Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)8:03

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Chapada dos Veadeiros-GO 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
E G. aurea sem flores dessa vez.
Imagem

Depois de ficarmos perdidos por alguns minutos conseguimos chegar ao Vale, que fica em uma propriedade privada. Nessa foto dá pra ver um pouco das rochas.
Imagem

Vimos uma Bromélia muito bonita e que tinha mais de um metro de diâmetro.
Imagem

Alguém sabe qual é o gênero? Parece que não produz haste floral.
Imagem

No vale pude encontrar U. simulans, U. laciniata (que não deu tempo de fotografar) e uma forma muito bonita e interessante de U. amethystina. Olha que legal:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Editado pela última vez por Vitor Albuquerque em 27.04.2008(Dom)17:57, em um total de 1 vez.

27.04.2008(Dom)17:41
Destaque

Mensagem 
Na volta, paramos para tirar umas fotos das Escarpas do Paraíso. Muito lindo!
Imagem

E por fim, o último habitat. Esse foi um dos lugares que visitei com o Fernando no ano passado. Voltei lá pra procurar uma espécie muito especial. Tivemos que caminhar um bocado mas com certeza valeu a pena. Na trilha, antes de chegar ao local exato já começamos a encontrar algumas plantas. As primeiras foram as D. sp. 'Corumbá' que estavam bem grandes:
Imagem

Uma vista pequena do local.
Imagem

Havia também uma única plantinha de U. purpureocaerulea. Era bem pequena:
Imagem

Imagem

27.04.2008(Dom)17:42
Destaque

Mensagem 
Por muitos metros estava vendo diversas droseras crescendo lado a lado quando comecei a notar que havia diferença entre elas. Quando abaixei, vi também que havia D. montana var. montana!
Imagem
Gosto muito da cor dessa espécie.

E quando olhei para o lado, vi que havia D. sp. 'Hirtella Branca' também!
Imagem

Imagem
Essa planta estava enorme. Muito bonita!

E quando olhei para o lado de novo vi que havia também D. CAYENNENSIS!!! 1chopp 1rocker
Imagem

Nesse momento eu cheguei no auge do meu êxtase carnivorólatra. Quatro espécies de droseras crescendo lado a lado: D. sp. 'Corumbá', D. montana, D. sp. 'Hirtella Branca' e D. cayennensis!!! Eu não podia estar mais feliz!
Depois disso subimos nesse monte:
Imagem

Lá de cima a vista era linda!
Imagem

Mais bonito que isso só as Maravilhosas D. montana e D. cayennensis espalhadas pelo chão.
Imagem

E pra fechar, aí vai uma foto das duas espécies crescendo lado a lado em harmonia.
Imagem
Como seres pensantes devemos fazer uma reflexão a respeito disso. Pra quê viver em conflito? Sigam o exemplo dessas plantinhas! :lol:

Espero que tenham gostado, e muito! Pra mim fazer os tópicos é a parte mais difícil da viagem. rsrsrs
E isso tudo pra agradar vocês, hein! :wink:

Valeu mesmo galera e boas viagens a todos!
Vitor B.

27.04.2008(Dom)17:43
Destaque

Mensagem 
Caracas Vitor!!!!!!!!! :shock:
Fotos perfeitas, plantas lindas e habitat melhor ainda!!!! :D
Nossa agora q quero i para um habitat procura PCs.
Parabens Vitor e flow

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

27.04.2008(Dom)18:12

Mensagem 
SENSACIONAL!!!!!! Manda um abração pra sua mae!!! :D Fala pra ela que ela é mais sortuda do que imagina!!! :D :D

E a U. simulans! Cara, que sépalas, até agora tá ganhando minha lista das utrics mais bonitas!

Muito bom. Parabéns rapaz!

Abração

27.04.2008(Dom)18:39
Moderador

Mensagem 
Ueba!!!

Parabens pelas ótimas fotos e detalhado relato! Cara, tua mãe é um barato, meus pais não iriam nem mortos e arrastados, hahaha! Manda um beijo p/ ela!

