Hello Paulo, finalmente!!

Vamos logo aos comentários...
>Alugamos um carro e, depois de almoçar, seguimos para S. Gonçalo.
Tirou carteira de motorista finalmente???

>Numa pequena região com uma fisionomia típica de deserto, cresciam alguns Melocactus sp. (Cactaceae)
Vc lembrou de procurar Philcoxia nessa area arenosa?

E na 1a população de G.pygmaea, vc achou tubérculos? Ou não podia coletar plantas?
>Felizmente, para subir a serra, contamos com a ajuda de uma mula pra transportar as malas... hehehe
Olha a folga dos caras!!!

Nossa, eu nem sabia que havia alojamento lá no alto, que legal!
>Eram várias e várias plantas de Utricularia amethystina (ou algo parecido) com flores assim:
Mto doida esta planta! Mas como falamos por e-mail, acho q deve ser uma mutação localizada, algum stress ecológico. Duvido q isso se mantenha se vc coletar sementes/ plantas.
>Eram plantas realmente grandes, com folhas atingindo os 25 cm
Nossa, q plantas lindas!!!!
>E nas partes mais úmidas, Utricularia amethystina, com uma corola meio alienígena
Já vi algumas populações assim, especialmente na regiao de Diamantina
>Além de uma grande população de Genlisea pygmaea tuberosa!
Estou muito curioso p/ saber se novos tubérculos sao produzidos todos os anos, ou se o mesmo tubérculo é usado todos os anos...
>O Deco deve ter uma memória muito boa então, porque o Fernando passou um dia só! Rs
Realmente!! Nunca imaginei q se lembraria de mim! Alias, Adilson, vc escreveu certo, vc ficou lá
30 dias???
>Chegamos no alojamento de cima e, depois de retomar o fôlego, pegamos a trilha para o Pico Dois Irmãos, o ponto mais alto do Parque.
Que paisagem linda, BABEI!!
>Drosera tentaculata já não era tão comum, mas era bastante numerosa nesse ponto
Faltou dizer que essa espécie nunca havia sido coletada em SGRP, parabens! ;)
>Já na margem de um riacho, encontrei alguns poucos indivíduos de Drosera ascendens crescendo amontoados
É isso mesmo, D.ascendens está quase sempre na beira de riachos na região de Diamantina.
>Já nos campos de altitude, onde as gramíneas eram mais esparsas, a surpresa (pra mim nem tanta... hehehe) foi encontrar... Drosera chrysolepis!
Isso é uma chado e tanto!! Tudo bem que vc havia me contado desta descoberta recente, mas mto legal vc confirmar isso achando-a novamente! Que distribuição mais doida esta espécie: Serra do Cipó, sul da Chapada Diamantina, litoral bahiano e agora SGRP! Sem falar é claro no relato do Joe Nertz q diz ter visto D.chrysolepis em Itacambira...
>Esse é o primeiro registro dessas duas espécies ocorrendo no mesmo local.
Fantástico!! O próximo passo agora é achar um híbrido natural entre D.chrysolepis e D.graminifolia!!

>Foi então que o tempo começou a fechar e tivemos que voltar correndo para o alojamento...
Uééééé, que medo é esse de se molhar?? Hahaha!
>Pra fechar, o pôr do sol no nosso primeiro dia em Rio Preto, o que significa que não choveu e eu perdi pelo menos uma hora de exploração a mais...
É o preço a pagar por ter medo de derreter na chuva, hehehe!

>Agora, pra continuação das fotos, acho que vocês vão ter que aguardar até eu voltar de lá de novo... hahaha
Vai voltar em breve???
Anyways, parabens pelas fotos e aguardamos a continuação!!
Abs, Fernando