Ueba!!!
Parabens pelas ótimas fotos e detalhado relato! Cara, tua mãe é um barato, meus pais não iriam nem mortos e arrastados, hahaha! Manda um beijo p/ ela!
Ádorei a paisagem atrás de vcs, tá tudo tão verde na chapada nesta época! Lembra q nos tiramos uma foto quase no mesmo lugar? Só que estavamos um pouco mais baixos e à esquerda da tua foto c/ tua mãe:

Bom, vamos por partes. O carpete de U.laciniata é realmente fantástico. Eu só vi isto da 1a vez que fui à chapada em janeiro/ fevereiro de '93 (**19**93, antes que alguém faça alguma piadinha besta, hehehe!), quando não havia nem telefone nem energia elétrica ainda em São Jorge (muito menos internet, hehehe!).
Não sei se chamaria as cores diferentes de "formas", talvez variações. Nem sei se estas cores se mantem em cultivo ou não. O mesmo vale p/ U.amethystina -- exceto aquela forma branquinha, esta se mantém diferente e talvez seja uma boa espécie/ subespécie. De qq forma, vc percebeu as U.laciniata do Vale da Lua sendo diferentes tbm?
O híbrido D.hirtella X D.communis ainda é um mistério p/ mim. Não sei se é D.hirtella var.hirtella com D.communis simplesmente pq estas duas espécies ocorrem juntas em muuuuitos lugares pelo Brasil e eu nunca achei híbridos. Talvez seja D.sp.Corumbá (e não D.h.var.hirtella) X D.communis. Ou quem sabe ainda vamos achar D.hirtellla var.lutescens por lá... Esta sim sabemos que cruza com D.communis. Quem sabe nosso amigo Andreas F. consiga fazer algum teste de paternidade em breve... ;)
Legal vc observar U.cucullata em pequenas poças. Após ver isto na CV é que eu percebi que esta espécie deve ser anual -- ou pelo menos consegue viver como anual em determinados ambientes. Seria legal monitorar populações de U.cucullata no inverno, p/ ver se elas morrem mesmo, brotando depois de sementes.
E entre todas as G.aurea, as da "CV" são as mais lindas mesmo! ;) Qto a U.adpressa, acho que a vimos no ano passado, não?? Deixa eu ver nas minhas anotações.... vimos sim! Olha elas aqui:

Eu nunca visitei o tal paralelo 14, talvez pq não sou nada ligado no lado esotérico da chapada e pq acabo ficando louco com TANTAS PCs para estudar em campo, hehehe!
Cara, fiquei louco de ver q vc achou D.sp.Corumba no caminho p/ o local das D.cayennensis! não acredito que durante tantos anos eu não percebi esta espécie na CV, apesar de perceber que havia variação demais dentro das D.hirtella da CV. É que ela é tão parecida com D.hirtella, fica difícil mesmo. Eu só "descobri" D.sp.Corumbá em 1997 afinal. Elas devem estar por todos os lados na CV, hehehe!
Quanto a D.sp."hirtella branca", cara ela tá mto estranha na tua foto, as folhas parecem de D.montana, mas a haste floral não nega. Ela tava crescendo no chão mesmo? Não tava na encosta do morro? Vc chegou a ver flores abertas de D.cayennensis?
Vítor, brigadão pelo tempo gasto p/ colocar as fotos aqui e escrever o texto. Valeu mesmo, só assim vou aguentar ficar morando longe desses lugares que eu tanto gosto! ;)
Abraços,
Fernando Rivadavia