguar o prato ou eu molho por cima? se eu molhar por cima, as sementes não vão escorrer pro fundo do pote não?
:?: A água tem que ser filtrada?
:?: Vai nascer alguma coisa? :roll:

Finalmente comecei meu pekeno jardim malvado :twisted: me aguardem mosquitos!
Se estiver na seção errada, movam por favor eu fiquei em dúvida sobre a seção.
Posto mais fotos depois.

05.03.2008(Qua)16:56

Mensagem 
Parabens pela iniciativa =)
Cara pelo jeito seu pai vai ter q mudar de nome msmo... =P
respondendo às perguntas
1- pelo jeito não...
2- não ha problema algum em por as sementes no mesmo vaso, o que vai acontecer é que nasceram várias plantas e depois vc vai ter q separá-las e transplantá-las
3-Põe o prato por baixo e borrife elas de vez em qndo de modo que o substrato fique sempre umido, mas não fica futucando ele U.U
4- A agua tem q ser destilada ou desclorificada
5-Vai =)

Uma dica, não espere que em 1 semana já dê resultados, tem que ficar firme e forte acreditando que elas vao germinar em 1 mês... tem gente que espera meses e mais meses no caso de semeaduras de Nepenthes..., outra dica: vai contando pra gente como está o seu progresso durante as semanas pra dar uma idéia pra galera q nunca semeou de como é ;)

Abraços! E boa sorte xD

05.03.2008(Qua)17:43

Mensagem Re: Da chegada da semente à planta
Piranha escreveu:
E meu pai disse que troca de nome se alguma coisa germinar dali.

:?: Era para por todas as sementes ou era para separar uma só? Vão nascer várias plantinhas?
:?: Na hora de molhar é só aguar o prato ou eu molho por cima? se eu molhar por cima, as sementes não vão escorrer pro fundo do pote não?

Finalmente comecei meu pekeno jardim malvado :twisted: me aguardem mosquitos!
Se estiver na seção errada, movam por favor eu fiquei em dúvida sobre a seção.
Posto mais fotos depois.

Oii.. parabéns pelo inico, vc colocou as semente por ultimo né?!

Sobre o que seu pai disse, ja escutei aqui em casa também... huehuehueheh

1- Bom, não deu pra entender uma coisa, no final você colocou uma ultima camada de sphagnum picado? as sementes ficaram por cima né? (você nãos as enterrou certo?)

2- a) por experiencia propria eu digo: quando for plantar coloque as sementes que vc ai semear sobre um papelzinho e pegue um palito de dente, ai vc molha a pontinha do palito e pega 1 semente e vai colocando, procura não colocar muito junto pq vai ficar dificil pra separar depois... você também pode usar como pegador um cotonete com o algodão puxadinho ai vc da uma enroladinha nele e pega, também da certo mas prefiro o palito b)Se estiver pegando sol e com bastante agua no pratinho provavelmente venham a nascer as 20 sementes que você colocou. ps.: as vezes algumas demoram mais que as outras, ou pode ser que alguma não venha a germinar...

3- NUNCA molher por cima, sempre colocoque a agua no prato! vai acontecer o que vc disse: as sementes vao descer e vai dar caca...

4- A água geralmente o pessoal usa a da chuva, mas eu usei aqui a filtrada (filtro que tira o cloro) enquanto não chovia e não vi problemas, se a situação estiver extrema, ferve um pouco de agua ai vc deixa esfriar e descansar que pode regar depois...

5- Com certeza não podemos dizer pois "não estamos ai", mas pelo que você falou eu acho que sim! vai nascer e nascer bastante!

Espero ter ajudado, abração e sorte no cultivo!!!

Imagem

Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons!

