Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.06.2025(Sáb)19:29

Responder  [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12  Próximo
 sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Fotos do Bog "Jardineira"...
Olá Pedro ! aqui vão algumas fotos dos bogs que fiz com jardineiras de concreto... o sistema é exatamente o mesmo empregado nos demais bogs daqui do forum...

1. Jardineira após receber uma camada de cimentcola no fundo (mesmo ela vindo sem os furos de drenagem, o seguro morreu de velho, então...)

Imagem

2. Após secar a cimentcola (cerca de 48 horas), a jardineira com a argila e os potes de sorvete (que descobri formarem, realmente, lençóis ou bolsões de água, observando a dinâmica do sistema enquanto o montava). Coloquei uma tela depois da argila e antes do substrato por duas razões: primeiro, porque a vi aqui na oficina sem utilização, desde que desmontei as armadilhas para mosquito que tinha feito e, depois, porque acho que a separação do substrato da argila pode ser útil caso eu tenha de muda-lo:

Imagem

Imagem

3. Já com o substrato e as plantas (esperei uns dois dias sem as plantas no substrato, colocando água, até que ele ficasse úmido por igual):

Imagem

Imagem

Imagem

Umas fotos do bog das sarracenias, que fiz anteriormente:

Imagem

Imagem

Observações:

1. O sistema de drenagem ou escoamento da água eventualmente excedente obedece aos mesmos critérios anteriormente aqui delineados, e é muito simples, consistindo em alguns furos na margem oposta à do cano de entrada da água, na altura desejada (fiz quase no final do substrato, porque é mais fácil furar para baixo se necessário que impermeabilizar e depois fazer furos superiores, se der errado);
2. O tubo de entrada de água deve ser colocado em uma altura superior à das folhas das plantas, porque elas vão crescer e podem complicar o abastecimento (pelo menos assim me pareceu);
3. No corte desse tubo, na parte inferior, coloquei uma tela, para evitar que as bolas de argila o entupam com o tempo (não sei se é um cuidado desnecessário, mas tive assim mesmo).

Vantagens do Bog sobre as bandejas (que eu tenha notado):

1. A água, sob o substrato, não esquenta como esquenta nas bandejas sob o sol;
2. Não é necessário limpar as bandejas;
3. Não há risco de criação de mosquitos e outros animais indesejáveis que as plantas não consigam capturar;
4. Não propicia o aparecimento das algas fedorentas;
5. É mais fácil manter;
6. Aqui em casa, é uma forma de as plantas poderem ficar expostas ao sol sem a preocupação com a evaporação da água no verão.

Detalhes importantes:

1. Deixei o substrato com uma camada de mais ou menos 25 cm de profundidade;
2. Esperei que ficasse úmido por igual antes de transferir as plantas para lá;
3. Parece melhor que fazer o bog no jardim, porque, ali, acho que as plantas sumiriam, já que são muito pequenas...

24.06.2008(Ter)8:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Francisco Eduardo muito show de bola seu bog,o substrato que vc usou é sphagnum com fibra de coco

24.06.2008(Ter)14:22
Destaque

Mensagem 
Jean Pierre escreveu:
Adorei a ideia,vo verse providencio a argila expandida!! :)

Faz sim! E depois posta as fotos!!!

Francisco Eduardo escreveu:
Olá Pedro ! aqui vão algumas fotos dos bogs que fiz com jardineiras de concreto... o sistema é exatamente o mesmo empregado nos demais bogs daqui do forum...

É isso aí Francisco! Ficou muito bom!!! Quando tiver espaço pretendo fazer uns maiores também para colocar minhas sarras... uanto custou essas jardineiras??? Por aqui esou encontrando umas de plástico mesmo, mas muito caras!

Abração!

24.06.2008(Ter)14:41
Destaque

Mensagem Jardineira
Olá Pedro ! essa segunda jardineira custou R$ 36,00 na CADEG. Consegui reduzir para R$ 30,00 porque estava pagando em dinheiro... a outra eu já tinha. Mas acho que vale a pena comprar de concreto, porque as menores são ainda mais baratas que essa.
Olá Edirlessandro ! o substrato é pó de xaxim (xaxim furlan, licenciado pelo IBAMA), com sphagnum, pedriscos e vermiculita.
Grande abraço a todos.

24.06.2008(Ter)18:24
Destaque

Mensagem 
Legal Francisco, ficou muito bom!

Um dia quero colocar todas as minhas Sarras em bogs como esse, realmente fica tudo bem mais prático. :wink:

28.06.2008(Sáb)18:47
Destaque

Mensagem 
Simples, Barato, facil.. Genial!!!

Parabéns!!!

Minha Grow List

28.06.2008(Sáb)19:28
Site Admin

Mensagem Re: Jardineira
Olá Francisco,

muito boa essa tua floreira, a tendência é que as tuas sarracenias fiquem bem saudáveis.

Só fiqui em dúvida quanto a isso:

Francisco Eduardo escreveu:
o substrato é pó de xaxim (xaxim furlan, licenciado pelo IBAMA)

Encontrei essa notícia, mas não sei da idoneidade:

http://www.centraldepalestras.com.br/in ... ticia=1873

Tens a embalagem para mostrar? :roll:

29.06.2008(Dom)1:05
Destaque

Mensagem 
Infelizmente adicionei mais uma desvantagem: Notei que a alta umidade no substrato proporciona o ambiente perfeito para o desenvolvimento de algas... o substrato fica com uma aparência esverdeada. Não sei se isso pode ser prejudicial às plantas, mas talvez o problema possa ser contornado de alguma forma... uso de um antialga talvez...
Abraços!

30.06.2008(Seg)3:52
Destaque

Mensagem Xaxim Furlan
Olá Carlos ! me desculpe pela demora na resposta. Infelizmente, aqui não tenho uma embalagem agora, mas vc pode analisar no site deles, que é www.xaximfurlan.com.br ou coisa semelhante. É a única empresa que fornece o pó de xaxim licenciado aqui no RJ; no site, eles informam os números das licenças, e o endereço da empresa - que nunca visitei.
Mas, com certeza, é legal, porque está à venda em algumas lojas e até mesmo na CADEG, onde fica em exposição.
Vou ver se tenho ainda um pacote para fotografar e te mandar a foto.
Grande abraço.

O site é http://www.furlanxaxim.com.br/

30.06.2008(Seg)7:54
Destaque

Mensagem 
Bom pessoal esses aí foram os primeiros habitantes já por assim dizer de um dos bogs... estavam todos em um único vasinho então transplantei para um bog espalhando os brotinhos formados! P. primuliflora... Também semeei D. capensis "típica", D. intermedia e B. liniflora (cada espécie em um bog diferente), para teste!...

Imagem

Abraços!!!

24.07.2008(Qui)2:44
Responder   [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 12  Próximo