Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)1:03

Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Aiuruoca - jan 09 Levantamento de Pcs da Serra do Papagaio 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Entendi, hehehe! Ele só viu plantas q vc havia coletado no sítio, mas não foi lá com vc. Ele não sabe o q está eprdendo, hahaha! :)

Abs, Fernando

19.02.2009(Qui)2:19
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Eu sei que estou perdendo sim, ja vi as fotos fantásticas lá de Cristalina.

Dando continuidade com os posts.

Aqui umas fotos interessantes de Fungos que crescem porlá. É um lugar com uma das maiores diversidades de cogumelos que eu ja vi.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um dos achados mais raros não - pcs na serra foi este cogumelo abaixo: Amanita pantherina, um cogumelo extremamente toxico e fatal que habita em florestas tipicas de carvalhos e bordos. Ele é muito exigente com temperaturas e solo em padrões que raramente existem no Brasil , então topar com um destes a 1.300 mts na serra foi uma surpresa muito grande e um grande golpe de sorte. Se virem um destes pelo caminho, não comam e não toquem!

Imagem

Imagem

Continuando com as Pcs vou falar sobre as Utricularia reniformis da Serra do Papagaio.

La existem as duas formas de U. reniformis, a de Folhas pequenas e a de Folhas grandes. Elas ocupavam nichos ecológicos bem distintos, sendo a de Folhas pequenas encontrada a menores altitudes (1.200 - 1.800 mts) ea de folhas grandes em altitudes maiores (1.500 - 2.250). Elas habitavam nichos ecológicos diferentes no geral, sendo a a de folhas pequenas encontrada com mais frequencia vegetando sobre pedras na beira de cachoeiras e rios em ambiente muito sombreado, e a de folhas grandes em locais alagados, semi-sombreados, entremeada com a vegetação mais alta e epífita sobre fascículos mortos e acumulados de Iridaceae. Achei apenas uma população da forma de folhas pequenas habitando um local aberto e ensolarado, mas igualmente crescendo encima de pedras na beira de um riacho. Foi desta população a unica vez que as vi em flor também.

A forma de folhas pequenas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tipica apresentação delas e do habitat: reófitas em locais sombreados onde pegam o spray de umidade e agua que vem dos rios e cachoeiras.

Imagem

Imagem

Esta é a unica foto que tirei até hoje das flores desta forma de reniformis.

A forma de folhas grandes era bastante comum nos alagadiços da serra. Algumas folhas ficavam com dimensões consideraveis.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas ficavam bastante pigmentadas mesmo crescendo em sombra leve.

Imagem
Imagem
Imagem

Como podem ver pelas fotos elas jamais ocorriam expostas ao sol pleno, sempre se escondendo na vegetação ao redor para fugir do sol inclemente, e também para no inverno, possivelmente se beneficiar do microclima umido que este tipo de vegetação propicia na epoca mais seca. Elas tinham habitos vegetativos mais diversificados do que os da forma de folhas pequenas: habitando turfeiras de sphagnum, reófitas sobre pedras onde escorria agua constantemente, epifitas sobre fasciculos acumulados de Iridaceae e muito raramente solos turfosos.

As flores delas deram um excelente espetáculo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As 3 abaixo são as 3 reniformis mais bonitas que ja vi na minha vida.

Imagem

Esta tinha uma cor escura e lobulos laterais muito grandes.

Imagem

Esta tinha os lobulos laterias bem arredondados, cor mais delicada e era muito simétrica.

Imagem

Esta era fantástica a flor era toda grande e os lobulos laterais gigantescos (proporções de Geminiloba) e a cor bastante clara e delicada, e abaixo das duas listras amarelas tinham duas maculas escuras, como duas olheiras. Por isso batizei o cultivar de " Robert Smith" em homenagem ao vocalista da banda The Cure XD XD XD XD

Imagem

Próximo post será o ultimo com as Drosera ascendens e um mapa da distribuição das pcs nos lugares que andei na serra.

Abraços

Adilson

19.02.2009(Qui)17:03

Mensagem 
olá, Adilson;
Parabéns pela trip, conheço bem o Pico do Papagaio,
é mesmo um santuário natural impressionante.
Belíssimas imagens!!!!!!! um abraço....

19.02.2009(Qui)18:03

Mensagem 
Sensacional Adilson!! Como sempre.

Quanto ao fungo, foi um achado em tanto! Eu acho que nunca vi nenhum grande fungo do genero Amanita em campo. Esse genero é paulera, aquele Amanita muscaria do hemisfério norte é comeu-morreu! Se bem que dizem que tem uns doidos aí que fazem umas comidas a base dele, só não sei se é verdade...

Adicionado: A flor do meio (entre as tres mais bonitas!) de U. reniformis é realmente MUITO linda! A mais bonita das tres, eu achei.

Abração

19.02.2009(Qui)19:24
Destaque

Mensagem 
Ainda não tinha visto as fotos das orquídeas, realmente muito lindas.

Minha Growlist

19.02.2009(Qui)21:15
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson,

U.reniformis é uma beleza, não?? :) Quanta variação nas flores! Eu acredito que a tal forma menor representa apenas plantas em situações nao-ideais, e assim nunca se desenvolvem ou florescem tanto.