Ádorei a paisagem atrás de vcs, tá tudo tão verde na chapada nesta época! Lembra q nos tiramos uma foto quase no mesmo lugar? Só que estavamos um pouco mais baixos e à esquerda da tua foto c/ tua mãe:

Imagem

Bom, vamos por partes. O carpete de U.laciniata é realmente fantástico. Eu só vi isto da 1a vez que fui à chapada em janeiro/ fevereiro de '93 (**19**93, antes que alguém faça alguma piadinha besta, hehehe!), quando não havia nem telefone nem energia elétrica ainda em São Jorge (muito menos internet, hehehe!).

Não sei se chamaria as cores diferentes de "formas", talvez variações. Nem sei se estas cores se mantem em cultivo ou não. O mesmo vale p/ U.amethystina -- exceto aquela forma branquinha, esta se mantém diferente e talvez seja uma boa espécie/ subespécie. De qq forma, vc percebeu as U.laciniata do Vale da Lua sendo diferentes tbm?

O híbrido D.hirtella X D.communis ainda é um mistério p/ mim. Não sei se é D.hirtella var.hirtella com D.communis simplesmente pq estas duas espécies ocorrem juntas em muuuuitos lugares pelo Brasil e eu nunca achei híbridos. Talvez seja D.sp.Corumbá (e não D.h.var.hirtella) X D.communis. Ou quem sabe ainda vamos achar D.hirtellla var.lutescens por lá... Esta sim sabemos que cruza com D.communis. Quem sabe nosso amigo Andreas F. consiga fazer algum teste de paternidade em breve... ;)

Legal vc observar U.cucullata em pequenas poças. Após ver isto na CV é que eu percebi que esta espécie deve ser anual -- ou pelo menos consegue viver como anual em determinados ambientes. Seria legal monitorar populações de U.cucullata no inverno, p/ ver se elas morrem mesmo, brotando depois de sementes.

E entre todas as G.aurea, as da "CV" são as mais lindas mesmo! ;) Qto a U.adpressa, acho que a vimos no ano passado, não?? Deixa eu ver nas minhas anotações.... vimos sim! Olha elas aqui:

Imagem

Eu nunca visitei o tal paralelo 14, talvez pq não sou nada ligado no lado esotérico da chapada e pq acabo ficando louco com TANTAS PCs para estudar em campo, hehehe!

Cara, fiquei louco de ver q vc achou D.sp.Corumba no caminho p/ o local das D.cayennensis! não acredito que durante tantos anos eu não percebi esta espécie na CV, apesar de perceber que havia variação demais dentro das D.hirtella da CV. É que ela é tão parecida com D.hirtella, fica difícil mesmo. Eu só "descobri" D.sp.Corumbá em 1997 afinal. Elas devem estar por todos os lados na CV, hehehe!

Quanto a D.sp."hirtella branca", cara ela tá mto estranha na tua foto, as folhas parecem de D.montana, mas a haste floral não nega. Ela tava crescendo no chão mesmo? Não tava na encosta do morro? Vc chegou a ver flores abertas de D.cayennensis?

Vítor, brigadão pelo tempo gasto p/ colocar as fotos aqui e escrever o texto. Valeu mesmo, só assim vou aguentar ficar morando longe desses lugares que eu tanto gosto! ;)

Abraços,
Fernando Rivadavia

27.04.2008(Dom)19:44
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
AEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!! Mandando ver bem heim Vitor!!!!

Realmente tem coisas que so as mães fazem por nós! Inclusive ir ver carnivoras (a minha tb sempre me intima a levar ela pra exposições de orquideas e pra ver elas no mato se for facil de chegar e caminhar)

Eu estou até agora me rasgando de raiva de não poder ter ido junto (musico TRABALHA em feriado.........) Mas as suas fotos me deixam mais feliz e tranquilo.