05.03.2008(Qua)18:16
Destaque

Mensagem 
É isso aí, parece que vc fez tudo certo.
Agora só queria passar minha experiência com esse substrato xaxim+sphagnum:
Eu o utilizei também na minha primeira semadura de PC's e foi justamente com D. burmanii de uma doação aqui do fórum. Como vieram muitas sementes, eu semeei metade direto nesse substrato apenas e aguardei... Passou um mês e não nasceu nada. Semeei a outra metade em sphagnum puro, em 14 dias começaram a germinar, germinaram muitas, cresceram e só após uns 2 meses foi nascer uma ou outra burmanii do primeiro substrato, e ainda assim como passou muito tempo o sphagnum já estava brotando e sufocando as sementes e seedlings, tinha que ficar podando direto. Creio que esse atraso aliada a baixa taxa de germinação tenho ocorrido devido a alta quantidade de tanino do xaxim, neste caso o processo ideal seria ferver o sphagnum+xaxim, deixar de molho por alguns dias e depois lavar bastante, assim boa parte do tanino é eliminado e ainda o musgo é esterilizado para não brotar e encobrir as plântulas. :wink:

06.03.2008(Qui)10:55

Mensagem 
KKKKKKK
Meu pote com sementes de Drosera Intermedia ficaram na chuva por 2 vezes :cry: chuva não tempestade....

MAAAAIIIISSS GERMINOU UMAS JÀÀÀÀÀ TO MUITO FELIZZZZ...

13.03.2008(Qui)16:07
Destaque

Mensagem 
Aqui tb ficou na chuva, sol e outras coisas da naturaza :wink:
E nasceu tudo( as intermedias por inquanto)
Flow

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

19.04.2008(Sáb)11:26
Site Admin

Mensagem 
Eu já estou um pouco cansado de falar, mais lá vai:

A extração e comércio de xaxim são proibidos por lei, evitem comprar esse material e ajudem a manter o último 'resto' da mata atlântica!

O vendedor dise que é estoque antigo, ah, então peça a guia de liberação do material emitida pelo IBAMA. :?

Daí ele não vai ter... porque esse material foi retirado criminosamente da mata, juntamente com a própria floresta.

Além disso, o sphagnum é muito superior ao xaxim no cultivo de PCs, quem tiver xaxim em casa plante uma vaso com xaxim + areia e outro com sphagnum + areia e avalie a quantidade de musgo que vai crecer na superfície dos vasos. Aproveite e verifique a taxa de crescimento das plantas.

Até mais.

19.04.2008(Sáb)14:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Isso mesmo!
eu uso somente os xaxin da minha vó( já são antigos )

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

19.04.2008(Sáb)14:48
Site Admin

Mensagem 
Sobre as perguntas:

Citação:

Até o momento não, pelo que ví você consultou a receita de cultivo de Drosera intermedia e as proteções DIY, tutoriais que eu inseri no fórum. Posso garantir que ambos produzem bom resultados.

Citação:
:?: Era para pôr todas as sementes ou era para separar uma só? Vão nascer várias plantinhas?

Nem todas as sementes germinam, então plantar (sugiro 50% de cada vez) várias aumenta as chances de sucesso.

Citação:
:?: Na hora de molhar é só aguar o prato ou eu molho por cima? Se eu molhar por cima, as sementes não vão escorrer pro fundo do pote não?

Isso, mantenha apenas um prato/bandeja sob o vaso de modo que o substrato permaneça sempre úmido, regar por cima aumenta a probabilidade de que as minúsculas sementes seja 'perdidas' por soterramento. Ah droseras não aprecisam o 'borrifar', use esse procedimento para nepenthes, utricularias, genliseas e heliamphoras.

Citação:

Livre 100% de Cloro e da maior quantidade de minerais possível. Eu uso água da chuva (limpa, ácida e grátis), mas a água filtrada por osmose reversa, destilada e, em último caso, tratada com AquaSafe são opções utilizadas pelos demais foristas. A água fervida serve para torná-la potável para beber, não tem qualquer relaçãocom as necessidades das plantas carnívoras. :roll:

Citação:

Provavelmente sim, mas é sentar e esperar, as D. burmannii podem nascer entre duas semanas e três anos. Isso mesmo, tenho vasos de dionaea que nunca receberam sementes dessa espécie e ainda nascem 'seedlings' dessa espécie e de Drosera intermedia 'típica'. Impressionante. :shock:

Um abraço e bom cultivo!

19.04.2008(Sáb)14:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
É, parece que fez todo o processo de maneira correta. Só vale lembrar uma coisa: não deixe o vaso desprotegido, pq se chover diretamente no substrato, dependendo da intensidade da chuva vai abrir crateras no vaso e aí seu trabalho vai para as cucuias.

Minha Growlist

21.04.2008(Seg)21:20
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo