Olá pessoas,
só consegui acompanhar o tópico hoje, já que me dei férias de quatro hora para moderar o fórum.
Inicialmente gostei das idéias, a dica de 15 minutos para coletar a água é muito boa, tem sido uma instrução
dos colegas aquariofilistas marinhos com bons resultados.
Sobre a armazenagem, garrafa PET eu usei por muito tempo, agora adquiri galões de 5L (em torno de dois reais e mais fáceis de armazenar).
O tambor industrial plástico me parece a melhor opção, eu venderia os galões de água mineral e compraria destes. Por sinal vou comprar um
pois não sabia que eram tão baratos.
A coleta faço com lona de 3m x 2m e um tambor, não tenho controle sobre a sujeira pois está na casa de meus pais então simplesmente
coleto a água sem revolver o que é depositado no fundo do tambor (folhas, poeira, insetos) e depois elimino toda a água restante.
Como não é um local onde andem pássaros, ratos ou gatos eu confio na pureza da água.
No mais, lavar as bandejas é tão importante quanto cuidar da água, lembrem que a poeira que cai no telhado é a mesma que se
deposita nas bandejas.
Uma técnica boa para o cultivo de PCs, indicada para sarracenias principalmente é retirar a água das bandejas, lavá-las,
limpar a parte externa com uma esponja e regar os vasos fora da bandeja, assim ocorre uma 'limpeza'.
Plantas resistentes como as sarras pode ter suas armadilhas 'lavadas' dessa forma, outras rego apenas os vasos.
Me parece que isso auxilia na vida útil do substrato.
Um abraço e bom cultivo.