Que coisa maravilhosa esse habitat de U. laciniata. Que padrões lindos elas tem na chapada! (deixam as de ibiti no chinelo). Eu so vi um desespero de quantidade de flores assim juntas no parque estadual do Rio preto, perto de Diamantina, mas dai era um campo a perder de vista de G. violacea!

Que mundo de Droseras! cada uma mais bonita que a outra. Achei o hibrido muito especial. Ah fernando, não é costume nomear hibridos naturais em carnivoras? Eu vejo sempre você se referir a eles pelas espécies parentes tipo D.communis X hirtella, e não por um nome formal descrito, como o pessoal geralmente da para os hibridos artificiais ( Em orquideas pelomenos os hibridos naturais tem um status taxonomico bem importante e o povo se degladia pra achar e descrever. )

Tenho curiosidade de saber se estas espécies aquaticas tipo a cucullata são perenes tb. Marcou com o gps pra ir lá no meio do ano de novo conferir????? XD

Parabéns e aqui vou eu fazer o post do DF pra dar uma overdose no fernando XD

Um abraço

Adilson

27.04.2008(Dom)20:42
Destaque

Mensagem 
Vitor;

Parabéns pela paciência em colocar as fotos e descrever tudo que foi visto na sua expedição. Adorei as fotos, fico aqui de longe só pensando quando terei a oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso. Mas como a esperança é a últuma que morre;..............quem sabe qualquer dia desses pinto por aí na Chapada !!!!!
Valeu por encher nossos olhos de imagens maravilhosas. Sim, parabéns tb pra sua mãe; a minha jamais pisaria por aí.

Minha Growlist

27.04.2008(Dom)20:45
Destaque

Mensagem 
Olá pessoal,

Muito obrigado pelos elogios! Já valeu a pena o trabalhão de postar! :lol:

Garcia: É muito bom ver PCs in habitat, não perca tempo! Mas sempre tendo responsabilidade com a natureza. Ninguém quer ver as PCs sofrendo por nossa causa! :wink:

Cléo: Valeu pela força! A U. simulans é mesmo legal pacas!

Fernando: Caracas, a seca realmente tava brava na época! Os campos verdinhos são bem mais bonitos. Sobre as laciniatas eu só vi das roxinhas por ali mesmo.
O híbrido estava crescendo junto com as Hirtellas mas realmente vou ter que dar uma olhada melhor no lugar pra ver se tem D. sp. 'Corumbá'. Quando a gente foi, acho que só havia umas bem secas mais distantes dali, lembra? Um testezinho cairia muito bem.
No inverno com certeza vamos dar umas passadas por lá pra ver como vão as U. cucculata e outras. ;)
Ah sim, então vimos U. adpressa! É que você tinha falado alguma coisa de U. amethystina. Você até falou que eram as mesmas das que tem aqui em Bsb, naquele balão encharcado, tá lembrado? Essas fotos estão aqui como U. sp. Eu nem tinha reparado!
As D. sp. 'Corumbá' realmente devem estar bem distribuidas por lá. São chatas de identificar mas que estão lá elas estão! rsrsrs
Essas D. sp. 'White Hirtella' estavam no chão mesmo, em um solo muuuito arenoso.
Infelizmente não encontrei nenhuma D. cayennensis com flor... Mas o Adilson tem umas fotos muito boas!

Adilson: Valeu pelos elogios! E tomara que a gente consiga sair mais juntos. Compreeendo que é fd também ter que ficar em Bsb pra trabalhar.
Você acredita que a porcaria do GPS não tava funcionando?! Mas pode ficar tranquilo que tá tudo registrado aqui nessa cuca rachada! :D

Ivaldo: Valeu Ivaldo! Dou a maior força pra explorar os habitats! Quando quiser vir é só avisar que a gente combina! ;)

Abraços,
Vitor B.

Editado pela última vez por Vitor Albuquerque em 22.10.2008(Qua)13:20, em um total de 1 vez.

27.04.2008(Dom)21:32
Destaque

Mensagem 
É nd de maltratar as carnivoras né Vitor
Flow

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

27.04.2008(Dom)21:38
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo