Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)10:05

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Brasilia - DF Fazenda experimental da UnB 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson!

Citação:
No primeiro habitat, havia chovido sim nos dias anteriores, então havia bastante agua por todos os lados. Mas penso que nesta epoca essas filiformis passem sim uma boa parte do tempo na lamina dágua ou submersas mesmo, pois essa região é um verdadeiro vertedouro de agua.

G.repens costumaviver assim submersa, mas G.filiformis não -- no máximo com um filme de água sobre o solo ou submersa após chuvas fortes. Por isso me surpreenderia se ela ficasse submersa por mto tempo neste ambiente... Vale a pena voltar depois e olhar de novo, já que é no teu quintal. ;) (ah, que inveja!! :) )

Citação:
Com relação a utricularia minuscula, ela na verdade é que era a espécie dominante da area. Havia delas aos milhares, enquanto encontramos somente umas 3 ou 4 subulatas entre elas. Eu ja vi algo parecido com elas em Ibitipoca, tão minúsculas quanto. Olha só:

Esqueci de um detalhe importante: estas flores menores podem ser apenas U.subulata cleistogâmicas... Fora a flor, as inflorescências eram iguais ou não? Sépalas? Sementes?

Citação:
Tem certeza que nunca viu delas? Esta em tempo de ainda vermos flores e etc pra registrar, herbarizar e fazer o que precisar fazer pra verificar se é novidade ou não.

Herborizar sempre, pois nunca se sabe o que vc descubrirá depois.... as vezes ANOS depois. ;)

Citação:
As neottioides também me surpreenderam por não estarem crescendo encima de pedras. Cresciam sim agarradas ao solo do fundo dos riachos (terra vermelha tipica do cerrado)

Nossa que raridade, que legal!!

Citação:
O que estava nas mãos do Vitor era uma planta inteira: Desde os utriculos no fundo, as folhas e a haste floral que ficava acima da linha dágua. Também me chamou a atenção o fato de serem as de maior porte que eu ja vi.

Uau, que incrivel! Espero que tenham feito herbário, assim quando o Taylor publicar uma nova monografia de Utrics, esta coleta de vcs pode constar como um novo récorde p/ U.neottioides! ;)

Citação:
Ah fernando, não é costume nomear hibridos naturais em carnivoras? Eu vejo sempre você se referir a eles pelas espécies parentes tipo D.communis X hirtella, e não por um nome formal descrito, como o pessoal geralmente da para os hibridos artificiais ( Em orquideas pelomenos os hibridos naturais tem um status taxonomico bem importante e o povo se degladia pra achar e descrever. )

Sorry Adilson, não havia visto esta pergunta! Mtos híbridos naturais e artificiais de PCs (inclusive Drosera) recebem nomes oficiais. Mas eu confesso que não gosto. Olhando estes nomes, eu nunca lembro as espécies parentais, hehehe! E não vejo mto motivo p/ fazer isto, exceto p/ comerciantes que queiram vender plantas com nomes mais bonitinhos do que um bem compridao com um "X" no meio, hahaha! Acho important publicar a existência dos híbridos e estou trabalhando atualmente no 1o deles: D.grantsaui X D.tomentosa. Depois vem os de D.hirtella...

E ai Adilson, p/ onde será a próxima saída de campo? :) Quantos anos serão necessários até chegarmos ao ponto onde eu vou poder te acompanhar em campo via internet em tempo real? :) Imagina vc com uma câmera transmitindo em tempo real enqto caminha pelo campo, e eu aqui trancado em casa no inverno, jogado no sofá com uma bacia de pipoca, vendo tudo e falando com vc, te dando dicas onde procurar as PCs, identificando as plantas, etc. Olha a cobra!! :)

Seria o máximo, melhor do q qq Discovery Channel, hahaha! :) Na verdade já é possível, porém não muito prático apenas...

Abraços, Fernando Rivadavia

29.04.2008(Ter)16:59
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Citação:
Foi bobeira, mas realmente eu esqueci de levar meus equipamentos de medição de dureza da agua e de ph!!!

Não vais ganhar estrelinha então :lol:

Eu fiquei muito interessado em saber pois 'plantar em sphagnum e areia' pode ser uma boa, mas não para todas as PCs :roll:

Citação:
Estas amethystinas realmente eram um show. Estamos tentando domesticá-las, claro que se houver sucesso todo mundo se beneficiará com isso!.

Opa, será um mundo bem mais feliz! :D

Citação:
Eu procurei por orquideas sim, Carlos, mas neste local estranhamente não vi nehuma. Esta época é pra algumas espécies terrestres estarem floridas, mas não tive êxito em achar nehuma (diferente do lindo Epistephium sclerophyllum que achei no habitat do meu ultimo post antes deste).

Ah, era uma linda flor, eu encontrei algo parecido anos atrás em um barranco próximo da ferrovia enquanto fazia uma caminhada 'básica' de 42Km pelos trilhos. 8-)
O povo da região disse que essa planta morria quando levavam para casa, desconfio que aplanta não tem nada de suicida, apenas possa ser como as PCs, necessita de cuidados bem específicos.

Um abraço.

29.04.2008(Ter)19:49
Destaque

Mensagem 
Esqueci de um detalhe importante: estas flores menores podem ser apenas U.subulata cleistogâmicas... Fora a flor, as inflorescências eram iguais ou não? Sépalas? Sementes?

Fernando

As inflorescencias delas eram mais curtas, com uma quantidade maior de flores e as hastes eram levemente mais robustas do que as das subulatas normais. Ja com relação a sementes e as sepalas eu realmente não notei.

hahahah o taxonomista folgado! Claro que seria uma experiencia muito legal filmar pra web real time uma saida a campo! Mas isso não justifica você ficar ai preso na gringolandia e não vir aqui novamente pra sair pra campo conosco!!!! Se continuar assim vai acabar branquelo, gordo e cheio de colesterol (como todo bom americano) XD XD XD

Abraços

Adilson

01.05.2008(Qui)14:33
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson,

>As inflorescencias delas eram mais curtas, com uma quantidade maior de flores e as hastes eram levemente mais robustas do que as das subulatas normais. Ja com relação a sementes e as sepalas eu realmente não notei.

É, só analisando os herbários mesmo p/ saber...

>hahahah o taxonomista folgado! Claro que seria uma experiencia muito legal filmar pra web real time uma saida a campo! Mas isso não justifica você ficar ai preso na gringolandia e não vir aqui novamente pra sair pra campo conosco!!!!

Ah, se eu tivesse escolha... :):) Acompanhar vcs ao vivo no campo via web seria algo como ter uma televisão na cela de um prisão de segurança máxima, hahahaha!! Acho que vou começar uma campanha: "Quem quer pagar casa, comida e roupa lavada p/ o Fernando ficar só caçando PCs o ano inteiro pelo Brasil??" Hahaha! Alguém quer me patrocinar??? ;)

>Se continuar assim vai acabar branquelo, gordo e cheio de colesterol (como todo bom americano) XD XD XD

Bom, branquelo já estou, mas tbm não era mto diferente no Brasil... Gordo eu fiquei nos 1os meses aqui, mas achei uma solução simples junto com outros brasilieros expatriados que tbm estavam engordando: uma aposta! :) Após 2 meses de fome e exercício, 12kg a menos e mais alguns dólares no bolso, já estou mais tranquilo qto a isso, hehehe. Já o colesterol não sei, pois faz tempo que não vejo isso.

Nossa que discussão de velho que isso ficou!! Na próxima mensagem eu falo um pouco da dor nas costas e da memória que tá falhando, OK? :)

Abs, Fernando Rivadavia

01.05.2008(Qui)16:49
Site Admin

Mensagem 
Citação:
Nossa que discussão de velho que isso ficou!! Na próxima mensagem eu falo um pouco da dor nas costas e da memória que tá falhando, OK?

E a artrite, não esqueça da artrite!!! :lol:

02.05.2008(Sex)12:24

Mensagem 
Olá Fernando!!

Valeu pelas dicas rapaz!
Minha maior dúvida é quanto a identificação quando não ejstiverem com haste floral. Com a haste fica fácil! hehe Mas sem a haste eu não consigo diferenciar. Tudo bem que só vi por fotos, talvez ao vivo in situ e com alguém experiente do lado as coisas fiquem mais claras.

Valeu pela ajuda Fernando.

Abração

04.05.2008(Dom)17:10
Moderador

Mensagem 
Olá Cleo,

Acho q vc tá falando de D.capillaris e D.communis ainda, certo? Bom, mesmo sem haste floral ainda é fácil identificá-las pois D.capillaris só cresce no litoral e D.communis apenas nas serras!! Com exceção de alguns lugares no litoral da Bahia onde D.communis ocorre em restingas, hehehe -- mas lá não tem D.capillaris.

Outra diferença é q D.capillaris normalmente tem folhas c/lâmina mais redonda, pecíolos lisos e c/mtas folhas, todas achatadas no chao. D.communis tem lâmina mais ovalada, pecíolos pouco a mto peludos e as folhas sao semi-eretas, em menor numero geralmente.

Acho q. já é suficiente. ;)

Abs, Fernando Rivadavia

04.05.2008(Dom)17:19
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2