Fotos do Bog "Jardineira"...
Olá Pedro ! aqui vão algumas fotos dos bogs que fiz com jardineiras de concreto... o sistema é exatamente o mesmo empregado nos demais bogs daqui do forum...
1. Jardineira após receber uma camada de cimentcola no fundo (mesmo ela vindo sem os furos de drenagem, o seguro morreu de velho, então...)

2. Após secar a cimentcola (cerca de 48 horas), a jardineira com a argila e os potes de sorvete (que descobri formarem, realmente, lençóis ou bolsões de água, observando a dinâmica do sistema enquanto o montava). Coloquei uma tela depois da argila e antes do substrato por duas razões: primeiro, porque a vi aqui na oficina sem utilização, desde que desmontei as armadilhas para mosquito que tinha feito e, depois, porque acho que a separação do substrato da argila pode ser útil caso eu tenha de muda-lo:

3. Já com o substrato e as plantas (esperei uns dois dias sem as plantas no substrato, colocando água, até que ele ficasse úmido por igual):

Umas fotos do bog das sarracenias, que fiz anteriormente:

Observações:
1. O sistema de drenagem ou escoamento da água eventualmente excedente obedece aos mesmos critérios anteriormente aqui delineados, e é muito simples, consistindo em alguns furos na margem oposta à do cano de entrada da água, na altura desejada (fiz quase no final do substrato, porque é mais fácil furar para baixo se necessário que impermeabilizar e depois fazer furos superiores, se der errado);
2. O tubo de entrada de água deve ser colocado em uma altura superior à das folhas das plantas, porque elas vão crescer e podem complicar o abastecimento (pelo menos assim me pareceu);
3. No corte desse tubo, na parte inferior, coloquei uma tela, para evitar que as bolas de argila o entupam com o tempo (não sei se é um cuidado desnecessário, mas tive assim mesmo).
Vantagens do Bog sobre as bandejas (que eu tenha notado):
1. A água, sob o substrato, não esquenta como esquenta nas bandejas sob o sol;
2. Não é necessário limpar as bandejas;
3. Não há risco de criação de mosquitos e outros animais indesejáveis que as plantas não consigam capturar;
4. Não propicia o aparecimento das algas fedorentas;
5. É mais fácil manter;
6. Aqui em casa, é uma forma de as plantas poderem ficar expostas ao sol sem a preocupação com a evaporação da água no verão.
Detalhes importantes:1. Deixei o substrato com uma camada de mais ou menos 25 cm de profundidade;
2. Esperei que ficasse úmido por igual antes de transferir as plantas para lá;
3. Parece melhor que fazer o bog no jardim, porque, ali, acho que as plantas sumiriam, já que são muito pequenas...