Fotos dos bogs comunitários !
Autor |
Mensagem |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Eu tenho uma com mix de droseras,burmannii,tokayensis,intermedia e spatulata!
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
29.11.2008(Sáb)13:50 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Show! Também acredito que seja mais prático e principalmente porque a água não fica exposta aos mosquitos. Ontem terminei meu primeiro bog nessas floreiras, tem 6 Sarracenias adultas. Meu primeiro bog está ótimo, me dá pouquíssimo trabalho, na verdade o único que tenho é de completar com água praticamente todo dia e cortar as folhas velhas quando necessário. Sem mais preocupações com mosquitos e algas nas bandejas. Mas o que o Igor mencionou é realmente um fato relevante. É necessário dar o dobro de atenção.
|
01.12.2008(Seg)14:28 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
eu acho que não tem necessidade de dar o dobro de atenção...pois você teria quer essa mesmas atenção ser a pc estivesse em um vaso...assim ainda fica mais facil que esta tudo junto 
|
01.12.2008(Seg)14:41 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Sim, mas por exemplo quando uma planta esta doente você simplesmente isola este vaso e trata dele separadamente, com fungicidas, pesticidas, acaricidas... ou troca o substrato dela, enfim... você dá uma atenção mais direcionada. Já no caso do Bog eles compartilham o mesmo solo, e uma praga que, por exemplo, atacar este solo ficará mais difícil de controlar.
|
01.12.2008(Seg)14:53 |
|
 |
Lucas Laroc
Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28 Mensagens: 300 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Alex Moura escreveu: Sim, mas por exemplo quando uma planta esta doente você simplesmente isola este vaso e trata dele separadamente, com fungicidas, pesticidas, acaricidas... ou troca o substrato dela, enfim... você dá uma atenção mais direcionada. Já no caso do Bog eles compartilham o mesmo solo, e uma praga que, por exemplo, atacar este solo ficará mais difícil de controlar. Verdade...eu não tinha visto por esse lado...ah! mais fica muito bonito! 
|
01.12.2008(Seg)20:57 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Na verdade, acho que, pegando sol na medida adequada, e recebendo água e umidade suficientes (não exageradas), parace ser difícil aparecer alguma praga nessas plantas... mas, se aparecer, é fácil isolar a planta doente - sob o substrato há uma tela que o separa da água no fundo, de forma que posso remover a planta facilmente... eu pensei nessa possibilidade quando montei os bogs. Agora, se esse esquema não existisse, realmente não sei como seria no caso de uma infecção...
|
01.12.2008(Seg)21:23 |
|
 |
Lucas Laroc
|
Francisco...você pode explica melhor essa tela que separa o substrato da agua...fiquei interessado agora para montar para min 
|
02.12.2008(Ter)8:58 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Tela
Olá Lucas ! me desculpe por escrever rápido, mas, no momento, estou em trânsito. Mas quis escrever assim que li a sua mensagem para já ir ajudando na confecção de seu bog imediatamente... a tela é simples: uma tela daquelas para impedir a entrada de mosquitos nas janelas, que cortei nas dimensões da jardineira. Embaixo dela, coloquei argila expendida e caixas de sorvete para formar "lençóis" de água. Cobri isso com a tela e coloquei o substrato sobre ela. Assim, o substrato não se mistura com a argila e nem fica todo misturado, sendo possível identificar as suas camadas (pó de xaxim, musgo, vermiculita, areia, etc). Se e quando precisar tirar uma planta do bog (espero não precisar nunca), fica mais fácil, porque sei exatamente a profundidade do substrato, e fica muito fácil retirar a planta... Outra coisa: como as plantas vêm de vasos individuais, quando vc as colocar nos bogs, vai faze-lo mantendo quase todo o substrato dos vasos... assim, elas têm suas áreas mais ou menos delimitadas, sendo fácil retira-las. Isso também serve para quando vc precisar retirar os matos que, certamente, surgirão nos seus bogs... Espero ter ajudado. Há um tópico com fotos no item "Idéias e Projetos", onde detalho a confeção do bog. Há, também, no mesmo item, a confecção do bog do Pedro Batalha, que serviu de inspiração para os meus. Um grande abraço, Francisco
|
02.12.2008(Ter)10:13 |
|
 |
Lucas Laroc
|
Valeu Francisco...eu vo procura os topicos! Abração!
um pano tipo pano de chão...sera que da certo tambem?? a tela que eu tenho aqui e pequena para jardineira.
|
02.12.2008(Ter)15:15 |
|
 |
Lucas Laroc
|
UP! O pano que eu estou falando e de algodão, eu tambem achei aqui em casa o perflex, qual é o melhor??
|
21.12.2008(Dom)22:29 |
|
 |
|