Da chegada da semente à planta
Oi pessoal!
Eu estou fazendo este tópico para contar a minha experiência de plantar a primeira PC.
Uma Drosera Burmanii.
Eu comprei do site Carnivoras shopping. Sphagnum, substrato pronto (que é xaxim misturado com sphagnum) e alguma sementes. Pedindo por sedex chegou em dois dias!
Veio tudo embalado num pacotão e eu tomei um susto! As sementes eram muito diferentes do que eu imaginava. Elas vieram em envelopes, com nomes, e quando abria, mais envelopes, e mais e mais até eu descobrir que na verdade era um pozinho
Na verdade nunca tinha visto nada daquilo, nem o sphagnum né.
Eu já tinha um vazinho pequeno. Então eu botei a mão na massa: Uma camada de sphagnum, outra de substrato, e outra de sphagnum. Eu ia plantar nessa última, mas fiquei com medo das sementes caírem pelos espaços do sphagnum e resolvi por outra de substrato pra elas ficarem mais firmezinhas.
Aí eu peguei água e molhei. Com pratinho e por cima. O substrato encolheu e eu botei mais camadas. Mas fiquei com medo de as sementes não terem contato com a água; então molhei mais um pouquinho, encolheu mais um pouquinho. É assim mesmo?
As sementes: vieram umas 20. Mas elas eram MINÚSCULAS! Eu plantei todas no mesmo vaso. Despejei elas igual se faz com o sal. Sem tocar nelas, com o envelope, salpiquei todas em círculo.
Daí eu cortei a garrafa pet, peguei o fundo, fiz um buraco e coloquei em cima, como havia lido aqui no fórum. Pra não voarem as sementes.
Bom foi isso. só sei que todo dia eu checo elas. E meu pai disse que troca de nome se alguma coisa germinar dali. De fato, elas parecem muito frágeis...
Ps- me inspirei no método da ficha da drosera intermedia daqui do fórum.

Houve falha em meu procedimento?

Era para por todas as sementes ou era para separar uma só? Vão nascer várias plantinhas?

Na hora de molhar é só aguar o prato ou eu molho por cima? se eu molhar por cima, as sementes não vão escorrer pro fundo do pote não?

A água tem que ser filtrada?

Vai nascer alguma coisa?
Finalmente comecei meu pekeno jardim malvado

me aguardem mosquitos!
Se estiver na seção errada, movam por favor eu fiquei em dúvida sobre a seção.
Posto mais fotos depois.