Abs, Fernando

P.S. Me lembre depois de postar depois minhas fotos da última viagem que fiz a Itatiaia, onde a variação nas flores era parecida...

20.02.2009(Sex)13:14
Site Admin

Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Eu acredito que a tal forma menor representa apenas plantas em situações nao-ideais, e assim nunca se desenvolvem ou florescem tanto.

Pois, eu vou poder verificar isso pois estou mantendo essas mini-plantas nas mesmas condições das demais. Lembro de já ter encontrado U. reniformis pequenas abaixo de cachoeiras em locais mais baixos das plantas 'tipo', mas nada de flores também.

Um abraço a todos e bom feriado! :wink:

20.02.2009(Sex)23:33
Destaque

Mensagem 
Povo.

Fernando - Acredito que tem muita coisa esquisita ainda pra explicarmos. Por exemplo as G. aurea que não existem em ibitipica, mas que existem aos montes em solos quartziticos de Grão mogol, em alturas beirando os 1.000 metros, e que na serra do papagaio so crescem no dobro desta altura em solos nao-quartziticos. As communis são raras realmente em ibitipoca, assim como as amethystinas, e em tese pareceria ter locais mais que propícios pra elas lá. Enfim, é isto também que anima a andar e pesquisar por ai. :)

Carlos e Fernando, com relação as formas de folhas pequenas, elas a primeira vista parecem sim ser talvez plantats tipicas crescendo em ambiente desfavoravel MAS eu tenho as de folhas pequenas de aiuruoca em cultivo faz um ano, elas estão em ambiente normal onde outras utricularia florescem sem problemas (com muito mais luz) e mesmo assim ainda mantém a característica das folhas pequenas, rizomas mais finos e lassos. Vou poder comparar também pois consegui sucesso na germinação de uma capsula com sementes da variedade grande. Em breve vamos poder comparar os meus resultados e os do carlos pra tentar entender melhor estas plantas.

Danco continuidade para terminar meus relatos, aqui umas fotos de insetos da Serra do papagaio e as D. Ascendens de lá.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aranha aquática muito interessante.

Imagem

Phoneutria nigriventer, a Aranha armadeira, um pesadelo ambulante, grande como uma mão e venenosa, vimos muitas delas na base da serra no camping, era de dar insonia.

As D. ascendens de Aiuruoca eram a maior espécie de Drosera das tres que encontrei por lá. Ocorria em populações pequenas e restritas, geralmente disjuntas e isoladas umas das outras. Habitava areas constantemente umidas sobre solos turfosos ou reófita sobre pedras com agua escorrendo constantemente. Eu a encontrei a 1.500 metros nos campos intermediarios em uma unica colonia de poucos individuos associados com U.pubescens, a 2.000 metros em uma população maior e densa, crescendo sobre pedras com agua passando por cima, associada com Genlisea aurea e a 2.250 metros no Retiro dos pedros sobre solo turfoso, associada a G. aurea, U.reniformis e U. pubescens.

Imagem

Imagem

A pequena coloniazinha de individuos dos campos intermediarios, a 1.500 mts de altitude.

Imagem

Imagem

As pequenas colonias esparsas de Ascendens do Retiro dos pedros, onde cresciam em associação com varias outras carnivoras.

Nada demais nestas colonias, mas na colonia a 2.000 mts próxima da região do pico do santuário...................

Imagem

Eram as mais bonitas e maiores que eu ja vi.

Imagem

Imagem

Aparencia da colonia como um todo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Formavam um aglomerado bagunçado de tentatulos que era maravilhoso de ver.

Imagem

Esta aqui achei crescendo como aquatica, embaixo dágua.

Imagem

Eram bem grandonas, deveriam ser muito velhas.

Imagem

A maior que encontrei media aproximadamente 12, 8 cm!!!

Apesar da apresentação linda, eu as acho ainda menos espetaculares do que as D. villosa em ibitipoca, que chegam bem algumas plantas a 20 ou mais cm de lado a lado e formam também populações bem densas e bonitas assim (em paisagens igualmente maravilhosas)

Enfim, quando o cléo passar por lá vai ver muita coisa bonita.

Com isto concluo o meu relato das minhas andanças destas ferias na serra do papagaio, ainda sem ter andado por muitos dos lugares interessantes por lá.

Imagem

O que restou de mim e do povo depois de 5 dias de caminhadas na serra.

Imagem

E aqui uma imagem bonita da serra como um todo tirada do fundo do vale do matutu.

Abraços a todos

Adilson

22.02.2009(Dom)21:05
Destaque

Mensagem 
Tudo muito maravilhoso, as ascendens são as minhas preferidas, na minha opnião não tem no Brasil planta mais bonita!

23.02.2009(Seg)0:30
Destaque

Mensagem 
Valeu Adilson! Parabéns pelo relato. Ficou muito organizado e foi e bastante esclarecedor sobre condições ambientais. Muita gente deve ter aprendido com ele. Eu aprendi! :D

Abraços,
Vitor

26.02.2009(Qui)16:15
Responder   [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo